O que é a Tomochain
A TomoChain é uma blockchain compatível com EVM (Ethereum Virtual Machine) cujo as principais vantagens em relação aos concorrentes são: baixas taxas de transação, tempo de confirmação rápido e validação dupla e randomizada por razões de segurança através de um sistema PoSV (Proof-of-Stake Voting).
Ao contrário de blockchains que utilizam o sistema PoW para minerar moedas, a TomoChain usa um sitema PoSV onde um montante máximo de 150 masternodes são responsáveis por cunhar moedas, gerar blocos e confirmar transações. Tais masternodes precisam depositar 50.000 TOMO como garantia e receber votos de outros holders para desempenhar este papel. Entre os atuais masternodes, já se encontram figuras conhecidas pela comunidade, como a CoinGecko e a exchange KKcoin. Cada masternode recebe 50% da recompensa do bloco gerado e os outros 50% são divididos entre os endereços que votaram no mesmo.
O tempo de bloco da TomoChain é de apenas 2 segundos, fazendo com que a transação seja confirmada quase instantaneamente. Em testes de estresse em sua testnet, a chain foi capaz de processar até 2.000 transações por segundo. O baixo tempo de confirmação e o grande número de TPS suportado é um dos grandes diferenciais da TomoChain perante blockchains tradicionais. As estatísticas da rede podem ser acompanhadas através do TomoStats. Com um UI encatador, é possível ver o último bloco gerado, média de tempo de propagação dos blocos, número de transações por bloco, despesa com taxas e a lista dos masternodes informando seus estados.
Para se candidatar a masternode ou votar em algum para receber as recompensas, você precisa entrar no TomoMaster e fazer o login através de um QR code, privatekey, Ledger Wallet ou MetaMask. As recompensas são enviadas a todos após 01 época, que consiste em 900 blocos, cerca de 30 minutos. A porcentagem ganha depende do número de masternodes e moedas trancadas, para informações detalhada, leia este documento.
Equipe e Parcerias
A base da equipe está no Vietnã, também contando com escritórios em Singapura e no Japão, a principal figura é Long Vuong, CEO da TomoChain, que previamente foi líder da bem conhecida blockchain da NEM (New Economy Movement). A equipe completa pode ser encontrada no site oficial.
A TomoChain vem firmando parcerias antes mesmo do lançamento da mainnet, dentre elas estão grandes nomes como TechInAsia, Edenchain, Kambria, FarmaTrust, Universidade Nacional do Vietnã, Triip protocol, V-Next, Savvycom, Binkabi, Orca, Midas Protocol, TE-Food, 0Chain, bigbom eco, Portal Network, VeloxChain, Terra, FUNiX, OneLedger, entre outras. Você pode acompanhar as tais parcerias na página da TomoChain no Medium.
Sua ICO foi feita no primeiro trimestre de 2018, usando um sistema de lotes divididos em três camadas, na primeira poderia, os usuários poderiam comprar até 2.500 USD, na segunda até $1.000 USD e na terceira até $500 USD, garantindo que várias pessoas pudessem participar da ICO. Os participantes foram selecionados através de uma Prova de Carinho, onde era preciso gerar valor à comunidade para entrar na whitelist, tal sistema acabou gerando uma comunidade base forte para a moeda, como pode ser visto no grupo do Telegram.
Além disso, a TomoChain também arrecadou montantes de grandes empresas que investem no setor, como a Signum Capital e a #Hashed. Uma lista mais completa pode ser encontrada no site principal.
Atualmente a moeda é negociada em exchanges conhecidas como KuCoin, KKcoin, gate.io, HOTBIT, entre outras.
Mais sobre o projeto
O supply total da moeda é de 100 milhões e no momento da redação há pouco mais de 55 milhões em circulação. Como os masternodes e os stakers precisam trancar suas moedas para ganhar as recompensas dos blocos, o número de moedas em circulação será bem menor, causando escassez no mercado. O número atual de moedas trancadas pode ser visto neste determinado endereço usando o explorador de blocos TomoScan.
Como o swap dos antigos tokens ERC20 para TOMO nativo foi feito entre os dias 14-20 de dezembro, é provável que esse número aumente de forma significativa nas próximas semanas.
A equipe tem seguido fielmente o roteiro, tendo lançado sem atrasos a mainnet, para o futuro está planejado a integração de sua exchange descentralizada, a TomoX, modelos para ICO, filtro de spam, lançamento da mainnet 2.0 com arquitetura sharding habilitada, entre outros.
Carteiras
Você pode usar a carteira mobile feita pela TomoChain para Android ou IoS para armazenar suas moedas. A TrustWallet (adquirida pela Binance este ano) também já anunciou uma parceria com a TomoChain e está aceitando TOMO. Outra alternativa é a MEW (MyEtherWallet) porém até o momento apenas a testnet da TomoChain pode ser encontrada na lista de redes, então a adição da rede tem de ser feita manualmente, confira aqui o tutorial para MEW e/ou Metamask[/url].
Você encontra todos os documentos e mais informações no site oficial – https://tomochain.com/
Para esclarecer qualquer duvida, visite o grupo oficial no Telegram – https://t.me/tomochain
Para mais informações e atualizações em nosso idioma, visite o tópico local no Bitcointalk – https://bitcointalk.org/index.php?topic=3450910.0