Bakkt começou segunda, pode ser bom para o Bitcoin?

Empresa espera popularizar as moedas digitais para o mundo!

Siga no
Corretora de Contrato Futuros de Bitcoin - Bakkt
Corretora de Contrato Futuros de Bitcoin - Bakkt

Uma das notícias mais aguardadas pelo criptomercado em 2019 virou realidade nesta segunda (23). A explicação seria porque a Bakkt, exchange de Bitcoin regulamentada nos EUA, começou suas operações.

De fato essa operação pode trazer grande visibilidade ao Bitcoin (BTC) nos EUA e no mundo todo. Além disso, uma operação com uma plataforma, assegurada por uma grande empresa, mostra mais segurança para investidores institucionais. Essa visibilidade, entretanto, pode ser um pouco mais demorada do que alguns esperavam.

Lançamento da Bakkt era esperado com uma das boas notícias do Bitcoin para 2019

De fato a Bakkt começou suas operações com Bitcoin nesta segunda, após uma longa espera por parte dos entusiastas de criptomoedas. Desde que foi anunciado esse lançamento, ainda em 2018, alguns já relacionavam um maior sucesso do Bitcoin com esse fato.

Houve um grande atraso no lançamento da Bakkt, que inicialmente estava marcada para dezembro de 2018. Paralisações nos EUA e uma indefinição da CFTC foram os principais motivos deste atraso.

Fato é que a angústia chegou ao fim, pois quando a ICE Futures US abriu suas negociações lá estava a Bakkt. São dois os produtos a serem negociados: Bakkt Daily e Monthly Bitcoin Futures.

Segundo apurou a revista Fortune no dia 20 de setembro, a Bakkt poderá trazer menores riscos a investidores institucionais. Além disso, poderá causar um impacto na volatilidade dos preços do Bitcoin no mundo, na medida em que esse mercado pode amadurecer mais.

Bakkt ajudará BTC, mas quem define isso é o mercado

A ideia da Bakkt é ser uma alternativa de investimentos para vários perfis de clientes. Para futuros aposentados, por exemplo, poderão comprar um fundo de pensão que investe em Bitcoin. Tais fundos poderiam ser inclinados a investir em Bitcoin ao ver uma empresa sólida proporcionando tal ambiente. Para o COO da Bakkt em entrevista exclusiva para a Fortune, Adam White, o “futuro é promissor”.

Os fundos de pensão, por exemplo, estão se diversificando em alternativas. Os futuros regulamentados do Bitcoin podem fazer parte de seu mandato de investimento, uma vez que têm correlações diferentes com ações e títulos e outras alternativas, como o ouro

Além disso, os contratos futuros de Bitcoin poderão ajudar os fundos de hedge que estão de olho na moeda digital. Um cenário desse afasta a volatilidade dos preços do Bitcoin, tornando essa moeda um investimento mais seguro.

Para o CEO da ICE, Jeffrey Sprecher, a Bakkt está em sua fase inicial, ao afirmar para a Fortune que “ainda não é demanda, é intensa curiosidade”. De fato, Jeffrey apontou que levará semanas até que Wall Street se sinta mais confortável com este novo produto.

É a sensação de que os gerentes de dinheiro querem estar na frente deste trem e não ficar de fora. As notícias do dia-a-dia cobrem o Bitcoin quando os preços sobem ou descem, mas por baixo vemos pessoas sofisticadas investindo em infraestrutura e conformidade que não está relacionada ao preço. Mas eles não usarão essa infraestrutura, não haverá verdadeira aceitação global até que possamos construir os trilhos de maneira regulada

Maior adoção às compras com Bitcoin será uma realidade?

Uma vez que a Bakkt já realizou uma parceria com a Starbucks para pagamentos, isso pode ser apenas o início. De acordo com a Fortune, executivos envolvidos com a Bakkt esperam que ampla adoção do Bitcoin como meio de pagamento.

Os principais alvos da empresa poderiam ser os comerciantes que pagam muito imposto. Com isso, mostrar os benefícios do Bitcoin para esses varejistas pode levar a moeda a um novo patamar de adoção.

Para isso, a Bakkt poderá implementar os pagamentos com Bitcoin através de seu próprio aplicativo. Os comerciantes optariam receber na moeda que preferirem, Bitcoin ou moeda fiat. Cabe o destaque que a empresa também fará custódia de Bitcoin, com fundo de segurança enorme, sendo isso uma das principais forças deste projeto.

Apesar da promessa alta da Bakkt, Bitcoin caiu após lançamento

Coincidência ou não, o lançamento da Bakkt em nada ajudou o Bitcoin, que desvalorizou após o lançamento da empresa. Certamente o futuro pode ser promissor, mas no curto prazo a reação dos traders não aliviou no curto prazo.

O perfil da Bakkt no Twitter ainda afirmou que as previsões de preços da plataforma apenas nasceram. O futuro diário chegou a ser negociado na marca de U$ 9.790 por unidade. Já os contratos futuros com vencimento mensal, marcaram que o Bitcoin poderia ser negociado a U$ 9.875.

Mas fato é que o Bitcoin opera na marca de R$ 40 mil por unidade, uma desvalorização de mais que 3% nas últimas 24 horas. Além disso, a maior parte das altcoins acompanha a queda do Bitcoin.

Preço do Bitcoin cai após lançamento da Bakkt
Preço do Bitcoin cai após lançamento da Bakkt – Fonte: https://livecoins.com.br/coin-market-cap-capitalizacao-de-mercado-criptomoedas/

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Diego Armando Maradona homenagem criptomoeda Ethereum morreu

Maradona é eternalizado em blockchain Ethereum

Maradona significa na Argentina a perfeição de um jogador de futebol, sendo por lá um ícone do esporte. Após a notícia de sua morte,...
Carro de polícia com sirene ligada policiais criptomoedas Bitcoin

Polícia Civil recebe treinamento de identificação e apreensão de criptomoedas no exterior

Chegou ao fim mais um curso de capacitação promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no Brasil. Agora, vários policiais aprenderam a bloquear...

CVM dos EUA é acusada de dar vantagens à China no mercado cripto

O Diretor de Inteligência Nacional (DNI) dos Estados Unidos, John Ratcliffe, enviou uma carta ao presidente da Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) expressando...

Últimas notícias

Polícia Civil recebe treinamento de identificação e apreensão de criptomoedas no exterior

Chegou ao fim mais um curso de capacitação promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no Brasil. Agora, vários policiais aprenderam a bloquear...

CVM dos EUA é acusada de dar vantagens à China no mercado cripto

O Diretor de Inteligência Nacional (DNI) dos Estados Unidos, John Ratcliffe, enviou uma carta ao presidente da Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) expressando...

Bitcoin bate recorde de preço no Canadá

O preço do Bitcoin no Canadá bateu recorde de preço. A moeda digital foi negociada a C$ 25.300 pela primeira vez na história do...