O Facebook está proibindo todos os anúncios de criptomoedas, incluindo Bitcoin e ofertas iniciais de moedas(ICO), como parte de uma política “intencionalmente ampla” contra propagandas enganosas. O diretor de gerenciamento de produtos, Rob Leathern, explicou a decisão em uma postagem no blog, dizendo que o Facebook deixará de aceitar anúncios que “promovam produtos e serviços financeiros que são freqüentemente associados a práticas promocionais ilusórias ou enganosas”.
Ele diz que a decisão não é permanente, e que o Facebook revisará as regras quando melhorar na detecção e remoção de anúncios enganosos.
“Queremos que as pessoas continuem a descobrir e aprender sobre novos produtos e serviços através de anúncios do Facebook sem medo de golpes ou decepções. Dito isso, existem muitas empresas que anunciam opções binárias, ICOs e criptomoedas que atualmente não são de boa fé. Esta política é intencionalmente ampla enquanto trabalhamos para detectar práticas de publicidade ilusórias e enganosas, e a regra vale também para Instagram e sua rede de audiência off-platform.”
As regras do Facebook incluem alguns exemplos de anúncios dignos de proibição, incluindo frases como: “Use sua aposentadoria para comprar Bitcoin!”.
As pessoas podem denunciar quaisquer anúncios que escapem às regras. O facebook não divulgou quanto de presença as criptomoedas tinham na rede de publicidade antes desta mudança.
O Facebook permite anúncios para assuntos financeiros sensíveis, com algumas restrições. Exige “permissão por escrito” para qualquer serviço de jogo ou jogo de dinheiro real, por exemplo, e proíbe anúncios de empréstimo para estudantes “ilusórios ou enganadores”.
Fonte: The verge