Adblock Plus vai usar blockchain para combater notícias falsas

Siga no
adblock plus capa
Imagem: Pixabay

A Eyeo GmbH, desenvolvedora alemã do bloqueador de anúncios Adblock Plus, lançou um novo projeto para lidar com notícias falsas chamado Trusted News. O novo projeto é uma extensão para navegadores, inicialmente disponível apenas para o Google Chrome, que ajudará os usuários a identificar a credibilidade das fontes de notícias ao navegar na web, fornecendo ícones que identificam notícias como confiáveis, não satíricas, satíricas, maliciosas, clickbait ou outras categorias.

A empresa desenvolveu o Trusted News em combinação com o MetaCert Protocol que funciona verificando domínios, fontes de notícias, sites e notícias em uma rede mundial de recursos de verificação de fatos. O MetaCert agrega dados de confiança e verificação de fatos politicamente independentes em todo o mundo, incluindo PolitiFact, Snopes, Wikipedia e Zimdars ‘List.

Trusted News blockChain
Imagem: Trusted News

Usando o Protocolo MetaCert, esses “sinais de confiança” são então organizados em um formato legível por máquina e depois cruzados com contas de mídias sociais associadas em um banco de dados de origens massivas.

“Notícias falsas estão afetando profundamente nossa sociedade e nossa capacidade de tomar decisões como cidadãos”, disse Till Faida, diretor executivo da Eyeo.

Para construir seu banco de dados e fornecer uma experiência melhor e mais transparente para os usuários, o MetaCert está movendo sua plataforma para o blockchain da Ethereum. O Ethereum possui tecnologia de contabilidade distribuída que permite que usuários, verificadores de fatos e a equipe da MetaCert salvem dados confiáveis de uma maneira que seja mais transparente e acessível mesmo que o serviço central do MetaCerts esteja inativo.

Ao utilizar blockchain, a MetaCert consegue fornecer uma estrutura para uma economia de incentivo na qual os usuários podem enviar notícias e os validadores podem verificar a identidade e a credibilidade.

Essa rede de incentivo usa uma criptomoeda com um valor real, que será usada para recompensar os validadores de conteúdo cujo trabalho é incorporado na rede de confiança e ajuda a gerar uma pontuação de reputação agregada pela credibilidade dentro da comunidade.

A proliferação de “notícias falsas” é um problema global que atingiu os usuários da Internet, especialmente com a fácil disseminação de informações nas redes sociais. As notícias falsas existem como uma espécie de desinformação e informações obscuras, incluindo propaganda, conteúdo enganoso, conteúdo impostor e falsidades explícitas, escritas no que parecem ser fontes de notícias confiáveis, e, às vezes, captadas e citadas por fontes confiáveis.

Os usuários do navegador Chrome podem instalar a extensão diretamente na loja virtual ou visitar o site Trusted News para obter mais informações.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org

Ethereum queima 1 bilhão de dólares após atualização

A ativação do EIP-1559 ocorreu há 41 dias e hoje o total de ethers queimados chegou a marca de 1 bilhão de dólares, cerca...

Apple proíbe carteiras de NFTs

Ao tentar lançar a sua carteira para dispositivos iOS, a equipe da Gnosis Safe foi impedida de enviar o seu aplicativo para a App...
Palco com destaque a cadeiras e Bitcoin ao fundo Elon

Revista Time coloca Elon Musk, criador do Ethereum e Luiza Trajano em lista de...

A Time Magazine liberou nesta quarta-feira (15) a lista das "100 Pessoas mais Influentes de 2021", dando destaque a Elon Musk e Vitalik Buterin,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias