Adblock Plus vai usar blockchain para combater notícias falsas

-

Siga no
adblock plus capa
Imagem: Pixabay
Anúncio

A Eyeo GmbH, desenvolvedora alemã do bloqueador de anúncios Adblock Plus, lançou um novo projeto para lidar com notícias falsas chamado Trusted News. O novo projeto é uma extensão para navegadores, inicialmente disponível apenas para o Google Chrome, que ajudará os usuários a identificar a credibilidade das fontes de notícias ao navegar na web, fornecendo ícones que identificam notícias como confiáveis, não satíricas, satíricas, maliciosas, clickbait ou outras categorias.

A empresa desenvolveu o Trusted News em combinação com o MetaCert Protocol que funciona verificando domínios, fontes de notícias, sites e notícias em uma rede mundial de recursos de verificação de fatos. O MetaCert agrega dados de confiança e verificação de fatos politicamente independentes em todo o mundo, incluindo PolitiFact, Snopes, Wikipedia e Zimdars ‘List.

Trusted News blockChain
Imagem: Trusted News

Anúncio

Usando o Protocolo MetaCert, esses “sinais de confiança” são então organizados em um formato legível por máquina e depois cruzados com contas de mídias sociais associadas em um banco de dados de origens massivas.

“Notícias falsas estão afetando profundamente nossa sociedade e nossa capacidade de tomar decisões como cidadãos”, disse Till Faida, diretor executivo da Eyeo.

Para construir seu banco de dados e fornecer uma experiência melhor e mais transparente para os usuários, o MetaCert está movendo sua plataforma para o blockchain da Ethereum. O Ethereum possui tecnologia de contabilidade distribuída que permite que usuários, verificadores de fatos e a equipe da MetaCert salvem dados confiáveis de uma maneira que seja mais transparente e acessível mesmo que o serviço central do MetaCerts esteja inativo.

Ao utilizar blockchain, a MetaCert consegue fornecer uma estrutura para uma economia de incentivo na qual os usuários podem enviar notícias e os validadores podem verificar a identidade e a credibilidade.

Essa rede de incentivo usa uma criptomoeda com um valor real, que será usada para recompensar os validadores de conteúdo cujo trabalho é incorporado na rede de confiança e ajuda a gerar uma pontuação de reputação agregada pela credibilidade dentro da comunidade.

A proliferação de “notícias falsas” é um problema global que atingiu os usuários da Internet, especialmente com a fácil disseminação de informações nas redes sociais. As notícias falsas existem como uma espécie de desinformação e informações obscuras, incluindo propaganda, conteúdo enganoso, conteúdo impostor e falsidades explícitas, escritas no que parecem ser fontes de notícias confiáveis, e, às vezes, captadas e citadas por fontes confiáveis.

Os usuários do navegador Chrome podem instalar a extensão diretamente na loja virtual ou visitar o site Trusted News para obter mais informações.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, aprendiz e entusiasta de criptomoedas e blockchain. Sugestão de pauta: [email protected]

Fastcash diz que juiz se baseou em “estratégia criminosa” para reconhecer relação entre fintech...

No início desta semana, o juiz Claudio Teixeira Villar, da 2ª Vara Civil de Santos, informou em decisão judicial que a fintech Fastcash e...
Bitcoin e Bandeira do Brasil - Brasileiros e criptomoedas (criptomoeda pública)

Ex-presidente do Banco Central sobre bitcoin: “Acho que isso não vai a lugar nenhum”

Considerado um dos economistas mais influentes do Brasil, Armínio Fraga participou de um evento na tarde da última quarta-feira (16). Durante o evento, o...

Criador de suposta pirâmide financeira atira em vítima que cobrava dinheiro investido

O criador da suposta pirâmide financeira Orion Partner atirou em uma das vítimas do esquema financeiro, nesta quarta-feira (16), em Itamonte, no Sul de...

Últimas notícias

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...

Fastcash diz que juiz se baseou em “estratégia criminosa” para reconhecer relação entre fintech e Atlas

No início desta semana, o juiz Claudio Teixeira Villar, da 2ª Vara Civil de Santos, informou em decisão judicial que a fintech Fastcash e...

Ex-presidente do Banco Central sobre bitcoin: “Acho que isso não vai a lugar nenhum”

Considerado um dos economistas mais influentes do Brasil, Armínio Fraga participou de um evento na tarde da última quarta-feira (16). Durante o evento, o...