Uma listagem na Binance pode proporcionar vários benefícios para um ativo ou criptomoeda. Isso porque, ao ser listada na plataforma, a moeda ou token ganha visibilidade global, visto que a Binance é uma das maiores exchanges do mundo, com mais de 240 milhões de usuários, como noticiado pelo Livecoins nos últimos dias.
Mas as opções de maior liquidez podem ter um uso tanto para o bem do valor do projeto no mercado, quanto para o mal. Assim, investidores que gostariam de liquidar suas criptomoedas podem fazer com mais facilidade com um par na corretora.
Enquanto isso, outros investidores podem conhecer novos projetos e começarem a comprar, o que leva o preço a registrar grandes valorizações.
Nesta sexta-feira (13), por exemplo, o preço da criptomoeda Velodrome Finance (VELO) disparou 90% nas últimas 24 horas. A disparada ocorre em meio ao novo par da Binance VELODROME/USDT, que chegou no mercado à vista, no Earn, Convert, Margin, Auto-invest e outros produtos.
Outra criptomoeda que dispara na Binance nas últimas 24 horas, valorizando 30%, é a AVA (Travala), não teve uma recente listagem na corretora. Mesmo assim, recebeu elogio público do antigo CEO da exchange, CZ, que lembrou ter investido no projeto antes da pandemia e agora se diz feliz pelo sucesso da empresa por trás da criptomoeda.
“Investimos nessa plataforma de viagens de criptomoedas antes da COVID, antes do inverno das criptomoedas, e persistimos. BUILD!”
We invested in this crypto travel platform pre-COVID, pre-crypto winter, and held on. BUILD! https://t.co/q40IZ4xfM3
— CZ 🔶 BNB (@cz_binance) December 12, 2024
Ambos os casos mostram que, seja com listagens ou interações com grandes pessoas ligadas a Binance, vários projetos se beneficiam da volatilidade no mercado de altcoins.
Apesar de altas de algumas criptomoedas, outros projetos não se beneficiam com listagem na Binance e operam em queda
Ter um par de negociação também pode trazer desafios, como maior pressão por resultados rápidos e a necessidade de manter a conformidade com as exigências regulatórias da exchange.
Além disso, pode abrir um maior mercado para que baleias descontentes com o andamento do projeto liquidem suas posições. Um dos casos que chama atenção nesta sexta é o da Alien Worlds (TLM), que desvalorizou 10% após ganhar os pares TLM/FDUSD e TLM/USDC hoje.
Outros dois exemplos de listagens desta sexta que não deram lucros rápidos são da Hive (HIVE), que ganhou os pares HIVE/FDUSD, HIVE/USDC, mas perde 4% de valor. Outro que desvaloriza 7% no mercado é a IDEX (IDEX), que também ganhou os pares IDEX/FDUSD e IDEX/USDC.
Ou seja, não é uma regra estabelecida que a simples listagem em grandes corretoras fará com que o preço de uma altcoin valorize. De qualquer forma, o mercado segue especulando em projetos de altos riscos e com muitas promessas ainda a se provarem com o tempo.