Binance não dará suporte a novo recurso da Litecoin (LTC)

Investidor segurando moeda física de Litecoin (LTC).
Investidor segurando moeda física de Litecoin (LTC).

A Binance, exchange de criptomoedas fundada por Changpeng Zhao, anunciou nesta segunda-feira (13) que não trabalhará com depósitos e saques de Litecoin (LTC) que usarem o recurso MimbleWimble Extension Blocks (MWEB).

Indo além, a corretora explica que tais depósitos não serão processados, bem como não serão restituídos conforme o MWEB impossibilita saber de qual endereço o envio foi realizado, para realizar o reembolso. Em outras palavras, quem usar tal recurso perderá todo dinheiro depositado.

Tal atualização na blockchain da Litecoin, focada em privacidade, está sendo um grande problema para a comunidade. Afinal, requisitos regulatórios já estão pressionando outras exchanges a abandonar o LTC por conta do MimbleWimble.

O que é o MimbleWimble do Litecoin?

O MimbleWimble Extension Blocks (MWEB) é composto por duas técnologias. A primeira é o MimbleWimble, já usado por moedas menores como Beam (BEAM) e Grin (GRIN). O segundo, Extension Blocks, foi proposto para ser usado no Bitcoin em 2017, entretanto não foi ativado.

Portanto, os principais propósitos do MWEB são o aumento da privacidade nas transações, ainda que não sejam 100% privadas, bem como a escalabilidade da rede.

“Em termos de fungibilidade e privacidade, acredito que o MWEB entrega 90%,” afirmou Charlie Lee, criador do Litecoin. “Para a maioria das pessoas isso é bom o suficiente. É a diferença entre morar em uma casa de vidro e morar em uma casa com janelas. Para as pessoas que precisam de 100% de privacidade, elas podem morar em uma casa sem janelas.”

Com tantas moedas quase idênticas no mercado, o Litecoin está então apostando em um caminho diferente. Além disso, o LTC sempre foi conhecido por testar novos recursos antes de serem introduzidos no Bitcoin.

Consequências podem ser devastadoras para o Litecoin

Apesar de o Litecoin já ter servido de experimento para outros recursos, como o SegWit, é difícil acreditar que o MimbleWimble Extension Blocks (MWEB) seja introduzido no Bitcoin em um futuro próximo.

O principal motivo é a questão regulatória. Muitos países não permitem que exchanges lidem com depósitos e saques de moedas anônimas. Afinal, estes acreditam que estas criptomoedas poderiam ser usadas para fins ilícitos. Sendo assim, o Litecoin pode ser removido de diversas exchanges, perdendo liquidez internacional.

Binance não aceitará depósitos de Litecoin que usem MWEB

Sendo assim, uma das maiores exchanges do mercado, a Binance, anunciou que será mais uma que não trabalhará com o MimbleWimble Extension Blocks do Litecoin.

“A Binance não suportará depósitos e saques de Litecoin (LTC) que utilizam a função MimbleWimble Extension Blocks (MWEB),” aponta o comunicado da Binance. “Quaisquer depósitos de LTC feitos na Binance por meio da função MWEB não serão recebidos ou devolvidos, pois não conseguimos verificar o endereço do remetente, resultando na perda direta de fundos.”

Apesar disso, a exchange continuará trabalhando normalmente com depósitos e saques que não utilizem o MWEB. Contudo, é notável que o recurso está afetando o preço do LTC, que já está 85% abaixo de seu topo histórico devido ao bear market.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias