O economista americano Nouriel Roubini, mais conhecido como “Doutor Doom” depois de prever a grande crise econômica de 2008, questionou o propósito do mercado de finanças descentralizadas (DeFi). Roubini afirma que a atual existência de fintechs elimina a necessidade de aplicações blockchain e classificou o setor como “nova modinha cripto” e “lixo eletrônico”.
Em 2006 Roubini alertou o FMI sobre a recessão iminente devido à bolha do crédito e do mercado imobiliário nos EUA. Suas previsões se tornaram realidade em 2008, com a bolha estourando e reverberando em todo o mundo em uma crise financeira global que durou uma década.
Desde então as previsões e comentários do economista são acompanhados pela comunidade.
Sua critica foi em um tweet respondendo um artigo que mostrava a situação econômica na Venezuela, onde a hiperinflação está afundando a moeda local e forçando seus cidadãos a optarem pelo aplicativo de pagamentos “Zelle”, em vez do Bitcoin.
“O futuro das finanças será com FinTechs centralizadas. DeFi é uma nova modinha e é um lixo eletrônico!!!”
“Bitcoin é mãe de todos os golpes, é uma merda e só atraí idiotas”
Roubini é um críticos antigo do bitcoin, ele odeia a tecnologia blockchain que sustenta a criptomoeda e já falou de forma pesada sobre a moeda digital por diversas vezes. Em 2018 o professor da Universidade de Nova York disse ao Comitê Bancário do Senado que blockchain é uma tecnologia superestimada e que bitcoin era um golpe:
“Blockchain é a tecnologia mais superestimada de todos os tempos. Não é nada mais do que uma planilha ou banco de dados”
“Está claro agora que o Bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas e golpes”
Ele também disse que o Bitcoin é uma merda e que só atraí idiotas:
“Bitcoin é uma “merda e só atrai idiotas, alias, chamar essas altcoins de merda é um grave insulto ao adubo que é um bem mais útil, precioso e produtivo como fertilizante na agricultura“.