Banco Central quer autorizar contas com dólares, Bitcoin será o próximo?

Flexibilização do mercado financeiro brasileiro pode influenciar adoção da criptomoeda no país.

-

Siga no
Face moeda Bitcoin
Face moeda Bitcoin
Anúncio

O Banco Central busca criar uma abertura para pessoas físicas manterem contas no Brasil com o dólar norte-americano. O projeto de lei ainda será votado e pode abrir precedentes ainda maior. Será que o Bitcoin poderá ter o mesmo caminho que o dólar norte-americano no país?

Pessoas físicas ainda não podem ter contas em bancos brasileiros com moedas de outros países. Desse modo, os bancos que operam no país são autorizados apenas a promover o real brasileiro. Com a aprovação da lei, uma nova flexibilização acontecerá na economia brasileira. Essa medida pode ser um precedente para uma adoção em larga escala para o Bitcoin no Brasil, por exemplo.

Bancos vão oferecer contas com moedas de outros países

A flexibilização do Banco Central permitirá que moedas de outros países sejam armazenadas em bancos do país. O projeto de lei foi encaminhado ao congresso que deverá pautar sobre o assunto.

Anúncio

Deputados e senadores devem decidir sobre a proposta do Banco Central do Brasil. A proposta encaminhada espera que os parlamentares determinem alguns requisitos para esse tipo de operação. A abertura de contas com dólar no Brasil ainda implicará na adoção da prática por empresas.

Projeto de lei deverá tratar também de empresas

O projeto de lei encaminhado pelo Banco Central diz respeito somente a contas de pessoas físicas. Ou seja, a restrição de contas com dólares deverá permanecer para empresas e pessoas jurídicas.

Caberá aos deputados federais e senadores especificar quais empresas poderão contar com a nova modalidade de conta com dólar. Pode ser que alguns negócios ainda estejam restrito em relação a abertura da conta.

Atualmente algumas empresas de setores específicos já podem manter contas com dólares. Isso poderá ser expandido para outras áreas, ou até mesmo apresentar nenhuma restrição para as empresas.

No Brasil, podem manter contas com dólares as agências de turismo e empresas que prestam serviços relacionados ao setor. Outros negócios com tal permissão incluem embaixadas, os Correios, empresas de cartão de crédito e estrangeiros que estejam transitando pelo país.

A lista de permissões continua com operadores de mercado de câmbio, seguradoras e outros. Além da facilidade, a aposta da flexibilização de contas com dólares permitirá uma redução nos custos com envio de remessas para outros países. 

Bitcoin ganha destaque em um mercado financeiro mais flexível

A abertura do mercado bancário a outra moeda pode ser a porta de entrada para práticas similares. Assim como o dólar norte-americano, outras moedas fiduciárias podem ser implantadas após a aprovação e discussão do novo sistema. Essa medida pode ainda resultar em uma grande adoção e reconhecimento para o Bitcoin no Brasil.

A sinalização de abertura do Banco Central pode resultar em uma grande experiência para o Bitcoin. Seguindo o princípio de desburocratizar o sistema financeiro, a criptomoeda seria de grande valia ao Brasil.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Leia mais

Últimas notícias

Pacientes de psicoterapia sofrem extorsão de hackers

Em 2020, principalmente após a pandemia da COVID-19, muitas pessoas começaram a buscar serviços online. Para alguns pacientes de psicoterapia, que agora sofrem extorsão...

É animador o fato de autoridades brasileiras discutirem criptomoedas, diz OCDE

Para a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é animador o fato de as autoridades financeiras brasileiras discutirem a regulamentação das criptomoedas. Além disso,...

Meu Pé de Bitcoin é alvo de reclamações de clientes

A empresa Meu Pé de Bitcoin, com sede em Caruaru, no interior de Pernambuco tem sido acusada por clientes de não honrar com as...