ABCripto e outras associações lançam Código de Ética e Melhores Práticas

Siga no
Successful investment. Plant and coins on table.

Durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) organizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), foi lançado o Código de Ética e Melhores Práticas do segmento Fintech, com adesão das principais associações representativas de startups financeiras: O Comitê de Fintech da ABStartups; a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs); a Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento (Crowdinvest); e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).

Este documento define alguns padrões mínimos de operação de uma Fintech, que envolvem desde princípios éticos fundamentais até práticas de “Conheça o seu Cliente” e Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD).

A construção desse documento se deu durante o segundo semestre de 2018 pelas associações que compõe o Grupo de Trabalho Fintech do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), uma iniciativa da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

Com a assinatura conjunta das diferentes associações representativas do setor, todas passam a exigir o cumprimento dos itens apresentados no Código por suas associadas, fazendo com que o segmento Fintech brasileiro passe a ter um alicerce básico definido pelos seus próprios participantes, a exemplo de outros países do mundo, como Espanha e Indonésia.

Segundo Bruno Diniz, Presidente do Comitê de Fintechs da ABStartups, tal documento é o princípio de um movimento de auto regulação do setor e já havia sido bem recebido em apresentações internas no Laboratório de Inovação Financeira – “Acreditamos que o setor Fintech vem ganhando cada vez mais relevância no contexto nacional e a mensagem que o Código de Ética e Melhores Práticas passa é a de que o ecossistema está evoluindo e se organizando perante à sociedade, inclusive com a cooperação mútua entre as diferente associações que defendem os interesses das startups financeiras em nosso país”, conclui.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Polícia Civil de Goiás

Servidores do Detran de Goiás são indiciados por corrupção com suspeita de lavagem de...

Servidores do Detran de Goiás são suspeitos de cometer atos de corrupção e até lavagem de dinheiro com criptomoedas. Na ação quatro pessoas foram...

Twitter coloca bandeira da Etiópia na hashtag #ETH, Jack Dorsey está tirando sarro do...

Jack Dorsey, o CEO do Twitter é um grande apoiador do Bitcoin, mas ele não parece apoiar tanto assim outras conhecidas altcoins, como o...
Bandeira do Brasil, martelo da justiça e Bitcoin pede

Ex-funcionário pede que justiça procure bitcoins de empresa onde trabalhou

A sexta Câmara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15), em Campinas, julgou um caso nos últimos dias em que um ex-funcionário pede que bitcoins...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias