Securitize, empresa que emite e gerencia títulos digitais com ênfase na tecnologia blockchain anunciou que obteve registro da SEC, a comissão de valores mobiliário dos EUA. O registro permite que a Securitize atue como um agente, uma espécie de corretora de títulos digitais registrados na SEC.
Cripto investidores
A notícia é recebida como o sinal verde para os chamados tokens, especialmente os ativos digitais emitidos sob a regulamentação Crowdfunding. No processo conhecido como STO – security token offering, ou oferta pública de tokens, esses títulos digitais têm que ser lastreados por ativos reais, criando assim uma sólida opção de investimento.
Atualmente, para que esses valores mobiliários digitais possam ser comercializados eles precisam cumprir uma série de requisitos e obter a isenção prevista no Securities Exchange Act de 1934.
Como agente, a Securitize é capaz de gerenciar as restrições de cada categoria de investidor e facilitar ações corporativas para emissores e investidores, incluindo entre outras coisas, o pagamento de dividendos e juros.
Ainda que esses instrumentos operem dentro das regras dos contratos programáveis, os “smart contracts”, ações corporativas, como organizar votos, resgates, recompras, etc, representam um obstáculo. A intervenção manual, ou a falta de padrões para que essas regras de negócio possam ser executadas podem criar vulnerabilidades e risco.
Uma vez que essas relações corporativas envolvendo valores mobiliários digitais encontram um respaldo sólido, investidores institucionais poderão entrar nesse mercado e alavancar o montante de capital de forma significativa. Existe um apetite contido por oportunidades de investimento nos EUA, e principalmente na Ásia, aguardando o sinal dos órgãos reguladores.
Tokens e o Custo Brasil
Para o mercado brasileiro, principalmente o mercado de empreendimentos imobiliários, um prestador de serviços focado em títulos digitais reduz drasticamente o número de intermediários num projeto. Ao contrário do que se acredita, muitos empreendimentos no Brasil preenchem os requisitos necessários para a tokenização.
Os chamados REITs têm um grande potencial como investimentos na forma de títulos digitais para o mercado internacional. Em termos de custo, o processo de lançamento de tokens (títulos digitais) registrados no blockchain favorece pequenas e médias empresas que agora podem ser listadas perante investidores ao redor do mundo.
A utilização da tecnologia blockchain e os tokens que representam propriedade permitem o registro imutável, auditável e rastreável de transações. Para o investidor isso se traduz em segurança, pois automatiza o “compliance” e cria a possibilidade de negócios em vários mercados.
Para o empreendedor brasileiro na área de turismo, por exemplo, isso significa acesso a uma nova fonte de capital estrangeiro.
“Tornar-se um agente registrado (…), abre oportunidades para que os emissores de títulos registrados acessem o mercado de títulos digitais de maneira eficiente e confiável, (…) ”
Carlos Domingo, CEO Securitize
A notícia surge após a Securitize ter anunciado mais uma rodada de emissão de títulos digitais. A plataforma Securitize mantém hoje um valor total de títulos digitais usando sua tecnologia em aproximada de US$ 200M. Com o anúncio a expectativa é uma grande transferência de capital, hoje disponível no mercado tradicional de ações, para o mercado de cripto ativos. Viés mais que positivo.