Preço em alta das criptomoedas deve levar riscos a investidores, diz Experian

As previsões deste ano mostram que os fraudadores continuarão a se empenhar no cenário digital e aproveitar a IA Generativa (GenAI) para cometer crimes sofisticados em um ritmo rápido.

Em uma recente estudo divulgada ao público, a empresa Experian diz que o preço em alta das criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo, deve levar riscos aos investidores no ano de 2025.

A Experian prevê que os criminosos estarão mais motivados a mirar em consumidores e provedores de criptomoedas, alavancando esquemas testados e comprovados como golpes de investimento e romance, bem como sites falsos que oferecem criptomoedas em uma tentativa de roubar dinheiro de pessoas desavisadas que esperam surfar na onda.

As empresas precisarão alavancar medidas robustas de prevenção de fraudes e fornecer recursos educacionais para os consumidores se protegerem desses golpes.

Empresas devem tomar cuidados com novas fraudes e utilizar ferramentas adequadas de prevenção

O recente relatório divulgado pela Experian mostra a Previsão Anual do Futuro da Fraude, revelando cinco ameaças emergentes de fraude que podem desafiar empresas e consumidores em 2025.

As previsões deste ano mostram que os fraudadores continuarão a se empenhar no cenário digital e aproveitar a IA Generativa (GenAI) para cometer crimes sofisticados em um ritmo rápido.

Sabemos que a tecnologia está acelerando a fraude em um ritmo rápido. O desafio é claro para as empresas — não se trata apenas de mitigar o risco de ameaças conhecidas, mas de antecipar o que está por vir“, disse Kathleen Peters, Diretora de Inovação da Experian North America. “Nossa previsão para 2025 destaca que a luta contra a fraude requer uma abordagem abrangente — combinando tecnologia avançada, conscientização do consumidor e um compromisso de adaptação constante às ameaças em evolução. As empresas precisam investir em estratégias inovadoras e multicamadas de prevenção de fraudes que aproveitem dados, análises avançadas e tecnologia para frustrar riscos.

Entre os golpes previstos, além da alta procura por golpistas divulgarem esquemas com criptomoedas, está o abate de porcos, golpe romântico praticado pela internet.

Completam a lista os golpes praticados por bots de inteligência artificial, principalmente contra operadoras de saúde que não possuem senhas seguras em seus sistemas. Por fim, a multinacional aponta que desafios de golpes via mídia social também pode levar pessoas comuns a cometerem erros importantes.

Empresa controladora do Serasa no Brasil

Com 16% da receita da Experian vindo da América Latina, de acordo com informações consultadas no site da empresa pela reportagem, a empresa tem grande presença no Brasil, onde controla a empresa Serasa, uma de suas subsidiárias na análise de crédito e de risco.

Com a empresa estando no Índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN), sua sede corporativa fica em Dublin, Irlanda.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias