Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto havia recebido um financiamento privado de empresas de capital de risco.
Desde 2016, o projeto Internet Computer (ICP) vem sendo desenvolvido. De acordo com o fundador da moeda, Dominic Williams, as premissas iniciais eram de mudar o mundo com a tecnologia blockchain e os contratos inteligentes.
Com listagens já em grandes corretoras, como Binance e Coinbase, por exemplo, a ICP chegou ao CoinMarketCap superando concorrentes diretos, como a Polkadot e Solana. Mas a visão técnica dessa nova rede pode ser um pouco obscura, dizem analistas.
Nova criptomoeda surge na oitava posição do mercado e surpreende, promessa é ser melhor que Ethereum
Desde que a tecnologia blockchain surgiu, a inovação tecnológica alcançou novas visões para o mundo, sendo uma delas a descentralização. Dessa forma, redes como Ethereum buscam criar, com uso de contratos inteligentes, novas aplicações que melhoram o mercado financeiro mundial, sem concentrar essas inovações nas mãos de bancos ou governos.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Com uma missão audaciosa de se tornar um computador mundial, eis que agora surge um novo concorrente. Chamado de Internet Computer, o projeto recebeu um aporte da US$ 10 milhões para financiar suas pesquisas e desenvolvimentos.
Incubado pela DFINITY Foundation, a ICP pôde desenvolver sua aplicação com ajuda de grandes criptógrafos nos últimos anos. Nesta terça-feira (11), já listada em grandes corretoras, o preço da Internet Computer (ICP) valorizou 90%, cotado em cerca de US$ 400,00 cada.
Ainda que a nova criptomoeda tenha planos para se tornar um computador mundial, concorrendo com Ethereum, Solana e Polkadot, ninguém conseguiu a façanha até hoje, comentou a pesquisadora Mira Christanto, da Messari Crypto.
A analista lembrou que a “sorte” do Internet Computer, contudo, foi ser lançada em meio a um mercado com preços em alta.
Competition among programmable Layer 1s is intense. @DfinityICP has luckily launched during a bull market. But creating the ultimate world computer is still at play.
— Mira Christanto (@asiahodl) May 10, 2021
“Complexidade técnica e visão obscura”, lembrou analistas
Em um relatório de mercado, produzido por analistas da Messari Crypto, o projeto Internet Computer ganhou destaque. De acordo com o material, o projeto Dfinity ainda possuí uma complexidade técnica e uma visão obscura.
Apesar dos receios, os analistas lembram que a ICP nasce para concorrer nem tanto com outras criptomoedas, mas sim com aplicações centralizadas da internet, como Facebook, TikTok e a AWS, da Amazon. Segundo Mira, as inovações em ecossistemas centralizados são lentas, principal motivação para impulsionar o Internet Computer no futuro.
“A Dfinity está construindo o “Computador Internet”. Não vai atrás $ETH ou $DOT. Vai para uma “nova internet”– um Facebook aberto, Tiktok, AWS. Por quê? As plataformas de grande tecnologia são um empreendedorismo fechado e lento.”, lembrou Mira.
Para funcionar, a rede ainda depende de data centers, que estão distribuídos em várias partes do mundo.
Após o lançamento, a nova criptomoeda surpreendeu o mercado, com seu preço chamando atenção e seu projeto audacioso prometendo o que ainda não foi feito.