Gráfico Trader2
-
Bitconf

As flutuações do mercado financeiro provocam diversas emoções nos investidores que podem colocar tudo a perder se agirem por impulso, no calor do momento. Investir em cripto moedas tem um alto risco, é preciso estudar muito e se preparar emocionalmente antes de tomar uma atitude!

O controle emocional em momentos de instabilidade é fundamental para manter a sua saúde e a do seu dinheiro. Pensando nisso, a Mamãe Crypto preparou esse artigo sobre as emoções que frequentemente acompanham as variações do mercado financeiro, para você se preparar para elas!

A psicologia de um Ciclo de Mercado 

Wall St. Cheat Sheet, lançou um gráfico, o ‘Psychology of a market cycle’, (psicologia de um ciclo de mercado) que mostra os sentimentos que surgem quando o mercado flutua e o momento exato em que aparecem na vida do investidor.

São eles:

1 Descrença

Se o tempo passa e o preço das ações fica estável, você se torna descrente do valor do seu investimento. Os pensamentos que acompanham essa emoção são negativos, de que não vai dar certo, assim como outros investimentos anteriores não deram.

2 Esperança

Passado um tempo, basta uma pequena alta nos preços que a descrença dá lugar a esperança e você começa a acreditar que uma recuperação é possível!

3 Otimismo

O tempo segue e os preços das ações continuam subindo. Nesse momento, você é tomado por uma onda de otimismo e acredita que fez a escolha certa!

4 Crença

Como a alta dos preços prossegue, você fica cada vez mais crente e começa a pensar que é o momento de entrar com tudo e apostar todas as fichas nesse investimento!

5 Euforia

O preço das suas ações agora atinge os seu pico máximo e o estado de euforia toma conta de todo o seu ser!  Você se sente um gênio e tem certeza que vai ficar rico!

6 Complacência

Depois de todo pico, vem a descida, que leva à queda dos preços. Nesse momento, passada a euforia, você se sente complacente com a situação, com uma sensação de que precisa apenas respirar um pouco e se preparar para o próximo passo.

7 Ansiedade

A queda dos preços persiste com o tempo e a ansiedade aparece. Você começa a se perguntar porque isso está acontecendo.

8 Negação

O próximo passo é negar a realidade, pensando que a situação irá se reverter, afinal, seus investimentos são com grandes companhias e elas irão recuperar.

9 Desespero

A queda dos preços continua à todo vapor e agora você se desespera! Todo mundo está vendendo suas ações e você precisa tomar uma atitude imediatamente e sair dessa furada!

10 Redenção

Você se sente totalmente fora do mercado e não pode se dar ao luxo de perder mais dinheiro.

11 Depressão

Conforme o tempo passa e a situação não muda a depressão pode tomar conta. Você se desespera porque perdeu todo o seu dinheiro, talvez toda a sua aposentadoria. E agora?

12 Descrente

Agora você volta ao início onde tudo começou. O preço começa a subir, as coisas melhoram e você, embora ainda descrente, está prestes a reviver todas as emoções junto com as futuras flutuações do mercado financeiro!

Por isso, esteja atento a esse ciclo vicioso das emoções e procure manter o equilíbrio, sabendo que existem momentos bons e ruins. A Psicóloga Adriana Prosdocimi afirma: “Calma é importante para tomar as melhores decisões nos momentos certos”. Apesar do  mercado ser de alto risco, ele pode ser muito lucrativo.

O que achou do nosso artigo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a comunidade Mamãe Crypto!

---- Anúncios----

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas. Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: www.bitcointrade.com.br

--------

Huobi

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e segurança: www.hbg.com