A Coca-Cola planeja o lançamento de um token colecionável na próxima sexta-feira (30), o primeiro da marca feito com a tecnologia blockchain.
Os chamados tokens não-fungíveis, ou NFTs, estão ganhado atenção no último ano, com importantes marcas criando artes digitais, registradas em blockchain e negociadas por criptomoedas.
Esse caso de uso acabou levando ao mercado pessoas que antes não entendiam sobre criptomoedas, mas que acabaram se envolvendo devido a chegada de suas marcas preferidas no setor.
No Brasil, por exemplo, a Havaianas lançou uma coleção de chinelo digital e até clubes de futebol aderiram a moda para negociar imagens digitais de jogadores para fãs.
Coca-Cola vai lançar token digital exclusivo para o Dia Internacional da Amizade
O novo token colecionável da Coca-Cola será leiloado na próxima sexta na plataforma OpenSea, que trabalha com a blockchain Ethereum para compra, registro e validação de artes digitais.
O leilão para interessados começará às 12 horas (UTC) na sexta-feira, 30 de julho, e fecha às 20 horas UTC na segunda-feira, 2 de agosto. Vale notar que em sua história, a Coca-Cola ficou famosa por lançar itens colecionáveis em épocas de Olimpíadas e Copas do Mundo, mas será a primeira vez que ela experimenta a tecnologia blockchain.
Para Selman Careaga, presidente da Global Coca-Cola Trademark, comemorou o lançamento da empresa, afirmando que essa é uma das marcas mais colecionáveis do mundo.
“Estamos entusiasmados em compartilhar nossos primeiros NFTs com o metaverso, onde novas amizades estão sendo formadas de novas maneiras em novos mundos, e em apoiar nosso amigo e parceiro de longa data, Special Olympics International. Cada NFT foi criado para celebrar os elementos essenciais da marca Coca-Cola, reinterpretados para um mundo virtual de maneiras novas e empolgantes.”
Durante o leilão NFT da Coca-Cola, a Decentraland fará um evento no metaverso para comemorar o lançamento.
Ação social na venda de NFTs da Coca-Cola
Os quatro itens criados pela Coca-Cola para este lançamento foram idealizados com a desenvolvedora Tafi e a Virtue, uma agência da Vice. Todos eles terão formatos em 3D e com traços que remetem a momentos de amizade.
Na venda de NFTs pioneira pela Coca-Cola, todos os lucros serão destinados a Special Olympics International, uma organização que ajuda atletas com necessidades especiais, fundada em 1968.
Interessados em comprar os NFTs deverão preparar suas carteiras MetaMask, com Ethereum dentro, e aguardar o início da venda, que coloca mais uma grande marca no mercado de criptomoedas.