Uma nova decisão alivia tensão entre a corretora de criptomoedas Binance com a SEC, a CVM dos EUA. O CEO da corretora, CZ comentou, neste sábado (17), que o acordo chegou a termos mutuamente aceitáveis.
E a novidade aliviou até a pressão no mercado de criptomoedas, visto que o BNB e outros tokens podem não ser totalmente valores mobiliários.
O preço do bitcoin, por exemplo, valoriza para US$ 26,4 mil por unidade, se recuperando da queda para 24 mil dólares na última quinta-feira (15).
Sem explicar termos de acordo com a SEC, CEO da Binance comemorou via Twitter
Ainda não está totalmente claro ao mercado de criptomoedas o que a Binance e a SEC resolveram, mas aparentemente um acordo entre as partes chegou a um termo promissor.
Com isso, o mercado respira aliviado neste sábado, com algumas criptomoedas registrando leves valorizações.
Em nota, CZ declarou que não concordava com os pedidos da SEC, e sente que uma parte das exigências eram injustificadas. Mesmo assim, ambas as partes chegaram a “termos mutuamente aceitáveis.”
“Embora afirmemos que o pedido de alívio de emergência da SEC foi totalmente injustificado, estamos satisfeitos que o desacordo sobre esse pedido tenha sido resolvido em termos mutuamente aceitáveis.”
CEO da Binance aproveitou para divulgar que fundos de clientes estão seguros
Além de informar que aceitou os termos com a SEC e ambas as partes chegaram a um acordo, o CEO da Binance declarou que os fundos dos clientes estavam seguros e continuarão protegidos. Segundo ele, todas as plataformas da Binance, incluindo a BinanceUS, estão seguras.
“Os fundos do usuário foram e sempre serão seguros e protegidos em todas as plataformas afiliadas à Binance.”
Although we maintain that the SEC's request for emergency relief was entirely unwarranted, we are pleased that the disagreement over this request was resolved on mutually acceptable terms.
User funds have been and always will be safe and secure on all Binance-affiliated…
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) June 17, 2023
A oportunidade de um acordo aliviou principalmente a cotação da criptomoeda própria da Binance, a BNB. Nas últimas 24 horas, por exemplo, o preço do BNB valorizou 2,8%, subindo para US$ 245,00, a maior alta entre as 10 maiores criptomoedas em market cap.
Um advogado que analisou o caso e recebeu atenção até do CEO do Twitter elogiou a equipe jurídica da Binance que atuou no caso. De acordo com o profissional, um acordo entre as partes é uma vitória para a ré Binance, e indicou que a SEC agiu razoavelmente no caso.
“Por que isso importa? Isso significa que o juiz não fará uma determinação antecipada de que a SEC tem uma “probabilidade substancial de sucesso no mérito” se o caso seguir para julgamento. O caso seguirá em frente sem determinação judicial antecipada de que $BNB (ou qualquer outro ativo nas plataformas da Binance) provavelmente seja um valor mobiliário. Bom trabalho da equipe jurídica Binance. E, no final, a SEC agiu razoavelmente ao chegar a esse acordo.”