Banco Central do Brasil promove evento sobre criptomoedas e Real digital

Autores de artigos podem submeter textos para workshop que ocorrerá presencialmente em Brasília, em 16 de maio de 2023.

O Banco Central do Brasil anunciou um evento sobre criptomoedas, CBDCs e tokenização de ativos, a ser realizado presencialmente em Brasília (DF), no dia 16 de maio de 2023.

Na fase inicial, o BCB espera reunir textos e artigos para apresentar durante o evento em um workshop. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (5).

Até o dia 24 de março de 2023, interessados em apresentar os trabalhos devem enviar suas sugestões. A autarquia pede que a submissão dos trabalhos seja via arquivos PDF, que devem ser encaminhados para o e-mail real.digital@bcb.gov.br.

Quais as regras para participar do evento?

De acordo com o próprio banco central, a Chamada para Artigos do Workshop “A tokenização das finanças: dos criptoativos às moedas digitais de banco central” contará com uma divisão em subeixos temáticos. São eles: economia e finanças, direito e tecnologia.

Assim, o artigo submetido para apreciação deve indicar qual o subeixo temático, estando completo no momento do envio. Além disso, os idiomas da redação são em português ou inglês, e na capa deve constar os dados dos autores e coautores, filiação institucional, endereço de e-mail, resumo e palavras-chave.

O workshop que trata dos temas de criptomoedas e tokenização, além do Real digital, ocorrerá em simultâneo a I Conferência do Banco Central do Brasil. A data do evento é de 17 a 19 de maio de 2023.

A partir deste ano, o BCB unifica o Seminário Anual de Metas para a Inflação e o Seminário Anual de Estabilidade Financeira e Economia Bancária, realizando apenas um evento.

Somente os trabalhos enviados até 24 de março próximo passam por avaliação, com os resultados previstos para divulgação em 10 de abril de 2023. Até o dia 14 de abril, todos os interessados em participar devem confirmar sua presença.

Banco Central do Brasil espera receber trabalhos sobre Real digital, tokenização e criptomoedas

As especificações para os trabalhos envolvem que os autores escrevam artigos sobre as Moedas Digitais de Bancos Centrais, chamadas CBDCs. Sobre o tema, artigos que tratam sobre privacidade, dinheiro programável, políticas econômicas, entre outros mais, podem ser aceitos.

Tópicos de interesse envolvendo moedas digitais de bancos centrais, segundo BCB
Tópicos de interesse envolvendo moedas digitais de bancos centrais, segundo BCB. Reprodução.

Além disso, o BCB espera receber trabalhos envolvendo a Tokenização de Ativos Financeiros. Tópicos como Finanças Descentralizadas Reguladas, Validade Jurídica dos Tokens, Ligação com os Mercados Financeiros Tradicionais, estão entre as opções aguardadas.

Tokenização de ativos financeiros consta entre temas de interesse do BCB para workshop em maio de 2023
Tokenização de ativos financeiros consta entre temas de interesse do BCB para workshop em maio de 2023. Crédito: BCB.

Por fim, o terceiro tópico de interesse do Banco Central do Brasil envolve o ecossistema de criptoativos. Nesta área, trabalhos que falam sobre stablecoins, Estado e Soberania Monetária, Carteiras não custodiais, entre outros, são candidatos a aprovação para apresentação.

Temas envolvendo criptomoedas que o Banco Central do Brasil espera receber em artigos durante Workshop
Temas envolvendo criptomoedas que o Banco Central do Brasil espera receber em artigos durante Workshop. Crédito: BCB.

Todos os trabalhos contam com avaliação de profissionais do próprio banco central. Por fim, ao enviar um artigo, os participantes concordam em ceder os direitos autorais dos trabalhos para divulgação pelo BCB.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias