Criminosos invadiram a casa de um investidor de bitcoin na Argentina e, ao romper a segurança de seu cofre residencial, conseguiram roubar sua carteira e a senha que dava acesso aos fundos.
A situação aconteceu com Adam Dubove, cofundador da empresa Ichimoku Fibonacci, conhecido na comunidade bitcoin da Argentina. Em seu relato pelo Twitter, ele contou um pouco da ação criminosa.
Ao que tudo indica, os bandidos tinham a chave de acesso ao seu prédio e conseguiram entrar facilmente no ambiente em que guardava suas moedas.
Investidor de bitcoin tem moedas roubadas de cofre em seu apartamento, chaves privadas também estavam no local
Ao adentrar no apartamento de Adam, os bandidos que invadiram a residência localizaram um cofre levaram o item do local. Dentro, ele mantinha uma carteira de bitcoin e, ao lado, as chaves privadas.
As explicações em seu Twitter, fechado ao público, indicam que os criminosos conseguiram acessar o cofre após a invasão e invadiram suas carteiras de bitcoin, roubando boa parte dos valores.
De acordo com o bitcoiner argentino, ele ainda conseguiu reaver uma parte ao transferir os fundos da carteira antes que os criminosos. Mesmo assim, o prejuízo registrado com a ação se mostrou considerável.
Segundo a vítima, a sorte dele é que ele tem várias carteiras diferentes e cada uma fica em um local diferente. Assim, essa era uma carteira que ele mantinha em casa, mas outras que ele mantém em outros locais seguem seguras.
Após a experiência, o investidor informou que não manterá mais carteiras em sua residência, distribuindo os valores sempre em vários endereços.
Vítima de assalto pede que investidores de bitcoin tenham cuidados com suas custódias
Indicando que não poderá mais guardar suas chaves privadas em casa, a vítima do assalto declarou que todos os investidores devem tomar cuidados com o local em que armazenam suas carteiras. Assim, se for um valor acima de 50 dólares, por exemplo, investidores já devem começar a se preocupar com uma segurança maior.
Para o investidor, o ataque contra sua residência não parece direcionado, visto que os criminosos tinham as chaves de acesso a áreas comuns. Mesmo assim, ele pede que as pessoas atendam a campainha sempre que ela tocar, visto que uma das formas de checar se há pessoas em casa ou não pelos criminosos envolve um teste com estes aparelhos.
De acordo com informações do portal Criptonoticias, o investidor roubado ainda declarou que em caso de roubo, as vítimas devem tentar correr para transferir os valores antes dos criminosos, o que em seu caso, ajudou a recuperar parte do valor roubado.