BCE avança com Euro Digital e volta a criticar o Bitcoin

Siga no

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou oficialmente que o Eurosystem está lançando o projeto de sua própria Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o “Euro Digital”. De início, o projeto vai estudar as possibilidades, desafios e consequências do lançamento do euro digital. Além do anúncio da moeda, o Banco Europeu aproveitou a oportunidade para criticar o Bitcoin.

De forma concreta, a decisão significa que o banco vai começar um processo de investigação para desenvolver um produto que possa desempenhar o papel do Euro, ainda assim se mantendo dentro das características da moeda fiduciária, além é claro, de ser atrativo para o público.

O processo de investigação pode durar até 2 anos e a decisão de lançar ou não o euro digital acontecerá apenas com o avanço dessa fase do projeto.

Sendo assim, não é certeza de que realmente teremos uma CBDC do Banco Central Europeu. Ainda assim, a presidente do BCE, Christine Lagarde, parece otimista com a moeda seguindo os resultados preliminares.

“Tem nove meses desde que publicamos nosso relatório sobre o euro digital. Desde então nós realizamos mais análises, buscamos opiniões de cidadãos e profissionais e conduzimos experimentos com resultados encorajadores. Tudo isso nos levou a decidir a acelerar as coisas e começar o projeto do euro digital.”, disse Lagarde.

Com isso a investigação vai ter um tempo de duração de 24 meses, com o foco principal sendo características de design e distribuição da moeda digital.

Sendo assim, o documento deixa claro quais são as qualificações que o euro digital precisará ter para ser aceito dentro da UE.

“O euro digital precisa atender as necessidades dos europeus enquanto ao mesmo tempo ajuda a prevenir atividades ilícitas e evitar impactos financeiras não desejáveis na estabilidade e política monetária.”

Segundo o release, a investigação também estudará a possibilidade de sistemas centralizados e descentralizados, com ambos sendo uma possibilidade.

O documento notou que o TARGET Instant Payment Settlement, do Eurosystem e a blockchain se demonstraram capaz de processar mais de 40 mil transações por segundo.

Sendo assim, os experimentos já realizados sugerem que uma arquitetura combinando elementos centralizados e descentralizados.

Euro Digital será “melhor que o Bitcoin”

O Banco Central Europeu não é um grande apoiador do Bitcoin e isso fica bem claro. Ou seja, o lançamento da moeda digital da Europa seria também uma forma de “fazer melhor que o Bitcoin”. O

anúncio deixou claro que o banco acredita que sua solução é melhor do que a mais famosa criptomoeda do mundo.

“De acordo com os experimentos, a infraestrutura principal do euro digital seria mais amigável com o meio ambiente: Para as arquiteturas que foram testadas, o poder usado para processar dezenas de milhares de transações por segundo é mínimo comparado com os de ativos digitais como o Bitcoin.”

Ainda não se sabe como o projeto vai desenvolver e quanto teremos um Euro Digital, resta aguardar por novas descobertas e anúncios do BCE.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

O Ethos de um Bitcoinheiro

Desde que eu caí na toca do coelho, algo sempre chamou a minha atenção: como os bitcoinheiros possuem um ethos próprio bastante particular. Primeiro,...
Moedas físicas de Bitcoin em várias cores

Fundo de Investimentos em Cingapura anuncia compra de Bitcoin “físico”

Um fundo de investimentos baseado em Cingapura anunciou uma nova compra de Bitcoin "físico", o que causou surpresa no mercado local. O setor financeiro tradicional...
Jogador do Flamengo Gabriel Barbosa

Token do Flamengo despenca após derrota para o Palmeiras na Libertadores

Nas últimas 24 horas, o fan token do Flamengo despencou mais de 27%, após o clube ser derrotado pelo Palmeiras na final da Copa...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias