Binance destrói US $ 68 milhões de BNB, mas preço cai

No início, a estratégia rendia resultados, já que o mercado não sabia avaliar o efeito dessa operação.

Siga no
Corretora de Bitcoin e criptomoedas Binance
Corretora de Bitcoin e criptomoedas Binance

A Binance queimou (burn) 2,25 milhões de moedas BNB, equivalentes a US $ 68 milhões, em 16 de outubro. Esta foi a maior destruição de tokens desde o início do programa, que reduz o número de BNB a serem emitidos. No entanto, o impacto na cotação foi irrelevante, mas por quê?

Bom, primeiramente precisamos entender que desde o lançamento do token BNB, era esperado um total 100 milhões em circulação, embora um total de 200 milhões tenham sido criados. A promessa inicial era que parte do lucro da exchange seria utilizado para recomprar tokens.

Havia uma outra parte destinada aos sócios e funcionários da Binance, mas também optaram por abrir mão desta fatia. Cabe notar que estes tokens tampouco chegaram a entrar em circulação.

Recompra, ou buyback, é quando uma empresa pega dólares em caixa e utiliza para comprar ações em circulação de sua própria emissão. Ou seja, neste caso ocorrem trades no mercado aberto, seja via leilão, ou atuação direta nas bolsas de valores.

Malandramente, CZ, fundador da Binance, optou por queimar moedas que nunca estiveram em circulação (burn). Deste modo, não há desembolso de caixa algum na operação. No início, a estratégia rendia resultados, já que o mercado não sabia avaliar o efeito dessa operação.

Cotação do BNB em satoshis de BTC, gráfico diário. Fonte: TradingView
Cotação do BNB em satoshis de BTC, gráfico diário. Fonte: TradingView

Repare como não há mudança de tendência nos dias ou semanas próximos das datas de queima (burn). No máximo, percebe-se uma tentativa de pump nos dias anteriores ao evento, porém a cotação se ajusta nas semanas seguintes. Isto mostra um amadurecimento do mercado.

Na realidade, fazer um cálculo do valor de mercado desses tokens é uma tarefa quase impossível. Parte disso ocorre pois a própria rede Smart Chain ainda está sendo desenvolvida, além do crescente ecossistema Binance, que irá trazer novas funcionalidades para o token.

Como avaliar o token BNB?

Minha sugestão é comparar com a capitalização de mercado do Ethereum (ETH), já que ambos concorrem nas áreas de exchanges descentralizadas (DEX) e aplicações utilizando smart contracts.

Lembrando que CZ destinou US$ 100 milhões para auxiliar projetos no desenvolvimento de sua rede, focado na área de finanças descentralizadas (DeFi).

Gráfico comparativo entre capitalização do BNB e ETH. Fonte: Tradingview
Gráfico comparativo entre capitalização do BNB e ETH. Fonte: Tradingview

O principal risco da Binance atualmente é da exchange ser alvo de operações do Departamento de Justiça dos EUA em função de sua permissividade com contas anônimas.

No entanto, caso a mesma consiga capturar parte do mercado de Finanças Descentralizadas, seu token poderá facilmente voltar para 15% do valor de mercado da Ethereum.

Em suma, o maior desafio do BNB é reduzir sua exposição à exchange Binance, por incrível que pareça.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Bitcoin pegando fogo e bandeira da China

Maior pool de mineração de Bitcoin bane chineses

Nesta segunda, a maior pool de mineração de Bitcoin baniu os mineradores chineses, mostrando que a comunidade deverá acatar a determinação do governo chinês. Na...

“Bitcoin é perigoso e não pode ser reserva de valor”, diz analista do Deutsche...

Uma analista do Deutsche Bank, chamada Marion Labor, falou sobre os perigos do uso das criptomoedas, principalmente o Bitcoin, como uma moeda legal. As...
Cadeado destravado e Bitcoin em caso de baixa segurança dos dados corretoras

ABCripto alerta sobre transações da Gas Consultoria e “Faraó dos bitcoins”

Fruto da colaboração de várias empresas do mercado de criptomoedas brasileiras, a ABCripto emitiu um alerta para as transações feitas pela Gas Consultoria e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias