A história das moedas físicas de Bitcoin

Siga no
Kialara de 1 BTC

Uma das principais características do Bitcoin é que ele é totalmente digital, todavia, com o passar dos anos algumas pessoas começaram a criar moedas físicas do bitcoin, bem como barras de ouro e até mesmo pendrives que funcionam como dinheiro físico.

A primeira moeda

Estima-se que a primeira moeda física de Bitcoin tenha sido criada pelo usuário tcatm com vidro(epóxi) e cobre, como você pode ver neste tópico de dezembro de 2010 no bitcointalk. Embora a moeda não tivesse nenhuma chave privada contida nela e fosse apenas um souvenir, ela claramente serviu de ideia para o usuário casascius, que futuramente começou a criar moedas físicas de Bitcoin.

Primeira moeda física de Bitcoin

As BitBills

A primeira moeda física de Bitcoin lastreada por BTC na verdade foi uma espécie de cartão, as BitBills, que foram anunciadas em maio de 2011, os cartões possuem um código QR e endereço de BTC na parte traseira para verificação do saldo e uma chave privada escondida por um holograma na parte frontal.

Além disso o cartão era laminado por plástico para aumentar a segurança, caso o cartão estivesse aberto, a chave privada estaria comprometida e o cartão não teria valor nenhum. Havia quatro tipos de cartões com quatro valores diferentes, 1, 5, 10 e 20 BTC, lembre-se que na época cada BTC valia entre 1 e 10 dólares.

Bitbills – A primeira moeda lastreada em BTC

As Casascius

As casascius coins levam o nick de seu criador em seu nome e provavelmente são as mais famosas devido especialmente a sua beleza, você já deve ter visto elas na imagem de destaque de algum artigo sobre BTC.

Várias Casascius – Uma das imagens de Bitcoin físico mais famosas

As primeiras moedas de 1 BTC começaram a ser vendidas em setembro de 2011, feitas em cobre maciço com o símbolo do BTC na parte frontal, bem como os dizeres em latis VIRES IN NUMERIS e o ano da cunhagem, já na parte traseira a moeda apresentam um holograma com o as palavras CASASCIUS e ORIGINAL e os 8 primeiros dígitos do endereço público de BTC. Debaixo do adesivo holográfico está a chave privada do endereço.

Casascius Series-1 com erro de impressão

Conforme o público foi comprando a ideia, ele começou a produzir mais moedas em diferentes materiais e valores de BTC, como de 10 BTC em uma moeda de prata, 25 BTC em liga banhada a ouro e até mesmo uma barra banhada a ouro com 100 BTC e uma moeda de ouro com 1000 BTC.

Barra banhada a ouro com 100 BTC

Tudo andava bem, até que o Estado apareceu! Uma agência do Departamento do Tesouro dos EUA informou que a cunhagem de tais moedas o caracterizava como um emissor de dinheiro, ou seja, ele precisaria de licenças para continuar a produção das moedas, foi então que ele decidiu parar de emitir novas moedas em novembro de 2013. Apesar disso, ele continuou vendendo moedas, porém sem chaves privadas e BTC dentro.

Mike Caldwell conhecido como casascius e sua produção

Caso você tenha interesse, no site uberbills é possível ver o número de casascius existentes e quantas delas já foram abertas (saldo gasto), moedas lacradas são mais valorizadas por conta de sua raridade porém apesar da proteção do lacre holográfico, golpistas podem injetar um solvente entre a moeda e o adesivo, copiar a chave privada, grudar o adesivo novamente, vender a moeda sem indícios de adulteração e então esvaziar a carteira após a venda, então é bom tomar todos os cuidados na hora de comprar uma moeda lacrada. Além disso, é preciso tomar cuidado com falsificações.

À esquerda uma falsificação – À direita uma original

Casascius aberta revelando a sua chave privada

As Denarium

As moedas Denarium surgiram em 2015 e são cunhadas pela empresa finlendêsa Prasos, seus produtos parecem bastante com as casascius, contendo um lado maciço de diferentes materiais e um holograma no verso, bem como uma barra de ouro. Uma das diferenças é a opção de comprar as moedas com ou sem o saldo de BTC.

Denarium Coin de 2016 com 1 BTC

Barra de ouro Denarium

Outras moedas

Como você deve ter percebido, este é um setor bem aberto a concorrência quando o Estado não se intromete, algumas outras famosas são as Titan Bitcoin e também as Lealana, esta última que também começou a ganhar fama com moedas de altcoins como Litecoin e Monero.

Titan Bitcoin de 0,5 BTC

Lealana coin de Litecoin

Opendime

O Opendime não é uma moeda propriamente dita, e sim um pen drive, porém funciona como uma moeda ou uma nota. A diferença para outras hardware wallets é que você precisa romper um lacre para obter a chave privada, ou seja, funciona basicamente como as moedas citadas acima porém ele é entregue zerado e o usuário gera as chaves privada e pública através de entropia na primeira vez que usá-lo.

Opendime – Uma nota em forma de pen drive

Moedas decorativas

A vasta maioria das moedas vistas por ai são meramente decorativas, elas não possuem nenhum BTC ou outra criptomoeda dentro, servem apenas como uma lembrança e é possível encontrar uma gama de designs e materiais diferentes, incluindo de quase todas altcoins mais famosas.

Moedas em geral sempre foram itens colecionáveis, e com tais moedas não é diferente, e tendem a valorizar com o tempo conforme a sua raridade, existem inclusive algumas casascius com erro de impressão(faltando um “s”), o que as tornam ainda mais raras e caras. Apesar da beleza das moedas físicas, a certa facilidade em falsificar ou aplicar algum golpe nos lembra que essa ideia é um retrocesso e que a blockchain é um meio muito mais seguro.

 

Bônus: Em 2018, John McAfee apareceu no Twitter dizendo que criaria a sua moeda física, a McAfee Redemption Unit, e as notas traziam personagens controversos começando pelo próprio John, Roger Ver, Brock Pierce e Jihan Wu.

Leia mais sobre:
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Autor de Pai Rico, Pai Pobre - Robert Toru Kiyosaki

Governantes estão assustados com o Bitcoin, diz Robert Kiyosaki

Em várias publicações pelo Twitter nos últimos dias, Robert Kiyosaki defendeu o Bitcoin como um ativo seguro. Segundo ele, os novos ataques dirigidos por...

Coluna do TradingView: Criptomoedas começam forte correção, é motivo para se preocupar?

Analistas trazem seu ponto de vista sobre os movimentos corretivos iniciados nessa semana com foco no Bitcoin. Confira as análises do TradingView: Crypto Investidor O Bitcoin deve buscar...
Granja de galinhas

Agora você pode comprar galinha caipira com Dogecoin

Uma granja de galinhas caipiras começou a aceitar criptomoedas como pagamento no Brasil, sendo a Dogecoin uma das opções. De início, a operação até...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Criptomoedas começam forte correção, é motivo para se preocupar?

Analistas trazem seu ponto de vista sobre os movimentos corretivos iniciados nessa semana com foco no Bitcoin. Confira as análises do TradingView: Crypto Investidor O Bitcoin deve buscar...

Agora você pode comprar galinha caipira com Dogecoin

Uma granja de galinhas caipiras começou a aceitar criptomoedas como pagamento no Brasil, sendo a Dogecoin uma das opções. De início, a operação até...

Square compra R$ 924 milhões em Bitcoin

A empresa Square, mais uma do CEO do Twitter, Jack Dorsey, comprou mais alguns milhões de Bitcoin. O anúncio da última terça-feira (23) mostra...

“Atlas Quantum quer me calar”, desabafa ex-cliente que foi intimado pela empresa

A Atlas Quantum é acusada por ex-investidores de operar um golpe sofisticado com Bitcoin no Brasil. Após reclamações públicas, um dos clientes teria sido...

Possível Twitter de Satoshi Nakamoto é revelado

Um perfil do Twitter tem sido associado a Satoshi Nakamoto, o criador misterioso do Bitcoin. A pista seria mais uma encontrada pela comunidade, que...