Adoção: Como tornar criptomoedas atraentes para empresas tradicionais

-

Siga no
Anúncio

Dez anos após o lançamento do Bitcoin, as criptomoedas ainda são vistas principalmente como ativos de investimento e especulação. O que podemos fazer para alcançar o objetivo original de Satoshi Nakamoto – tornar a criptomoeda um meio de pagamento universal? O passo principal é motivar as empresas a aceitar pagamentos em ativos digitais.

O Bitcoin pode até ser o ativo de investimento com melhor desempenho do ano, mas ainda não é o ‘dinheiro eletrônico’ que Nakamoto imaginou. É verdade que muitos na criptocomunidade já recebem seu salário em moedas digitais e há alguns segmentos da economia real, como o iGaming, onde as criptomoedas estão se tornando a forma preferencial de pagamento. Mas esses ainda são fenômenos de nicho.

As 4 preocupações mais comuns

Para que qualquer tecnologia seja bem sucedida, ela precisa ser amplamente aceita com o aumento de pagamentos com bitcoins.

Anúncio

Para que as criptomoedas se tornem uma forma padrão de pagamento, os comerciantes de todo o mundo, em todos os setores, devem aceitá-la, assim como aceitam cartões. Mas para chegar lá, a indústria de criptos terá que superar muita resistência. Os empresários têm muitas desconfianças sobre como trabalhar com ativos digitais:

  • Legalidade: é permitido aceitar Bitcoin? E se o dinheiro estiver “sujo”?
  • Financeiro: as criptomoedas podem ser facilmente convertidas em dinheiro físico? E se o preço do Bitcoin cair repentinamente?
  • Técnico: como acompanhar cada pagamento? É necessário ter uma carteira blockchain?
  • Segurança: o dinheiro em criptomoedas pode ser roubado enquanto estiverem em trânsito ou armazenado em um provedor? Os hackers podem invadir o sistema?

Seria ingênuo esperar que os comerciantes fizessem suas próprias pesquisas sobre o mercado de criptomoedas e descobrissem as soluções para seus problemas.

Em vez disso, é tarefa da empresa de pagamentos com criptomoedas explicar e demonstrar como Bitcoin pode ser fácil e seguro de se usar.

Por que os medos dos comerciantes são infundados

De acordo com a equipe de relacionamento com o cliente  da Cryptoprocessing.com – um dos maiores provedores de pagamento de criptomoedas do mundo e número 1 no setor de iGaming – existem 4 áreas principais nas quais os comerciantes desejam ter clareza.

1) Liquidação em Fiat

A maioria dos vendedores não quer se preocupar com o Bitcoin. Eles não querem se preocupar com carteiras e frases de sementes. O que eles querem é dólares / euros / etc. na conta bancária deles.

No entanto, a maioria não percebe que é possível converter criptomoedas em dinheiro fiat em segundos e enviá-lo para a conta do comerciante, como qualquer faturamento regular. De fato, a Cryptoprocessing.com oferece liquidações fiduciárias em 6 moedas diferentes

2) Políticas claras de segurança e anti-lavagem de dinheiro (AML)

Quando os comerciantes se preocupam com ‘Bitcoins sujos’, eles não percebem que imensamente mais dinheiro é lavado em moeda fiduciária. Na verdade, devido à atenção extra que as empresas ligadas ao criptomercado recebem dos reguladores, os pagamentos em criptomoeda são geralmente muito mais seguros do que o fiduciário.

Todas os provedores e facilitadores de pagamento precisam de um agente que lida com o setor de anti-lavagem de dinheiro (conhecido como MLRO). Quanto à segurança tecnológica, os provedores mantêm as moedas de seus clientes em carteiras frias quase impossíveis de invadir.

3) Medidas anti-volatilidade

A única coisa que um comerciante comum sabe sobre as criptomoedas é que ela é volátil. Naturalmente, as empresas não estão dispostas a armazenar sua receita em uma moeda que pode depreciar 20% em um dia. Nesse contexto, o hedge com moeda fiduciária é útil.

O Cryptoprocessing.com permite que os comerciantes convertam automaticamente as moedas digitais que recebem em qualquer uma das mais de 20 moedas fiduciárias e as armazenem com segurança até que estejam prontas para sacar o dinheiro.

4) Preços transparentes

Os pagamentos com Bitcoins podem economizar até 70% dos custos de processamento de um comerciante em comparação com a fiat, principalmente porque não há taxas de aquisição de cartões.

Esse pode ser o fator decisivo para muitos clientes – mas somente se o provedor de pagamento tiver uma estrutura de taxas muito clara, de preferência com uma única taxa fixa de processamento para todas as moedas e outra taxa fixa para conversões.

As empresas de todos os setores só começarão a aceitar as criptomoedas quando os provedores de pagamento conseguirem dissipar suas preocupações. Todas as medidas e sistemas necessários já estão em vigor. O que falta fazer é educar os comerciantes sobre as verdadeiras vantagens das moedas digitais.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Entenda as semelhanças e diferenças entre o mercado tradicional e cripto

São Paulo, outubro de 2020. Entender o mercado de investimentos é uma das principais atitudes que o investidor deve ter para se arriscar nesse...

Vítima envia R$ 440 mil em Bitcoin para endereço errado e perde tudo

Os malwares continuam apresentando vários riscos para os investidores, com alguns casos desses softwares mal intencionados roubando muito dinheiro de suas vítimas. Em um...

Evento de startups fala sobre criptomoedas na próxima terça

Um evento de startups fala sobre as criptomoedas na próxima terça, totalmente online. Promovido por grandes empresas como a Ambev, Bradesco, Dínamo e Salesforce,...