Faltando um dia para o halving, evento que reduz a recompensa de mineração do bitcoin pela metade, a moeda digital viu uma queda de 12% na noite deste sábado (09). No inicio do dia cada bitcoin era negociado por US $ 9.900, ao longo do dia a moeda caiu lentamente até a faixa dos US $ 9.700 até que, de repente, “sem mais nem menos”, o preço desabou para US $ 8,115, mas se recuperou para US $ 8,795.
No Brasil a moeda digital voltou ao nível de R$ 50 mil, no inicio do dia ela era negociada na faixa dos R$ 55 mil.
Nenhum motivo especifico foi apontado como catalizador da queda, nas redes sociais o debate gira em torno de uma “baleia” que provavelmente vendeu uma grande quantidade de bitcoins, ou até mesmo uma armadilha de touros.
O perfil do Twitter WhaleTrades parece ter descobrido a baleia que fez a venda:
$2,685,542 worth of #bitcoin SHORTED @ $8,599.47 [10/05/20 00:56:58]
Exchange: BitMEX | Pair: $XBTUSD
💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰Wait for the bounce, then short the corn
— WhaleTrades🐳 (@WhaleTrades) May 10, 2020
Quando uma baleia (detentor de grandes quantidades de bitcoin) vende bitcoins, ela cumpre ordens de compra do topo da lista e continua até que tudo seja vendido.
Além disso, alguns investidores colocam um conjunto de regras automáticas para impedir perdas (stop loss), quando um valor é atingido, várias ordens de compra e de venda são executadas, criando uma reação em cadeia.
Principal corretora dos EUA saiu do ar durante o crash
Para piorar ainda mais a situação, a principal corretora dos EUA, a Coinbase, saiu do ar, deixando clientes furiosos.
Muitos traders esperam quedas nos preços para poderem comprar bitcoin, ou, em outras situações, quando a moeda está caindo, correm na plataforma para venderem antes que cai mais.
Infelizmente os clientes da Coinbase tiveram que enfrentar o site fora do ar, e assistir a queda brutal do bitcoin sem poder fazer nada.
“Coinbase está me F*****”, disse um usuário no Reddit, compartilhando uma imagem da plataforma fora do ar.
É a segunda vez que isso acontece em 2 semanas. Vários usuários prometeram parar de usar a plataforma.
No momento da redação desta matéria a plataforma já estava acessível, mas o estrago já estava feito, com vários clientes dizendo que iriam inclusive processar a empresa.
Trader previu queda e tem visão otimista para o longo prazo
Um trader postou uma análise no Trading View um dia antes prevendo a queda, em sua análise, ele disse que “o sentimento institucional (lado da venda) está com tendência de baixa, enquanto o varejo (lado da compra) está em alta.
Partindo dessa premissa ele diz:
“Se eu tivesse que adivinhar qual lado está correto, eu diria o lado da venda. Eles estão no jogo da especulação há muitas décadas.”
Em sua análise o trader afirma que, o fato de estarem chegando vários novos investidores de varejo, significa que o preço vai cair, pois eles chegam tarde de mais.
Nesse momento, diz ele, “não é segredo que o varejo esteja comprando bitcoin por vários dias. Podemos ver corretoras pontuais, como a Coinbase, registrando um aumento significativo no volume. Enquanto isso, as tendências de pesquisa social indicaram um aumento na multidão em geral, procurando mais informações sobre o halving. Sabemos que o varejo geralmente chega tarde demais. Portanto, usamos o volume de compras no varejo como um indicador contrário.”
“Gostaria de dizer que minha visão de longo prazo é otimista. No entanto, retrocessos de curto prazo oferecem uma oportunidade para os ursos ganharem dinheiro, enquanto os touros esperam pelo preço certo.” Diz o trader.