Gráfico de Linha

O gráfico de preços mais básico é o gráfico de linha. Esse tipo de gráfico é usado para obter informações sobre as mudanças nos preços de uma criptomoeda durante um determinado período, sendo representado por uma simples linha. O gráfico é baseado no preço de fechamento diário da criptomoeda. Os gráficos de linha também podem ter duas escalas: linear e logarítmica. No gráfico linear, a escala de preços é dividida em partes iguais. No gráfico logarítmico, o preço da criptomoeda é escalado de acordo com valores percentuais, portanto, duas mudanças de preço com valores absolutos diferentes serão representados de forma igual na escala logarítmica caso seu valor percentual for igual. Com o gráfico linear, você pode julgar melhor a velocidade da mudança do preço, já os gráficos logarítmicos são melhores para ver a tendência, e os traders de criptomoedas analisam ambos.

Gráfico Linear (Preço do Bitcoin)

charts 1 1024x394 - How to Read Charts When Trading Crypto

 

Gráfico Logarítmico (Preço do Bitcoin)

Anúncio

charts 2 1024x362 - How to Read Charts When Trading Crypto

Muitas vezes, você também pode ver o indicador de volume exibido na parte inferior do gráfico de uma criptomoeda. O volume mostra a quantidade de moedas que foram negociadas em um período definido. O volume é considerado o indicador mais fundamental da direção do preço da criptomoeda e também é útil para tentar entender para onde o preço irá a seguir. Por exemplo, se o preço de uma moeda aumentar e o seu volume estiver num topo, isso significa que muitos traders de criptomoedas começaram a negociar. Nesse caso, o preço provavelmente continuará aumentando. Quando o volume é baixo e o preço cai, poucas pessoas estão comprando ou vendendo criptomoedas.

Gráfico de Velas ou Candlestick

O gráfico de velas, ou candlestick, é outra maneira de representar os movimentos dos preços das criptomoedas. Ele contém mais informações, pois não apenas mostra a mudança do preço baseado no preço de fechamento do mercado, como também mostra seus movimentos dentro de um certo período de tempo: cada vela mostra qual foi o preço mais alto e o mais baixo, o preço de abertura e de fechamento. É por isso que esse tipo de gráfico ganhou popularidade entre os traders de criptomoedas em todo o mundo e é mais usado do que o gráfico de linha.

charts 3 - How to Read Charts When Trading Crypto

Vamos ver como o gráfico de velas de uma criptomoeda é feito. Cada vela consiste em três partes: a sombra superior, a sombra inferior e o corpo. A sombra superior indica o preço mais alto negociado naquele período, enquanto a sombra inferior mostra o preço mais baixo. No entanto, às vezes não há sombras superior ou inferior pois o preço de abertura/fechamento da criptomoeda é quase o mesmo que o preço mais baixo ou mais alto.

Frame 68.14 - How to Read Charts When Trading Crypto

Já o corpo é colorido de verde ou vermelho. A cor depende se a tendência foi de “alta” ou “baixa”, ou seja, se o preço de fechamento foi maior (verde, altista) que o preço de abertura ou menor (vermelho, baixista) no período específico. (Por exemplo, a plataforma TradeSanta oferece aos usuários seis opções de período de tempo, de no mínimo 6 horas a no máximo 1 semana).

Os vários padrões de velas e suas combinações fornecem aos traders de criptomoedas informações sobre tendências e suas mudanças. Existem mais de 10 tipos de padrões de velas, mas neste artigo tentaremos cobrir os que ocorrem com mais frequência. O primeiro é o padrão martelo, que é um padrão de alta. Representa um corpo pequeno com uma sombra inferior, esse padrão pode ser visto no fundo de uma tendência de baixa. O martelo invertido também é um padrão de alta e representa uma maior força dos compradores em relação aos vendedores no mercado de criptomoedas.

Frame 68.11 - How to Read Charts When Trading Crypto

Frame 68.12 - How to Read Charts When Trading Crypto

Os padrões mais comuns de baixa são o homem enforcado e a estrela cadente. O homem enforcado tem a mesma forma de um martelo, mas pode ser encontrado no final de uma tendência de alta. Isso indica que os vendedores estão mostrando resistência em relação ao preço da criptomoeda.

Frame 68.7 - How to Read Charts When Trading Crypto
A estrela cadente tem a mesma forma que o martelo invertido, mas é formada na tendência de alta. O padrão de estrela cadente pode indicar que a tendência de alta terminou e está na hora de uma tendência de baixa.

Frame 68.6 1024x512 - How to Read Charts When Trading Crypto

Quando não há alterações no mercado de criptomoedas, é possível ver os chamados padrões de velas de continuação. Os dojis se formam quando os preços de abertura e fechamento do mercado são iguais e sua forma é semelhante a uma cruz.

Frame 68.9 - How to Read Charts When Trading CryptoAo se familiarizar com esses padrões básicos, você começará a prestar atenção às combinações, como padrões de duas ou três velas, que ajudarão a prever a direção futura do preço da criptomoeda.

Além disso, conforme você começa a explorar gráficos em exchanges de criptomoedas, também verá várias linhas coloridas:

charts 4 - How to Read Charts When Trading Crypto

Essas linhas são conhecidas como indicadores de médias móveis, e são baseadas no preço médio de uma moeda em um determinado período. Normalmente, as exchanges mostram três médias móveis: com base nos preços de fechamento dos últimos 7, 25 e 99 dias. Este indicador é uma das ferramentas para determinar tendências e sinais de entrada e saída.

Gráfico de Profundidade do Mercado

O gráfico de profundidade de mercado fornece uma ideia sobre a situação da atual oferta e demanda de uma criptomoeda. Você pode analisar a quantidade de ordens de venda (vermelho) e compra (verde) sem nenhuma dificuldade. O lado verde mostra a soma total de moedas das ordens de compra, enquanto o lado vermelho mostra a soma total de moedas das ordens de venda. O centro, onde duas linhas se encontram, representa o preço atual. Se você posicionar o cursor em qualquer ponto da linha verde ou vermelha, verá o número exato de quantas moedas você poderia comprar ou vender (eixo vertical) a um preço específico (eixo horizontal).

charts 5 - How to Read Charts When Trading Crypto

Você deve observar que as paredes mudam muito rapidamente, mostrando em tempo real a mudança ocorrida após a criação de uma ordem de compra ou venda. O gráfico de profundidade do mercado reflete se o preço da criptomoeda provavelmente aumentará ou cairá. Caso haja um número maior de ordens de compra em relação as ordens de venda, há um maior suporte e o preço provavelmente aumentará.

Ao lado do gráfico de profundidade do mercado, você pode ver o livro de ordens, que representa uma lista em tempo real das ordens de compra e venda.

charts 6 - How to Read Charts When Trading CryptoO lado dos compradores geralmente é exibido em verde, já o lado dos vendedores é exibido em vermelho. Mesmo que pareça um pouco diferente em várias exchanges de criptomoedas, o princípio permanece o mesmo. O lado dos compradores mostra as ordens de compra em aberto abaixo do último preço negociado (conhecido como “bid”) e o lado dos vendedores mostra todas as ordens de venda atuais acima do último preço negociado (conhecido como “ask”).

Conclusão

A leitura de gráficos de criptomoedas é uma habilidade essencial que todo profissional precisa adquirir. Esperamos que os gráficos e explicações básicas abordados neste artigo o ajudem a obter uma visão geral sobre exchanges de criptomoedas e a perceber que a leitura de gráficos não é complicada, como pode parecer à primeira vista.