BCE diz que banimento da mineração de Bitcoin na Europa é provável

O relatório também destacou que o consumo de energia da mineração de Bitcoin e Ethereum é similar a de países como Espanha, Holanda ou Áustria, citando dados de pesquisas anteriores sobre o assunto.

Banco Central Europeu é o banco central do Euro
Banco Central Europeu é o banco central do Euro

Junto com a recente queda das criptomoedas, também começou uma grande pressão por parte de diferentes entidades ao redor do mundo contra o Bitcoin e de outros ativos digitais. Um dos grandes “inimigos” do Bitcoin é o Banco Central Europeu (BCE), que agora está intensificando os seus esforços para “provavelmente” banir a criptomoeda.

Em um recente relatório publicado pelo Banco Central Europeu o órgão destacou os riscos e problemas das criptomoedas, oferecendo até mesmo soluções que “devem ser implementadas urgentemente” na jurisdição onde o banco atua.

Entre as principais preocupações que o Banco Central cita, a principal está justamente em relação ao consumo de energia por parte dos sistemas de Proof-of-Work.

O relatório divulgado é um estudo que compara a mineração com os carros movidos a combustíveis fósseis e que, da mesma forma que existe uma movimentação para deixar de produzir esses veículos na próxima década, a União Europeia também deve fazer algo contra as criptomoedas.

Projeto de Lei quer atuar contra mineração de criptomoedas

O BCE não só fez um, mas três relatórios pedindo para que os membros da União Europeia aprovem um novo projeto de lei chamado de Market In Crypto-Assets (MiCA).

Essa é a primeira vez que a Europa tenta criar uma política compreensiva e geral para o bitcoin. Esse projeto vem sendo trabalhado há algum tempo e sua última revisão aconteceu no final de junho deste ano.

De acordo com os relatórios, o MiCA precisa ser aprovado “urgentemente” pelos membros da União Europeia para a proteção ambiental, fazendo uma comparação direta com os carros elétricos.

“Autoridades públicas têm a chance de incentivar a versão do carro elétrico das criptomoedas (Proof-of-Stake e diferentes mecanismos de consenso na blockchain) ou então de restringir ou banir a versão do carro à combustível do criptomercado (mecanismos de Proof-of-Work.)”, diz o relatório do BCE.

O relatório também destacou que o consumo de energia da mineração de Bitcoin e Ethereum é similar a de países como Espanha, Holanda ou Áustria, citando dados de pesquisas anteriores sobre o assunto.

O relatório conclui que as autoridades da UE provavelmente não avançarão com planos para restringir o uso de carros movidos a combustível fóssil até a data planejada de 2035 sem também tomar medidas contra criptomoedas de prova de trabalho.

Relatório também cita Stablecoins

O novo projeto de lei também determina que empresas que emitem stablecoins mantenham amplas reservas e atualizem regularmente os documentos que comprovem e demonstram suas reservas de forma pública.

Esses tipos de ativos digitais, que dependem de reservas ou algoritmos para manter o valor, tornaram-se uma parte cada vez mais importante da indústria de criptomoedas, disse o BCE, e com os casos recentes e catastróficos envolvendo as stablecoins o relatório se demonstra preocupado com esses ativos.

“Desenvolvimentos recentes mostram que as stablecoins são tudo, menos estáveis, como exemplificado pela queda do TerraUSD e a desvinculação temporária do Tether”, observou o relatório.

O projeto de lei ainda precisa passar por diferentes trâmites para ser votado como uma lei em vigência na Zona do Euro, no entanto, o Banco Central Europeu quer velocidade nessa decisão e urgência.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias