Antigas rivais, Oracle quer blockchain integrada com IBM

Gigantes da tecnologia!

Siga no
Tecnologia Blockchain no Mundo
Tecnologia Blockchain no Mundo

O mercado da tecnologia blockchain viu uma aproximação inusitada nos últimos dias: Oracle e IBM. Ver as gigantes empresas de tecnologia em uma mesma frase remetia às antigas disputas de mercado, não dessa vez.

Isso porque a novidade é que ambas as empresas pensaram em uma união, com a tecnologia de contabilidade distribuída envolvida no assunto. O trabalho de interoperabilidade já está, inclusive, sendo construído por engenheiros de ambas as empresas.

As soluções da IBM no setor de tecnologia blockchain é uma das que mais possui casos de uso no mundo. A empresa trabalha com as soluções Hyperledger, em parceria com a Linux Foundation.

Dentro desse pacote de ferramentas, a Hyperledger Fabric é um dos destaques. As redes blockchains da Oracle e IBM são consideradas privadas.

Oracle e IBM terá função para integrar solução blockchain, mais poder para empresas e interessados em desenvolvimento das redes distribuídas

De fato a IBM e a Oracle são duas das maiores empresas de tecnologia do mundo. No setor de banco de dados e servidores, pouca gente que trabalha na área nunca ouviu falar sobre alguma das empresas.

Servidores IBM são famosos no mundo empresarial
Servidores IBM são famosos no mundo empresarial – Reprodução/Pixabay

Ainda que disputem pela melhor colocação dos mercados de tecnologia, uma união entre às duas gigantes chegou em uma nova solução. Uma empresa que contrate a ferramenta de blockchain privada da IBM poderá ter comunicação direta com uma solução Oracle.

Os testes, contudo, não são nada novos, tendo começado ainda em 2018. De acordo com a Coindesk, a Oracle, a IBM e SAP, outra rival das empresas, já realizaram testes em conjunto para viabilizar a interoperabilidade das aplicações.

O diretor de blockchain da Oracle, Mark Rakhmilevich, foi um dos que testou a nova possibilidade, ainda em 2018. Para Mark, uma empresa que queria ter uma parte da solução em Oracle e outra da IBM, o processo pode ser facilmente apresentado.

Podemos mostrar o processo, que é testado e certificado.

Troca de informações entre blockchains privadas ainda é feita de forma manual, mas caminha para uma solução de interface simples

Se criar uma blockchain privada com suporte a Oracle e IBM é o sonho das empresas, o caminho pode ser ainda restrito. De acordo com a Coindesk, Rakhmilevich afirmou que todo o trabalho tem sido realizado de forma manual.

Com isso, a criação de uma comunicação entre as blockchains tem sido feita, mas com análises de caso a caso. Mesmo assim, o diretor da Oracle afirmou que acredita que no futuro a interface será simples para que os usuários criem suas próprias aplicações.

Além disso, Rakhmilevich destacou que apesar das equipes técnicas estarem entusiasmadas com a aproximação, ainda há grandes desafios para o futuro. Os setores jurídicos e comerciais da IBM, SAP e Oracle tem entrado em debate, para enxergar juntos o futuro, algo que não é fácil assim.

Ambas as empresas trabalham com versões diferentes do Fabric, que poderão em breve ter uma interligação. Apesar disso, Rakhmilevich afirmou que a competição entre as empresas ainda estará no campo.

Nodes de uma rede blockchain distribuídos pelo mundo
Nodes de uma rede blockchain distribuídos pelo mundo

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Tecnologia blockchain tendência

Prodest avalia experiência com blockchain em processo seletivo

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo, Prodest, avalia os conhecimentos em blockchain como um diferencial em processo...
Bitcoin em ratoeira problema

Michael Burry critica alavancagem do mercado de criptomoedas

O lendário trader de Wall Street, Michael Burry, criticou nos últimos dias a alavancagem do mercado de criptomoedas. Em sua fala, o problema é...
MicroStrategy Bitcoin

MicroStrategy aproveita queda e compra mais 13 mil bitcoins

O mercado de Bitcoin começa a semana com uma queda nos preços, isso faz as baleias se movimentarem para comprar tudo que podem, e...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias