Após errar previsão otimista, PlanB acredita em queda de 80% no Bitcoin

Previsão de 'Floor Model' deu errada, agora analista acredita em queda.

Urso, símbolo de bear market do Bitcoin
Urso, símbolo de bear market (mercado em baixa)

PlanB é uma figura anônima que ficou famoso por criar modelos de previsão de preço para o Bitcoin. Apesar disso, falhou ao afirmar que o BTC chegaria a 98 mil dólares em novembro deste ano e agora prevê queda de 80%.

Esta falha acabou virando motivo de piada para outros especuladores, que também já erraram suas previsões. Ou seja, o que podemos concluir é que acertos do passado não são garantia nenhum para previsões futuras. Embora mereçam atenção, é importante pensar por si próprio.

Deixando lucros e prejuízos de lado, um ponto interessante desta história toda está relacionado a volatilidade do Bitcoin. Mesmo após uma década de existência, o ativo ainda sofre muito com estas oscilações.

“Touro virou urso”: PlanB acredita em queda de 80% no Bitcoin

Durante conversa no canal de Angelo Robles, PlanB mudou o seu discurso ao abandonar a marca de 98 mil dólares para o BTC e afirmar que é um dos únicos que acredita em um mercado de baixa com grandes quedas. Já a maioria das pessoas, segundo ele, acredita que estamos livres de tanta volatilidade.

“Eu acho que teremos esses mercados de baixa. Você pode ver isso nos preços de opções. O seu preço é 100% em volatilidade. Há alguns meses, quando a China abandonou a mineração, o bitcoin caiu 50% ou mais. Então, quase entramos em um mercado de baixa. Nós tivemos uma queda de 50% ali mesmo. Então isso me diz que uma queda de 80%, quando algo realmente grande acontecer, ainda não está fora de questão.”, afirmou PlanB durante conversa

Com o preço do Bitcoin em 49.246 dólares no momento, uma queda deste tamanho colocaria a criptomoeda na casa dos 10 mil dólares. Já se usarmos o topo histórico, de U$ 69.000, o cenário continua horrível, com o BTC podendo chegar a 14 mil dólares caso ele acerte dessa vez.

Indo além, PlanB destacou que o bitcoin tende a continuar subindo, podendo chegar a 100.000 e 288.000 dólares, com base no modelo stock-to-flow. Apesar disso, novamente afirmou que veríamos quedas de 80%.

Hoje uma das principais críticas ao Bitcoin é a sua volatilidade. Afinal, devido a ela é difícil, se não impossível, usar o BTC como unidade monetária para precificar bens e serviços.

Ursos zombaram da falha de previsão do BTC

Outro grande nome da especulação aproveitou para zombar das previsões erradas de PlanB, afirmando que os maximalistas não conseguem admitir que estão errados e precisam encontrar desculpas para encaixar o atual preço em seus gráficos.

“Maximalistas de Bitcoin nunca podem admitir que estão errados.”

Apesar disso, é valido lembrar que Mr. Whale também errou no passado ao afirmar que o BTC perderia o suporte dos 30 mil dólares e entraria em um mercado de baixa. Pelo contrário, o Bitcoin rompeu sua máxima histórica e chegou a ser negociado em 69 mil dólares.

Ou seja, embora seja importante acompanhar opiniões de terceiros, é válido lembrar que mesmo os mais experientes cometem erros, como foi o caso de PlanB e Mr. Whale. Então, sempre procure investir com inteligência ao ponderar teorias de touros e ursos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias