BCE registra Euro Digital como marca, moeda está chegando?

Registro dessa marca foi confirmada pelo Banco Central Europeu, que pode lançar uma versão da moeda digital em breve!

Siga no
BCE Euro Europa Banco Central Europeu Eurotower
Eurotower/ECB
Anúncio

O Banco Central Europeu (BCE) registrou a marca Euro Digital, mostrando que o desenvolvimento de uma moeda nova no bloco está avançando.

De acordo com a Bloomberg, o registro é válido e foi confirmado por um porta-voz do BCE. Desse modo, fica claro que o Euro, assim como Dólar, Yuan e até o Real, deverá chegar em uma versão digital em breve.

Todos os bancos centrais do mundo já avaliam esse lançamento, inclusive o brasileiro. O potencial de adoção a essa tecnologia é alto na visão dos mandatários e deve ser um movimento conjunto para frear a ascensão de moedas públicas como o Bitcoin.

O BCE registrou a marca Euro Digital e confirmou que há estudos em andamento

Anúncio

A divisa Euro é a moeda oficial do bloco de países Europeu, formado por grandes potências mundiais. Essa moeda começou a circular de fato na região em 2002, ou seja, tem apenas 18 anos desde sua fundação.

No entanto, com a evolução do dinheiro, o Euro já recebe concorrentes de peso. Com as criptomoedas, por exemplo, moedas fiduciárias passam por enorme descrédito.

Desse modo, para enfrentar às criptomoedas, Bancos Centrais estudam o lançamento de suas divisas digitais. O Banco Central Europeu é um dos que está nessa frente, de olho nos chamados CBDCs.

De acordo com a Bloomberg, o BCE pediu o registro da marca Euro Digital no último dia 22 de setembro. A informação foi confirmada por um porta-voz do BCE, que afirmou que estudos sobre o Euro Digital estão em andamento.

Nas últimas semanas, a presidente do BCE, Christine Lagarde, já havia comentado o tema. Para ela o Euro Digital deverá ser um complemento na zona do Euro, não uma substituição do dinheiro.

Ou seja, o registro de marca ainda não coloca o Euro Digital como definido, mas o BCE avança a discussão.

Inflação na zona do Euro tem preocupado e estímulos podem seguir

O Euro é uma moeda inflacionária e o Banco Central Europeu tem a missão de manter o cenário. Contudo, a inflação na zona do Euro tem ficado abaixo do esperado pela autoridade monetária.

A meta da inflação do BCE é de 2%, sendo que o núcleo caiu a 0,4% de 0,6%. Esse recuo de 0,2% pressiona a atuação do BCE na região.

De acordo com a Reuters, isso é reflexo dos preços ao consumidor, que aceleraram na região em setembro. Esse cenário aumenta a pressão para que o BCE mantenha estímulos, ou seja, imprima dinheiro.

Com a pandemia do novo coronavírus a autoridade já havia emitido grande quantidade de estímulos. No entanto, a região está assolada com alto desemprego e a população aumenta a quantidade da poupança.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin e Direito criptomoedas e blockchain advogados

Criptomoedas estão em franca expansão, declara OAB

O mercado de criptomoedas está em alta nos últimos anos, mas em 2020 o momento é especial. De acordo com a OAB do Rio...

Aduanas do Mercosul já estão conectadas por blockchain

ObConnect, rede blockchain desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil, começou a ser utilizada em outubro para conectar as aduanas do Brasil,...

Líderes da Minerworld são condenados por tentar enganar justiça

Réus envolvidos em uma ação coletiva contra a Minerworld são condenados pela justiça por terem fraudado credores e enganado o processo judicial através da...

Últimas notícias

Aduanas do Mercosul já estão conectadas por blockchain

ObConnect, rede blockchain desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil, começou a ser utilizada em outubro para conectar as aduanas do Brasil,...

Líderes da Minerworld são condenados por tentar enganar justiça

Réus envolvidos em uma ação coletiva contra a Minerworld são condenados pela justiça por terem fraudado credores e enganado o processo judicial através da...

Investidor anjo do Uber e Twitter elogia bitcoin e diz que criptomoedas são uma das maiores invenções da história

Naval Ravikant, investidor anjo de grandes empresas como a Uber e o Twitter falou recentemente em um podcast porque acredita que o Bitcoin é...