A Selic de 10,75% e a história que os youtubers inventam

O Brasil é uma bomba-relógio, e o déficit de R$ 247 bilhões na previdência em 2021 é prova disso. Engana-se quem acredita que o problema é “má gestão” , pois nosso problema é estrutural.

Eles são realmente muito bons no que fazem. Live de 1h para discutir o impacto do aumento da taxa básica de juros de 9,25% para 10,75%, quando a inflação medida pelo IGP-M é de 18%.

O brasileiro está atravessando uma crise monstra, perdendo dinheiro na bolsa, fundos imobiliários, e aterrorizados com as recentes quedas de 25% no Facebook, Paypal, e Spotify.

Enquanto isso, os sorridentes vendedores de sonhos sugerem “os melhores investimentos”, e as casas Empíricas de análise nos mostram como é fácil acumular 1 milhão de reais em 8 anos. E a inflação, gente? Que mundo esse povo vive?

Renda fixa, a perda garantida de poder de compra

Mesmo quem conseguir 20% ao ano, ou seja, receber o dobro do indicador básico da renda fixa, vai ficar com um ganho líquido descontada a inflação de 2% ou 3% no final de 2022.

Detalhe: isso rezando para a inflação não continuar subindo. Em suma, os influenciadores aproveitam qualquer manchete pra chamar a atenção do público, mas, rentabilidade, só na teoria.

O Marea Turbo 2002 subiu 25% nos últimos 12 meses, o pior automóvel usado da história, uma verdadeira bomba. A conta de luz do brasileiro subiu 27%, enquanto os imóveis em Curitiba e Goiânia tiveram alta de 15%.

Uma diferença de 1,5% na taxa básica de juros Selic não vai mudar a vida de quem está perdendo no Ibovespa, índice de fundos imobiliários, ou ouro. Todos esses investimentos estão com retorno nominal negativo desde o início de 2021. Se colocar a inflação então, vixe!

Existe investimento de baixo risco e alto retorno?

Sim, temos agiotagem, tráfico, e prostituição. Se o banco está oferecendo 200% do CDI, é porque consegue rentabilizar esse dinheiro. Ou seja, se as instituições financeiras conseguem mais de 20% garantido, é sinal que o “custo do dinheiro” está acima disso.

O Brasil é uma bomba-relógio, e o déficit de R$ 247 bilhões na previdência em 2021 é prova disso. Engana-se quem acredita que o problema é “má gestão” , pois nosso problema é estrutural.

Não bastasse ter 90% do orçamento contingenciado, o envelhecimento na população nos próximos 5 a 10 anos será a “pá de cal” para enterrar nossa economia, que por sinal apresentou queda média de 0,3% nos últimos 8 anos.

Até o Bitcoin cedeu 23% em dólar nos últimos 6 meses, embora a alta acumulada desde o início de 2021 seja de 31%. Enfim, se a crise se confirmar, vai tudo ceder, até mesmo os títulos atrelados à inflação, pois vão imprimir ainda mais dinheiro. Lembre-se: o IPCA não reflete todo o aumento de preços, em especial de bens duráveis.

A solução? Só youtuber artista consegue, pergunta pra ele!

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Últimas notícias