Academia Brasileira de Letras inclui “criptomoeda” em vocabulário atualizado da língua portuguesa

Academia Brasileira de Letras é uma das instituições mais tradicionais do Brasil na luta pela adoção e cultivo do idioma nacional.

Siga no
Bitcoin dentro de livro criptomoeda blockchain vocabulário
Bitcoin em livro

Mais um vocabulário brasileiro adiciona o termo “Criptomoeda”, reconhecendo assim na língua portuguesa a palavra que tanto chama atenção dos brasileiros nos últimos anos.

No último dia 20 de julho, o aniversário de 124 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi comemorado no Brasil. A instituição trabalha para cultivar a língua e literatura nacional, com 40 membros efetivos e perpétuos, e mais 20 sócios correspondentes estrangeiros.

Com sede no Rio de Janeiro, a instituição cultural ainda organiza o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Disponível para consultas online, o conjunto de palavras ganhou novidades nos últimos dias.

Vocabulário Brasileiro adiciona novas palavras e “Criptomoeda” é uma delas

Acrescentando várias palavras no Volp, tradicional vocabulário brasileiro, a Academia Brasileira de Letras divulgou que adicionou a palavra “Criptomoeda” para consulta online em sua base. Apontada como um substantivo feminino, o vocábulo ainda não ganhou uma definição, segundo uma pesquisa feita pelo Livecoins.

Vale notar que na página da busca, é informado que 382 mil entradas foram adicionadas no tradicional vocabulário na sexta edição de 2021.

Resultado de busca por Criptomoeda no Vocabulário Volp
Resultado de busca por Criptomoeda no Vocabulário Volp/Reprodução

De acordo com a Agência Brasil, a nova edição do Volp conta com 1 mil palavras novas. Além de Criptomoeda, o vocabulário brasileiro adicionou as palavras feminicídio, infodemia, homoparental, sororidade, lockdown, podcast, negacionismo, entre muitas outras mais.

Quem tiver interesse em ter esse vocabulário que dá agora suporte a criptomoeda, pode também baixar o aplicativo pelo Google Play ou Apple Store.

A Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL, comandada por Evanildo Bechara, vem reunindo novos vocábulos em textos científicos, literários e jornalísticos, sugeridos por quem consulta o Volp.

Principal criptomoeda é apresentada como estrangeira no Volp

Em consulta ao Volp, quem pesquisar por “Ethereum” ou “Blockchain”, por exemplo, não encontrará nenhuma definição, apesar do termo “Criptomoeda” já ter uma menção na página do vocabulário brasileiro Volp.

Mesmo assim, chama atenção que a principal criptomoeda existente, o Bitcoin, já tem um retorno quando é pesquisada no vocabulário. No resultado da pesquisa por este termo, o Volp, organizado pela Academia Brasileira de Letras, afirma que essa é uma palavra estrangeira.

Busca no Volp pela palavra Bitcoin
Busca no Volp pela palavra “Bitcoin”

O Bitcoin certamente não é a primeira criptomoeda a surgir na teoria, mas, na prática, foi pioneira em funcionamento, sendo um destaque do setor de moedas digitais e reconhecida pelo Volp.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias