BC indiano manda bancos cortarem relações com corretoras de criptomoedas

Banco Central da Índia é que os bancos comerciais "reconsiderem" suas relações com corretoras de criptomoedas e até mesmo em relação aos traders.

Siga no

O governo da Índia continua em uma campanha para tentar frear o uso de criptomoedas no país, seja através de regulamentações ou de “sugestões” para dificultar o funcionamento das empresas que atuam na área. A mais recente “recomendação” do Banco Central da Índia é que os bancos comerciais “reconsiderem” suas relações com corretoras de criptomoedas e até mesmo em relação aos traders.

Segundo fontes anônimas ligadas aos bancos que receberam as recomendações, não há uma negociação formal ainda em relação ao assunto, apenas uma “dica” vinda diretamente do Banco Central da Índia (RBI).

“O órgão regulador tem pedido extraoficialmente informações sobre porque nós lidamos com negócios ultra especulativos. Muito dinheiro está saindo do país através desses negócios, algo que o RBI não está nenhum pouco contente, já que pode levar à lavagem de dinheiro”, disse à Reuters o executivo de um dos bancos questionados pelo RBI.

Sendo assim, o Banco Central da Índia começou uma “guerra” informal contra as criptomoedas, mesmo após a Suprema Corte do país tendo decidido a favor de corretoras em relação ao cancelamentos de contas em bancos.

E como é de se esperar, nenhum banco gostaria de ir contra o principal órgão regulador de um país.

“Apesar das discussões serem informais, isso é o suficiente. Ninguém quer ir contra o regulador.“, disse outro executivo bancário que preferiu não se identificar.

Ao que tudo indica a estratégia do Banco Central parece estar funcionando muito bem, considerando que alguns bancos já começaram a cancelar contas de diferentes corretoras e até mesmo de pessoas que lidam com criptomoedas. Processadoras de pagamento também estão deixando de prestar serviços a transações que estão ligadas ao criptomercado.

“O Axis Bank adotou uma instância relativamente negativa contra criptomoeda. Eles estão citando políticas internas e medidas de risco para parar transações com corretoras de criptomoedas.”, disse diretor de uma corretora da Índia à reuters.

Índia continua no caminho oposto das criptomoedas

Não é de agora que o país asiático tem uma instância contra as criptomoedas. Já tem um tempo que a Índia tem tentado proibir as criptomoedas de diferentes maneiras, incluindo até mesmo impor algumas das políticas mais rígidas do mundo contra criptomoedas. 

Ao que tudo indica, esse é o caminho que o órgão regulador vai continuar seguindo no futuro, possivelmente abrindo brecha para criar uma CBDC própria. É difícil saber o tamanho do criptomercado dentro da Índia, mas estimasse que há cerca de 10 milhões de investidores do país.

Com isso em mente, a posição do Banco Central da Índia poderá afetar milhões de pessoas e até mesmo enfraquecer os investimentos de diversos indianos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias