“Ataque ao Bitcoin está apenas começando”, alerta ex-diretor da Coinbase

Balaji ganhou notoriedade em 2023 após realizar uma aposta com a previsão de que o bitcoin alcançaria a cotação de 500 mil dólares ainda neste ano, mas acabou perdendo.

Um ataque direto ao bitcoin pode estar chegando, alertou Balaji Srinivasan, um empresário milionário que já foi um dos principais diretores da Coinbase. De acordo com o executivo, os reguladores não se movimentaram atoa contra as corretoras nos EUA.

Nos últimos dias, pelo menos duas corretoras entraram na mira dos reguladores, que são as plataformas Binance e Coinbase. Ambas as divisões dos EUA das corretoras receberam processos movidos pela SEC, a CVM do país.

Com o caso, muitos apontam que o ataque ao mercado de criptomoedas apenas começou, podendo ter consequências graves para o futuro. Contudo, as autoridades citaram algumas criptomoedas no processo e, dentre elas, chamou atenção que todas trabalham com algoritmos POS.

Ou seja, não está claro em um primeiro momento que o bitcoin poderá ter implicações, visto que sua tecnologia não envolve valores mobiliários. Mesmo assim, parte do mercado se preocupa que a maior moeda possa passar por mais turbulências.

Balaji Srinivasan, ex-executivo Coinbase e bitcoin
Balaji Srinivasan, ex-executivo Coinbase/Twitter.

Lembrando que o “homem que criou a SEC foi o mesmo que confiscou o ouro”, Balaji diz que ataque ao bitcoin está chegando

Na década de 1930, após a grande crise de 1929, o então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, anunciou que a população deveria entregar todo o seu ouro em troca de dólares.

O confisco de ouro nos EUA ocorreu em 1933 e realizado pelo governo federal, mais especificamente pelo presidente Roosevelt, por meio da ordem executiva 6102.

Um ano após confiscar todo o ouro da população, medida que visava fortalecer as reservas dos EUA, o presidente Roosevelt anunciava a SEC, criada em 1934 como resultado da Lei de Valores Mobiliários. E tal criação também se deu como uma medida para buscar sair da “Grande Depressão”, que abalou o mundo.

Mas a história resumida da década de 1930 tem sérias implicações com o futuro, segundo Balaji, um empresário do mercado de criptomoedas e que já foi diretor da Coinbase. Em um desabafo público, via Twitter, ele declarou que tudo indica que o ataque ao bitcoin está chegando.

“O mesmo homem que estabeleceu a Securities and Exchange Commission também ordenou o confisco do ouro. Então sim. O ataque ao Bitcoin está chegando.”

Executivo declarou que pressão já ocorreu no passado e não descarta ações futuras de reguladores

Ao comparar o confisco do ouro em 1933 com a atual situação de pressão vivida por algumas corretoras de criptomoedas dos EUA, Balaji deixou claro que, em sua visão pessoal, um ataque ao bitcoin não é um cenário impossível.

Ao finalizar seu pensamento, o ex-Coinbase declarou que o objetivo da apreensão do ouro foi o de controlar a economia, o que pode voltar a ocorrer, só que desta vez contra o bitcoin.

“Todo o *ponto* da SEC, as apreensões de ouro e o New Deal era estabelecer o controle estatal sobre a economia.”

Não está claro ainda se as atuais medidas contra a Binance e Coinbase nos EUA podem de fato afetar o bitcoin, mas parte dos fãs da tecnologia descentralizada já alertam para uma situação assim.

Balaji ganhou fama em 2023, após apostar que o Dólar entraria em colapso e que o bitcoin poderia se valorizar brutalmente. Contudo, após repercussão, ele próprio admitiu que estava errado em sua previsão muito otimista.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias