BC da Alemanha adota criptomoeda desconhecida

Movimento surpreende ao passo que Bitcoin segue crescendo no mundo.

Siga no
Bandeira da Alemanha blockchain bitcoin criptomoeda moeda
Bandeira da Alemanha/Reprodução

O BC da Alemanha, país que é uma das principais potências da Europa hoje, adota surpreendentemente uma criptomoeda desconhecida. Chamado também de Deutsche Bundesbank, foi o responsável pela impressão do Marco alemão até o país adotar o Euro.

Com a chegada do Euro, de fato, o BC da Alemanha perdeu muitas funções para o Banco Central Europeu. Mesmo assim, a instituição ainda funciona e procura desenvolver estudos sobre o cenário econômico.

Em um relatório recente, por exemplo, a VP do BC alemão afirmou que o país precisa se preparar. Com a crise do COVID-19 sem sinais claros de que irá recuar no curto prazo, o BC está de olho nas consequências.

O BC busca então inovações para ajudar no momento de indefinições. A novidade vem junto ao anúncio do Banco Central do Irã, que adota o Bitcoin.

BC da Alemanha surpreende e adota projeto de criptomoeda desconhecida

No mercado de criptomoedas hoje, pelo menos 5 mil criptomoedas já foram criadas. Logo é complicado até para especialistas conhecer a fundo todos os objetivos dos projetos.

Desse modo, o BC da Alemanha surpreendeu ao adotar uma criptomoeda desconhecida nos últimos dias. Chamada de “Ocean Protocol”, que é a criadora da moeda OCEAN, passa a ajudar o Banco Central alemão na busca por inovação.

A empresa, com sede em Singapura, foi contratada para prestar consultoria para o BC. De acordo com um documento público, o Bundesbank tem como objetivo conhecer um projeto de rede descentralizada.

“O objetivo do projeto de aquisição é estabelecer uma abordagem de rede descentralizada, que permite aos participantes iguais um acesso permanente e simétrico aos dados para a realização de atualizações em tempo real das estatísticas, mantendo a soberania dos dados”, afirma o documento público

Além disso, o banco central pretende aprender a construir, dar consultoria e ter conhecimento técnico sobre o assunto. Ou seja, o BC da Alemanha se prepara com ajuda de uma criptomoeda para ser uma referência do setor.

“Além disso, foram criados critérios para inovação, experiência em consultoria e transferência de conhecimento para o Bundesbank”, afirma o documento.

Banco Central alemão pode emitir criptomoeda própria?

O documento a que o Livecoins teve acesso deixa claro que o BC da Alemanha pretende desenvolver um protótipo de criptomoeda. Ou seja, o banco central poderia até emitir uma criptomoeda própria.

“O protocolo combina os elementos de um banco de dados distribuído com as características de um DLT e é, portanto, o ponto de partida ideal para o banco desenvolver um protótipo do modelo de rede“, conclui o documento

Cabe o destaque que o Ocean Protocol é uma criptomoeda descentralizada. Desse modo, ao utilizar essa rede, o Bundesbank criaria uma criptomoeda e não apenas um CBDC, como está em estudo até pelo Brasil atualmente.

No entanto, como o Banco Central da Alemanha adotou o Euro e hoje não emite mais moedas, o episódio pode ser apenas parte de um estudo. Isso porque, a Europa estuda a emissão do chamado Euro Digital, se baseando em tecnologias CBDC.

Mesmo assim, o BC da Alemanha busca inovar com uma criptomoeda desconhecida. O preço da OCEAN hoje é cotado em R$ 2,58, sendo a 72.ª criptomoeda mais valiosa. Por fim, o BC não deixou claro se irá utilizar a criptomoeda como meio de pagamentos.

Contudo, o episódio chamou atenção, pois o Banco Central do Irã adotou o Bitcoin nos últimos dias. A principal moeda digital do mundo será usada no Irã para ajudar a evitar sanções dos EUA em importações feitas pelo país, apontou o Coindesk.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...