Alguns desenvolvedores do Bitcoin Core e entusiastas da tecnologia se uniram para criar um concorrente para o ChatGPT, o ChatBTC. A nova ferramenta tem um foco total no bitcoin e promete responder dúvidas dos usuários sem invenção de teorias.
Com isso, um usuário pode questionar a ferramenta de inteligência artificial sobre dúvidas em bitcoin e ter uma resposta mais exata. Contudo, a ferramenta não é totalmente grátis.
Mesmo assim, aceita bitcoin como meio de pagamento, o que poderá ajudar usuários a realizarem testes com pagamentos em satoshis. Inicialmente, usuários da solução podem realizar algumas perguntas gratuitamente, e só depois começar a pagar.
ChatBTC chega com novidade para usuários curiosos sobre o bitcoin
Os responsáveis pelo The Bitcoin Dev Project foram os criadores do novo ChatBTC. Para dar mais legalidade a respostas geradas pelo programa de IA, eles carregaram a base de toda a história do bitcoin.
Além disso, há dados de discussões da lista de desenvolvedores bitcoin, entre outros avanços conseguidos nos últimos anos. Vale lembrar que o ChatGPT original tem sua base até o ano de 2021.
“O ChatBTC foi projetado para ajudá-lo a aprender sobre a tecnologia bitcoin e a história de como ela foi construída. Todos os dados são provenientes da lista de discussão bitcoin-dev, lista de discussão de desenvolvimento Lightning, Bitcoin StackExchange, Bitcoin Optech e BTC Transcripts.”
Após o lançamento da novidade, a comunidade bitcoin mundial começou a realizar testes com a solução, entre eles comparações de respostas geradas pela ferramenta ChatBTC, e como é a mesma resposta no Google Bard e ChatGPT.
Ferramenta funciona com respostas em português
Ao utilizar a ferramenta ChatBTC, usuários podem interagir com quatro perfis e realizar suas perguntas, inclusive em português brasileiro. As conversas simulam diálogos sobre a tecnologia com os próprios desenvolvedores bitcoin, interação única da história da comunidade.
Um vídeo no YouTube ensina todos a utilizar a ferramenta passo a passo, tornando ainda mais fácil mergulhar no conhecimento do ChatBTC.
Vale lembrar que o uso da ferramenta no modo gratuito tem limitações de perguntas, ou seja, em dado momento os usuários precisam pagar para continuar seus diálogos. Os pagamentos são feitos exclusivamente em bitcoin, via Lightning Network.
Em um teste público, custou 34 satoshis para liberar mais perguntas, ou seja, R$ 0,49 centavos. O ChatBTC chega para contribuir com os ensinos de bitcoin com fontes confiáveis, com participação de alguns desenvolvedores da moeda digital.