O criador da criptomoeda Dogecoin, Billy Marcus, anunciou na noite de domingo (25) a morte da principal desenvolvedora do projeto, que era conhecida pelo pseudônimo de ‘Sporklin’.
Ela teria lutado por sua vida desde que foi diagnosticada com câncer e, apesar de detalhes sobre a doença não terem sido revelados, Marcus disse que a desenvolvedora deixou o projeto no mês de fevereiro.
Sporklin foi uma das primeiras desenvolvedoras a trabalhar no código do Dogecoin e contribuiu muito com o projeto, de acordo com estatísticas do Github.
A morte dela, que dedicou os últimos 7 anos de sua vida ao Dogecoin, abalou a comunidade da criptomoeda meme.
Despedida
Através do Twitter, Marcus publicou uma mensagem de despedida onde informou a comunidade sobre o triste acontecimento.
Ele indicou que Sporklin estava lutando contra o câncer, mas infelizmente faleceu na manhã de sábado, 24 de abril, e que seu legado estará sempre presente tanto na comunidade Dogecoin quanto no ecossistema de criptomoedas.
“Sporklin dedicou os últimos sete anos de sua vida ao Dogecoin, de várias maneiras. Apoiando desenvolvedores, educando a comunidade, defendendo os outros com sua engenhosidade e destemor. Ela se caracterizou por sua integridade e por viver de acordo com seus ideais. Ela era uma verdadeira Shibe. Sentiremos muito a falta dela.”.
Sporklin devoted the last 7 years of her life to Dogecoin, in every way. Supporting the devs, educating the community, defending others with her wit and boldness. She cared greatly about integrity and lived up to her ideals. She was a true shibe.
She will be greatly missed. RIP. pic.twitter.com/Yl9k2yvYdv
— Shibetoshi Nakamoto (@BillyM2k) April 25, 2021
Sporklin
A desenvolvedora começou a contribuir com o projeto há cerca de sete anos, apenas um ano após a criação do Dogecoin.
Não é à toa que o criador da moeda digital a chamou de “uma verdadeira shibe”, dizendo que ela tinha qualidades como confiança e atenção. Ele também deu a entender que ela era fiel.
Marcus encorajou outros apoiadores da Dogecoin a fazer doações para instituições de caridade que lutam contra o câncer.
“Obrigado, Sporklin, por tudo o que você fez por nós. Um pedaço de você viverá para sempre na Dogecoin. Descanse em paz bem”, Marcus concluiu triste, mas agradecido.
Sporklin fala sobre Elon Musk e Dogecoin
Como parte do sucesso da Dogecoin nos últimos meses, vários meios de comunicação e comunidades conheceram a desenvolvedora. Assim, um dos eventos mais notáveis foram justamente suas declarações em relação ao CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, que atualmente é visto como um dos maiores influenciadores da criptomoeda.
Falando sobre o peso das postagens de Musk sobre a moeda e da evolução de popularidade do ativo digital, Sporklin disse que o bilionário “não tem nada a ver com Dogecoin”.
Sporklin disse que Musk está apenas brincando com Dogecoin nas redes sociais, portanto, suas declarações não devem ser tomadas pelo valor de face.
Ela também acrescentou que embora seus tweets tivessem um efeito significativo sobre o preço da moeda digital, Musk não ocupou nenhuma posição dentro do projeto e, portanto, suas ideias ou projeções não representavam a missão e visão da Doegcoin.
Sporklin também convidou os entusiastas da Dogecoin a ver o projeto além do preço, já que se tratava de um projeto de software descentralizado, no qual nenhum plano de negócios principal foi estipulado.