A adoção na Cardano será diferente? Confira

Criptomoeda passa por momento interessante no criptomercado!

-

Siga no
Criptomoeda Cardano (ADA) e sua adoção
Criptomoeda Cardano - Reprodução/Flickr Foto: A WP Life
Anúncio
Gostaria de entender um pouco mais sobre as possibilidades de adoção do projeto Cardano? Confira abaixo um artigo traduzido por Bruno Simões e Tabulado e finalizado por Marcus Vinícius (Postado originalmente em 24/02/2020 por Jaromir Tesar & Lukas Barta em Cardanians.io).
A primeira criptomoeda conhecida no mundo foi o Bitcoin, que representa bem a primeira geração de criptomoedas. A segunda geração representa o Ethereum 1.0, que veio com o conceito de contratos inteligentes. Cardano (ADA) pertence à terceira geração que resolverá outros problemas comuns de criptomoeda, como escalabilidade, governança de projetos e interoperabilidade.

A diferença fundamental entre a primeira e a terceira geração é que o Cardano é uma plataforma e o Bitcoin não. Vamos nos concentrar nas diferenças relacionadas à adoção do Bitcoin e Cardano, já que a maneira de adotar e atrair a atenção do usuário será significativamente distinta.

O que é uma plataforma?

De um modo geral, uma plataforma de computação ou plataforma digital é o ambiente em que um software é executado. Você pode ouvir sobre Java. Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de computação para desenvolvimento de aplicativos. A plataforma Java é uma coleção de programas, ferramentas, compiladores, bibliotecas, etc., que ajudam a desenvolver e executar programas escritos na linguagem de programação Java. Assim, um desenvolvedor pode usar a Internet para transferência e comunicação de dados, trabalhar com recursos em um determinado sistema operacional, criar UI sofisticada etc.

Anúncio

Como desenvolvedor de software, posso usar a linguagem de programação Java para escrever um aplicativo que as pessoas possam usar. Não importa se o aplicativo é comercial ou não. O aplicativo pode ser um reprodutor de vídeo, um bloco de notas, um jogo, um programa de contabilidade, uma interface de troca, carteira ou qualquer outra coisa que a plataforma e minha fantasia me permitam criar. Graças à plataforma Java, posso contar com que meu aplicativo funcione sem problemas em praticamente qualquer computador ou telefone celular do mundo. A plataforma Java inclui um mecanismo de execução e posso confiar nele e saber que será fácil para os usuários instalar e usar meu aplicativo, se assim o desejarem.

Abaixo, você pode ver um programa Java muito simples.

Este é um programa muito simples que imprime condicionalmente uma frase "2020 será o ano da Cardano". no console.
Este é um programa muito simples que imprime condicionalmente uma frase “2020 será o ano da Cardano”. no console.

Eu o escrevi em um minuto, para que apenas imprima uma única frase no console. Definitivamente, não é um aplicativo que se preocupa em baixar e executar. Definitivamente não vou ficar rico. Posso usar as ferramentas disponíveis para a criação de aplicativos e não seria difícil organizar o download e o uso no aplicativo que provavelmente está pronto para executar o código – execute meu aplicativo.

Vamos agora voltar ao mundo das criptomoedas. Cardano é uma plataforma pública de código aberto baseada em uma rede de distribuição consensual e blockchain como armazenamento de informações. Além disso, os desenvolvedores poderão usar contratos inteligentes para escrever aplicativos da mesma maneira que escrevi no meu aplicativo Java. Além disso, em um futuro próximo, os desenvolvedores podem utilizar muitas outras ferramentas, protocolos e serviços. Por exemplo, gerenciamento de identidade, Oracles, privacidade baseada em zk-SNARKs, moedas estáveis, etc. Portanto, aplicativos mais sofisticados e úteis podem ser criados.

Os desenvolvedores usam a plataforma Cardano para criar produtos. Os usuários finais usam os produtos.
Os desenvolvedores usam a plataforma Cardano para criar produtos. Os usuários finais usam os produtos.

Cardano pode ser considerado como um sistema operacional social e financeiro global. Você pode encontrar mais detalhes em nosso artigo para ver como o Cardano pode ser usado, por exemplo, para substituir o Uber e como os usuários finais podem se beneficiar. Neste artigo, focaremos na pilha de tecnologia.

Observe que existe apenas um sistema operacional Cardano global em execução para todos os aplicativos, produtos e usuários. Diferentemente da plataforma Java, o Cardano poderá garantir a confiança entre os usuários. Em uma plataforma Java (ou outras plataformas similares), os aplicativos cliente-servidor geralmente são criados. A Internet é usada para transferência de dados e o banco de dados usual da escolha do desenvolvedor é usado para armazenamento de dados. Cardano tem tudo a ver com descentralização. Os usuários podem concordar com algumas condições, por exemplo, através de um contrato inteligente, e a rede consensual garantirá que as regras sejam seguidas. Os contratos inteligentes também serão de código aberto. Todos os dados necessários são armazenados na blockchain e os desenvolvedores podem decidir se serão transparentes.

Pilha de tecnologia

Agora é a hora de olhar para a pilha de tecnologias da Cardano e compará-la com o Bitcoin. O Cardano, como uma plataforma blockchain, consiste nessas três categorias:

  1. Protocolos e blockchain. Essa é a primeira camada criada pela equipe da IOHK. Nesse nível, existe a rede consensual, incluindo Ouroboros PoS, blockchain, uma máquina virtual para execução inteligente de contratos, modelos econômicos e de incentivos, etc. Os protocolos são responsáveis ​​pela validação de transações, execução de contratos inteligentes, produção de novos blocos, emissão de novos tokens, interconexão. a outras blockchains, governança de projetos etc.
  2. A plataforma pode ser entendida como uma camada sobre os protocolos base. A plataforma é usada pelos desenvolvedores de produtos e aplicativos, que os constroem para os usuários finais. Os desenvolvedores podem usar contratos inteligentes para criar um aplicativo que os usuários finais usarão. O conjunto de ferramentas da plataforma aumentará com o tempo, permitindo a criação de aplicativos mais inteligentes e fáceis de usar. Por exemplo, quando o Oracles estiver disponível para desenvolvedores, eles poderão criar um aplicativo que poderá usar dados do mundo físico. Por exemplo, o preço atual de ativos, resultados esportivos, informações meteorológicas, partidas de vôos, etc. Assim que moedas estáveis ​​estiverem disponíveis, os usuários poderão usar aplicativos sem volatilidade de preços.
  3. Produtos ou aplicativos são usados ​​pelos usuários finais. Eles interagem com eles e utilizam todas as funcionalidades e serviços para seu benefício ou apenas por diversão.

    Pilha de tecnologia Cardano
    Pilha de tecnologia Cardano

Existem basicamente dois tipos de usuários. Desenvolvedores e usuários finais. Os desenvolvedores usam o Cardano como uma plataforma para criar aplicativos para usuários finais. Os usuários finais interagem diretamente com os aplicativos e as interações geralmente resultam nas transações do protocolo Cardano. Por exemplo, um desenvolvedor pode criar um jogo por meio de contratos inteligentes e emitir tokens não fungíveis que representam ativos exclusivos do jogo. A troca de ativos de jogos entre usuários pode ser implementada em um contrato inteligente transparente, que é a parte do aplicativo. A troca é realizada por meio de transações no nível do protocolo. Assim, um consenso de rede deve ser alcançado para validar as transações e as condições de contrato inteligentes. O resultado é gravado no blockchain.

As interações do usuário com o aplicativo resultarão no uso do blockano Cardano.
As interações do usuário com o aplicativo resultarão no uso do blockano Cardano.

Observe que os usuários podem usar moedas ADA e interagir diretamente com a rede Cardano. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos podem emitir tokens de aplicativos. Os usuários podem interagir com os aplicativos para manipular com tokens e talvez não saibam nada sobre as moedas do ADA e até sobre a plataforma que foi usada para criar aplicativos.

Os usuários podem interagir com moedas ou tokens ADA emitidos por aplicativos.
Os usuários podem interagir com moedas ou tokens ADA emitidos por aplicativos.

Bitcoin não é uma plataforma, mas apenas uma rede de transações. Não há produto ou aplicação. As moedas BTC são basicamente um produto que oferece alguns benefícios e utilidade. Você pode possuir o BTC mantendo a chave privada e gastá-la via transação.

Bitcoin não é uma plataforma. Assim, as moedas BTC são um produto.
Bitcoin não é uma plataforma. Assim, as moedas BTC são um produto.

O Bitcoin dificilmente pode ser considerado uma plataforma, pois é muito difícil criar um aplicativo sobre ele. O Bitcoin é muito hostil para os desenvolvedores de aplicativos e também é difícil obter uma experiência agradável ao usuário devido ao consenso de PoW que requer ~ 10 minutos para colocar as transações em um bloco. As transações também podem ser mais caras no futuro na primeira camada.

O Bitcoin é uma criptomoeda pura, enquanto o Cardano é uma plataforma com o ADA, como uma criptomoeda nativa e com a capacidade de emitir tokens de aplicativos.

Os tokens podem ser fungíveis ou não fungíveis. A fungibilidade é um aspecto desejado de qualquer moeda com o objetivo de se tornar uma reserva de valor, meio de troca ou unidade de conta. Nas criptomoedas, a fungibilidade é importante para manter a legitimidade da intercambiabilidade da moeda entre as unidades. Os tokens não fungíveis (NFT) são essencialmente uma representação exclusiva de um ativo ou bem na forma de um token virtual. Com base na criptografia, a propriedade e a autenticidade de um ativo podem ser comprovadas de forma verificável. Por exemplo, uma obra de arte virtual pode ser tokenizada e a propriedade do token reflete diretamente a propriedade da obra de arte, imutávelmente armazenada na blockchain.

Os tokens não fungíveis podem ser usados ​​como certificações para identificação, ativos de jogos, licenças de software e propriedade, incluindo ações, títulos e mercadorias, etc. A Cardano é capaz de garantir a transferência segura e confiável dos tokens. Por meio de contratos inteligentes, as condições da transferência podem ser definidas.

Os tokens fungíveis e não fungíveis podem ser emitidos em produtos e aplicativos para oferecer alguns serviços e funcionalidades aos usuários finais, utilizando os protocolos Cardano, como uma máquina confiável, que significa o blockchain como uma rede confiável de armazenamento de dados e transações consensuais como uma rede confiável. método para transferir a propriedade.

Diferenças na adoção do Bitcoin e Cardano

Nesse ponto, poderíamos perguntar o que os usuários realmente querem usar. Qual produto trará algo valioso para os usuários? A resposta a essa pergunta é crucial, pois a demanda do usuário final pelo produto aumenta o valor do protocolo e, portanto, também o valor dos ativos subjacentes. Como um middleware entre protocolo e produto, a plataforma pode aprimorar a qualidade e a utilidade dos produtos finais e ampliar seus recursos.

No caso de Cardano, os usuários finais podem exigir produtos úteis. Para criar produtos de alta qualidade, uma plataforma sólida para desenvolvedores deve existir em primeiro lugar. E para ter a plataforma, devem existir protocolos e outros serviços relacionados. Se os desenvolvedores estiverem satisfeitos com a plataforma Cardano e seus recursos, os usuários finais ficarão satisfeitos com os produtos e o valor das moedas do ADA aumentará naturalmente com o aumento da adoção. Observe que os usuários finais não precisam necessariamente adotar moedas do ADA, mas apenas produtos e aplicativos e possivelmente tokens relacionados.

O valor do ADA depende da qualidade dos produtos, pois, se os usuários adotarem produtos, eles usarão o Cardano.
O valor do ADA depende da qualidade dos produtos, pois, se os usuários adotarem produtos, eles usarão o Cardano.

O mesmo se aplica ao Bitcoin, exceto que o produto é a própria moeda do BTC. O valor do BTC aumentará apenas se as pessoas valorizarem o produto final. Então, possibilidades de moedas BTC e sistemas de transações Bitcoin.

valor do BTC
valor do BTC

Bitcoin é um ativo escasso. Se você perguntar no que a adoção se baseia, basicamente é apenas na crença das pessoas que o Bitcoin é uma nova reserva de valor, como ouro ou uma nova forma de dinheiro. Quanto mais as pessoas acreditarem, maior a probabilidade de isso acontecer. O preço das criptomoedas é um reflexo da oferta e demanda. A demanda é influenciada pela qualidade do produto que os usuários finais podem utilizar. É importante observar que, no caso do Bitcoin, no contexto do preço, não importa quantos usuários adotem o produto (moedas BTC). O alto preço pode ser garantido por alguns indivíduos ricos ou pela entrada de instituições. Mas tem um problema. As pessoas que acreditam que a narrativa sobre o ouro digital ainda será muito pequena, independentemente do preço. Quanto maior o preço das moedas do BTC, menor a disposição dos novatos em comprá-las. As pessoas muitas vezes pensam erroneamente que o aumento da escassez levará a aumentos de preços e, portanto, maior adoção. Este é provavelmente um grande erro. A escassez sozinha não pode garantir uma adoção mais alta e, portanto, um preço mais alto das moedas do BTC. Uma adoção mais alta só pode ser garantida pela utilidade do produto final, e a qualidade do produto final é influenciada pela qualidade do protocolo. Uma plataforma pode ajudar aqui, mas não é o caso do Bitcoin. Para adotar o Bitcoin, as pessoas teriam que apreciar a escassez de moedas do BTC, o consenso de PoW e o sistema de transações. Como dissemos, a escassez em si não pode ajudar na adoção. Uma adoção mais alta só pode ser garantida pela utilidade do produto final, e a qualidade do produto final é influenciada pela qualidade do protocolo. Uma plataforma pode ajudar aqui, mas não é o caso do Bitcoin. Para adotar o Bitcoin, as pessoas teriam que apreciar a escassez de moedas do BTC, o consenso de PoW e o sistema de transações. Como dissemos, a escassez em si não pode ajudar na adoção. Uma adoção mais alta só pode ser garantida pela utilidade do produto final, e a qualidade do produto final é influenciada pela qualidade do protocolo. Uma plataforma pode ajudar aqui, mas não é o caso do Bitcoin. Para adotar o Bitcoin, as pessoas teriam que apreciar a escassez de moedas do BTC, o consenso de PoW e o sistema de transações. Como dissemos, a escassez em si não pode ajudar na adoção.

É improvável que as pessoas comprem uma nova forma de dinheiro, já que os que adotaram cedo tiveram uma vantagem em compras mais baratas, ou seja, agora possuem mais moedas. A adoção de novo dinheiro será voluntária e as pessoas poderão escolher entre um grande número de outros projetos. Do ponto de vista da teoria dos jogos, é melhor eles apostarem em outro cavalo quando o preço do dinheiro novo for volátil, o preço subir com o tempo e as condições de entrada piorarem. A segunda narrativa do Bitcoin como uma reserva de valor faz mais sentido. O patrimônio escasso certamente não vai conter a maioria da população, mas algumas pessoas ricas. Mas todo mundo poderá comprar um pedaço pequeno, se precisar. Graças ao sistema de transações embutido e à capacidade de comprar várias peças de Satoshi, é possível. Aqui, no entanto, provavelmente precisaremos de várias décadas para a maioria da população acreditar. É saudável admitir que talvez não mais de um por cento da população acredite agora.

A adoção do Cardano ocorre principalmente pela utilidade dos produtos para os usuários finais em uma forma de aplicativos e seu número e qualidade crescerão com o tempo. A adoção em massa não tem a ver com especulação de preços, mas com a qualidade da plataforma da qual surgirá um grande número de produtos fáceis de usar. Cardano agora deve fornecer protocolos de qualidade para criar uma plataforma que atraia um grande número de desenvolvedores. Os usuários exigem transações rápidas e baratas, estabilidade de moedas, privacidade, segurança, transparência e outros benefícios. Os desenvolvedores devem ser capazes de atender a essas expectativas por meio da plataforma. Agora é a hora de perguntar o que os usuários realmente querem. Quais produtos eles desejam. Isso deve servir como base para a construção da plataforma. Isso tem notado falta de criptomoedas na última década. Todos pensavam que os usuários começariam a comprar criptomoedas, mas esquecemos de perguntar por que eles os comprariam e o que eles usariam. O ativo volátil acabou sendo desvantajoso para pagamento, então a primeira geração de criptografia surgiu com a narrativa da reserva de valor. Parece que também não funciona.

Agora, conhecemos a demanda do usuário ou podemos derivá-la facilmente do que conseguimos alcançar por meio de redes distribuídas, contratos inteligentes e outros serviços relacionados. Somos capazes de melhorar alguns processos e disponibilizar serviços financeiros para todos. As redes distribuídas podem facilitar o investimento, manter e transferir ativos, emitir e mover rapidamente tokens de jogos, descentralizar vendas ou trocar ativos ou livrar-se de intermediários inúteis, não confiáveis ​​e caros. Na verdade, podemos fazer muitas coisas e estamos no começo.

Há uma regra geral, que também vale para criptomoedas. O único utilitário pode trazer rentabilidade. No caso de criptomoedas, o único utilitário pode atrair mais usuários e, assim, aumentar a adoção. Naturalmente, a criptomoeda nativa associada ao protocolo aumentará junto com a adoção. O aumento dos preços sem aumentar a adoção é apenas especulação e possivelmente uma bolha inflada. Somente o aumento da adoção garantirá o crescimento natural da criptomoeda e terá um impacto positivo na construção de um novo sistema financeiro.

Como as pessoas adotam novas tecnologias

A velocidade da adoção da tecnologia está aumentando constantemente. No entanto, é importante perceber que as novas tecnologias geralmente estão prontas para adoção em massa e o marketing global é uma parte inevitável dela. Além disso, ao adotar você não especula sobre o preço. A novidade é cara no começo e, com o aumento da produção e o aumento da concorrência, o preço geralmente diminui. Se você comprar um telefone novo dois anos depois que seu vizinho for o proprietário, estará comprando um modelo melhor e mais barato. É por isso que a adoção pode ser rápida.

A velocidade da adoção da tecnologia está aumentando constantemente
A velocidade da adoção da tecnologia está aumentando constantemente

As criptomoedas chegaram ao mundo despreparadas para usuários comuns e tecnicamente não desenvolvidas. E é verdade mesmo agora. Os primeiros adotantes que estavam dispostos a superar as deficiências tecnológicas e correr o risco de perder dinheiro agora têm uma grande vantagem e possuem um grande número de moedas que os recém-chegados acham difícil comprar. Até agora, tratava-se principalmente de especulações sobre o preço e da crença de que o preço continuaria a subir sem uma resposta sólida à pergunta simples. Por que o preço deve subir?

Com o advento das plataformas, isso muda. Os recém-chegados usarão serviços diferentes sob as mesmas condições. Apenas alguns usuários, especificamente aqueles que possuem moedas ADA, ganharão mais moedas. Outros usuários regulares podem não se importar se querem apenas comprar ações da Tesla ou pedir emprestado barato para comprar um carro novo. As pessoas que cuidam do consenso da rede e da qualidade da descentralização serão separadas dos usuários comuns de produtos e aplicativos. Os desenvolvedores de produtos para usuários finais também podem ganhar dinheiro se oferecerem um serviço melhor do que os existentes. A adoção do Cardano dependerá não apenas da demanda por moedas da ADA, mas principalmente da usabilidade e qualidade dos produtos para os usuários finais.

Os usuários finais verão apenas os serviços e aplicativos e pagam pelo uso. O resultado do uso dos aplicativos serão as transações Cardano pelas quais moedas ADA são pagas. As taxas de transação e execução inteligente de contratos serão repassadas às partes interessadas da Cardano, que garantem a descentralização no nível do protocolo. As partes interessadas da Cardano substituem basicamente os proprietários de uma empresa centralizada. Todos podem se tornar partes interessadas da Cardano.

Alguns podem argumentar que até o Bitcoin poderia ser uma plataforma e que alguns projetos estão sendo desenvolvidos. O Bitcoin provavelmente nunca será capaz de competir com o Cardano ou o Ethereu como plataforma. Isso exigiria grandes mudanças na primeira camada e não há acordo da comunidade suficiente. Além disso, pode ser mais prejudicial ao Bitcoin, porque ele partiu em uma jornada em que seria muito mais difícil passar. Podemos ver algumas aplicações no Bitcoin no futuro, mas ele sempre estará nas próximas camadas. O modelo econômico e a qualidade da descentralização não serão os mesmos de Cardano.

Sumário

Neste artigo, tentamos apontar as diferenças na adoção entre Bitcoin e Cardano. Como você pode ver, não é o mesmo. Ambos os projetos têm uma chance sólida de adoção, mas cada um seguirá seu próprio caminho. Ocasionalmente, podemos ouvir que os objetivos do projeto Cardano são muito ambiciosos. Achamos que são ambiciosos, mas em termos de implementação e adoção, podem ser mais realistas do que a ideia de que o Bitcoin será um novo ouro digital ou uma nova forma de dinheiro. A adoção de Cardano pode ser muito mais fácil, mas terá que lidar com uma forte concorrência. Como plataforma, ela não estará sozinha no mundo das criptomoedas e também no mundo real onde o R3 Corda e o Hyperledger podem ser usados ​​em alguns casos.

Existem várias plataformas que permitem criar coisas semelhantes no mundo real do cliente-servidor e as disputas entre desenvolvedores Java e C # são infinitas. Ainda assim, ambos são usados ​​para criar aplicativos e serviços. Plataformas têm uma grande vantagem. Os desenvolvedores podem ouvir os usuários finais e ajustar o aplicativo conforme necessário. Pode haver aplicativos e serviços mais concorrentes, para que os usuários possam escolher com facilidade o que desejam usar. O uso e a adoção de Cardano estão apenas aumentando. Em comparação, existe apenas um ouro físico, então o Bitcoin basicamente não tem oponente e a adoção é realmente apenas a crença das pessoas na forma digital de ouro. A adoção do Cardano depende apenas de quão boa será a plataforma e de quantos desenvolvedores ela atrairá. Os usuários provavelmente começarão a usar os aplicativos se forem úteis para eles. É muito mais fácil ter sucesso como plataforma em um ambiente competitivo do que como uma nova forma de dinheiro ou ouro digital.

Comunidade ADA Brasil

A comunidade ADA Brasil está presente no Telegram e, além disso, temos um blog com vários materiais disponíveis para leitura. O tradutor deste texto é Joselmo Cabral.

Por fim, este texto foi promovido por colaboradores da Comunidade ADA Cardano – Brasil, única endossada pela equipe oficial no país. Confira também nosso canal no YouTube:

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
marcusoreganohttps://t.me/AdaBrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.

Leia mais

hathor

Primeira exchange a listar a brasileira Hathor HTR

A tecnologia brasileira da blockchain Hathor vem chamando cada vez mais atenção da comunidade global e já entrou nos Estados Unidos e na Ásia,...

Rússia propõe prisão e multa para quem não revelar transações com bitcoin

O Ministério das Finanças da Rússia ainda está em uma “guerra” contra o mercado de criptomoedas. Dessa vez, o Mistério da Rússia propôs uma...

Justiça vai atrás de exchanges internacionais em ação de R$ 65 milhões contra a...

A Justiça de São Paulo determinou que oito exchanges internacionais promovam o bloqueio de qualquer ativo digital depositado pela Atlas Quantum. A decisão foi proferida...

Últimas notícias

USP participou na ONU de Blockchain Central UNGA

O estado de São Paulo foi representado na 75.ª Assembleia Geral da ONU na última semana, e com a participação da USP em um...

Corretora de criptomoedas perde R$ 1 bilhão após ser hackeada

A KuCoin, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo perdeu US $ 200 milhões (R$ 1.1 bi) após ser hackeada. O ataque aconteceu...

Grande banco dos EUA é acusado de participação em golpe com criptomoedas

O esquema de pirâmide OneCoin foi o maior esquema ponzi recente, sumindo com bilhões de clientes, levando a prisões e até mesmo a uma...