De fato a tecnologia blockchain ainda tem muito o que melhorar, sendo um desses pontos, a experiência do usuário (UX). Isso porque, apesar da tecnologia estar mais popular nos últimos anos, ainda há muito o que se entender.
De acordo com uma recente pesquisa conduzida pela empresa Zage, a tecnologia blockchain ainda é “complicada”. Como resultado, 41% dos entrevistados no estudo acreditavam que a experiência dos usuários (a experiência de alguém usar um produto ou serviço) seria um dos principais pontos a ser melhorado. Com isso, através de uma melhor UX, a adoção em massa estaria mais fácil.
Experiência do usuário (UX) seria um entrave para crescimento da tecnologia blockchain?
A tecnologia blockchain, certamente como as criptomoedas, são novidades no mundo das finanças e tecnologia. Desde o surgimento do Bitcoin em 2009, o termo fica cada dia mais popular. Entretanto, há quem deseje ver essas soluções ganhando proporções no mundo.
Para isso, a usabilidade da tecnologia blockchain ainda tem muito o que melhorar. Uma grande dificuldade ainda é mostrar a blockchain como uma tecnologia que veio para melhorar processos e ajudar empresas.
Para Allen Lee, fundador da QLC Chain, a blockchain não é uma tecnologia que precisa ser discutida de forma ampla.
“Eu pessoalmente acredito que o dia em que a tecnologia blockchain for utilizada no cotidiano será o dia em que as pessoas pararão de falar sobre blockchain. Porque é apenas uma tecnologia de backend que os consumidores não precisam conhecer.”
Jack Dorsey está investindo em UX na Square
De fato um dos entraves para o crescimento da tecnologia está no UX. Entretanto, empresas do ramo de blockchain já teriam percebido o problema e buscam soluções.
O CEO do Twitter, Jack Dorsey, contratou recentemente um especialista no assunto para a Square. Cabe o destaque que Dorsey é um grande entusiasta de Bitcoin, e tem em sua empresa espaço para a moeda digital.
Finalmente, cabe o destaque que empregos ligados a blockchain tem estado em alta. Um estudo recente apontou inclusive que financiamentos para projetos com blockchain tem destaque em relação à Inteligência Artificial, Big Data e BioTech. Com isso, o problema da experiência de usuário poderá ganhar novidades em breve, e adoção para esta tecnologia estar em um futuro próximo.