Nos últimos meses o Bitcoin teve um ótimo desempenho, com uma movimentação positiva desde janeiro de 2021. Desde o começo do ano o Bitcoin valorizou pouco mais de 85%, mas existe um metal precioso que está superando os ganhos da criptomoeda, e não é o ouro.
O metal raro, Irídio, valorizou 131% desde o início do ano.
O Irídio é um dos metais mais raros do mundo, mas é possível que tenha perto de você. Esse é o metal utilizado em diferentes tipos de equipamentos, principalmente em displays eletrônicos e em velas de ignição para veículos automotores.
O metal é um subproduto da platina e do paládio, e ele possui uma produção e mineração relativamente pequena por causa da raridade. Isso faz com que qualquer problema na linha de produção do Irídio altere consideravelmente o mercado.
Durante o ano passado e 2021 houve um aumento da demanda pelo metal por causa da produção de telas eletrônicas. Ao mesmo tempo houve diferentes problemas na produção do Irídio. Esses dois fatores afetaram consideravelmente o mercado do metal precioso, fazendo com que o preço disparasse do ano passado para cá.
Desde o final do ano passado, o Irídio subiu da casa US $ 1.500 por onça para US $ 6.000. Sendo assim, a onça do metal é três vezes mais valiosa que a onça do ouro.
Infelizmente, diferente do Bitcoin, participar do mercado de Irídio é mais complicado do que parece.
O metal não é negociado em nenhum ETF ou bolsa de valores, por isso é preciso um investimento mais direto, com varejistas tendo que comprar direto de alguns poucos vendedores. Sendo assim, o mercado de Irídio é dominando pelo setor industrial, que tem como principal objetivo o uso dele na produção de diferentes produtos.
O Irídio não é o único subproduto da Platina que está valorizando. O Ródio alcançou um recorde de preço de US $ 29.800 por onça e o Rutênio está chegando próximo de seu valor mais alto já registrado.
Infelizmente, esses são investimentos bem complicados para quem não está dentro do “jogo”. Sendo assim, o Irídio pode até ter passado os ganhos do Bitcoin, mas ainda não superou a democratização de investimento que a criptomoeda pode oferecer.