BCE avança com Euro Digital e volta a criticar o Bitcoin

Siga no

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou oficialmente que o Eurosystem está lançando o projeto de sua própria Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o “Euro Digital”. De início, o projeto vai estudar as possibilidades, desafios e consequências do lançamento do euro digital. Além do anúncio da moeda, o Banco Europeu aproveitou a oportunidade para criticar o Bitcoin.

De forma concreta, a decisão significa que o banco vai começar um processo de investigação para desenvolver um produto que possa desempenhar o papel do Euro, ainda assim se mantendo dentro das características da moeda fiduciária, além é claro, de ser atrativo para o público.

O processo de investigação pode durar até 2 anos e a decisão de lançar ou não o euro digital acontecerá apenas com o avanço dessa fase do projeto.

Sendo assim, não é certeza de que realmente teremos uma CBDC do Banco Central Europeu. Ainda assim, a presidente do BCE, Christine Lagarde, parece otimista com a moeda seguindo os resultados preliminares.

“Tem nove meses desde que publicamos nosso relatório sobre o euro digital. Desde então nós realizamos mais análises, buscamos opiniões de cidadãos e profissionais e conduzimos experimentos com resultados encorajadores. Tudo isso nos levou a decidir a acelerar as coisas e começar o projeto do euro digital.”, disse Lagarde.

Com isso a investigação vai ter um tempo de duração de 24 meses, com o foco principal sendo características de design e distribuição da moeda digital.

Sendo assim, o documento deixa claro quais são as qualificações que o euro digital precisará ter para ser aceito dentro da UE.

“O euro digital precisa atender as necessidades dos europeus enquanto ao mesmo tempo ajuda a prevenir atividades ilícitas e evitar impactos financeiras não desejáveis na estabilidade e política monetária.”

Segundo o release, a investigação também estudará a possibilidade de sistemas centralizados e descentralizados, com ambos sendo uma possibilidade.

O documento notou que o TARGET Instant Payment Settlement, do Eurosystem e a blockchain se demonstraram capaz de processar mais de 40 mil transações por segundo.

Sendo assim, os experimentos já realizados sugerem que uma arquitetura combinando elementos centralizados e descentralizados.

Euro Digital será “melhor que o Bitcoin”

O Banco Central Europeu não é um grande apoiador do Bitcoin e isso fica bem claro. Ou seja, o lançamento da moeda digital da Europa seria também uma forma de “fazer melhor que o Bitcoin”. O

anúncio deixou claro que o banco acredita que sua solução é melhor do que a mais famosa criptomoeda do mundo.

“De acordo com os experimentos, a infraestrutura principal do euro digital seria mais amigável com o meio ambiente: Para as arquiteturas que foram testadas, o poder usado para processar dezenas de milhares de transações por segundo é mínimo comparado com os de ativos digitais como o Bitcoin.”

Ainda não se sabe como o projeto vai desenvolver e quanto teremos um Euro Digital, resta aguardar por novas descobertas e anúncios do BCE.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Vista da cidade de Miami

Criptomoeda de Miami será listada em primeira grande corretora

A cidade de Miami está para lançar sua própria criptomoeda, que já recebeu a confirmação de que será listada em uma grande corretora do...

ETF 100% Ethereum estreia hoje na B3

Nesta quarta (04) foi lançado o ETF 100% Ethereum na B3, bolsa brasileira. O fundo foi desenvolvido pela gestora QR Asset Management, a mesma...

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias