Americanas pode lançar cartão com suporte a criptomoedas

Empresa listada na bolsa e uma das maiores varejistas do Brasil.

Americanas
Americanas /Reprodução

O Cartão Americanas, da famosa empresa varejista brasileira, poderá dar suporte a transações com criptomoedas em breve, de acordo com documentos do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) obtidos pelo Livecoins.

Nos últimos anos os meios de pagamentos digitais evoluíram muito, com opções como código QR, “Buy Now, Pay Later” (BNPL) e vários outros. Contudo, todas essas envolvem ainda o uso de moedas fiduciárias e o processamento desses pagamentos por empresas terceiras.

Dessa forma, com as criptomoedas as empresas podem aceitar um meio de pagamento inovador e sem intermediários, com as transações sendo feitas em definitivo, sem a possibilidade de estorno, que causa muita dor de cabeça aos operadores.

Listada na bolsa dos Estados Unidos, a Tesla colocou o Bitcoin como meio de pagamento em 2021, e testou por alguns meses essa opção. Recentemente, ela adicionou a Dogecoin como meio de pagamento em sua loja, para alguns itens, deixando claro que pagamentos com essa moeda não serão reembolsados.

Cartão Americanas poderá trabalhar com criptomoedas?

Uma tendência vista em 2021 e deverá crescer em 2022 é o aceite de criptomoedas como meio de pagamento, seja por produtos ou serviços. Dessa forma, é natural aguardar para que mais empresas listadas em bolsa de valores pelo mundo adiram a essa movimento.

E no Brasil, apenas a Even já deixou claro que aceita Bitcoin pela compra de imóveis, após realizar uma parceria com uma corretora nacional. Mas a Americanas SA, grande empresa criada na combinação da B2W e Lojas Americanas, pediu um registro promissor nessa área.

Conforme publicação pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a empresa está procedendo ao registro da marca Cartão Americanas, especificando que poderá dar suporte a “transferência eletrônica de criptoativos e de fundos por meio da tecnologia blockchain”.

“transferência eletrônica de criptoativos; transferência eletrônica de fundos provida por meio de tecnologia blockchain”.

Americanas podem começar a aceitar criptomoedas em seu cartão, revela pedido de registro de marca no INPI
Americanas podem começar a aceitar criptomoedas em seu cartão, revela pedido de registro de marca no INPI /Reprodução

Ainda não está claro como se dará esse suporte da Americanas ao mercado de criptomoedas e quando isso começará a valer, mas como é uma empresa de capital aberto, assim que mais detalhes estiverem prontos serão compartilhados com o mercado. Apesar disso, o registro no INPI deixa claro o movimento da empresa no mercado.

As marcas mais famosas dessa empresa são: Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, AME e outras. Quem usa o Cartão Americanas para compras nesses mercados têm descontos e cashback.

Recentemente, a também listada em bolsa e concorrente Mercado Livre começou sua operação com criptomoedas no Brasil.

Outras marcas da Americanas também poderão ter suporte a criptomoedas

Em outro pedido de registro de marca, dessa vez para a “Shop+“, a Americanas S.A. também cita as criptomoedas, mas desta vez com suporte a mais uma operação, que é a de câmbio de criptoativos.

Como câmbio é a troca de moedas, a empresa pode estar planejando o lançamento de uma solução neste setor também.

“Operações de Câmbio de Criptoativos; Transferência Eletrônica de Criptoativos; Transferência Eletrônica de Fundos Provida por Meio de Tecnologia Blockchain”

Outra que cita a opção de criptomoedas é a marca “+ que barato“, também protocolada pela Americanas e com a mesma especificação da Shop+.

O Livecoins procurou a Americanas SA para comentar sobre o suporte a criptomoedas e como isso será feito, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias