Binance não reporta transações de brasileiros à Receita Federal, diz gerente no país

Corretora ainda não tem sede no Brasil.

Siga no
Ana Paula Rabelo em conversa com Mayra Siqueira, gerente da Binance Brasil
Ana Paula Rabelo em conversa com Mayra Siqueira, gerente da Binance Brasil /Crédito: Declarando Bitcoin

A gerente da Binance Brasil, Mayra Siqueira, lembrou que a corretora não reporta à Receita Federal transações de clientes brasileiros.

A afirmação aconteceu em uma conversa com a contadora especialista em Bitcoin, Ana Paula Rabello, em uma edição recente de seu podcast LoiraPod, que aborda temas de declarações de imposto de renda.

Desde 2019, a Instrução Normativa da Receita Federal n.º 1.888 exige que transações com criptomoedas feita por investidores no Brasil sejam informadas à autarquia.

Entenda o porque a Binance não reporta transações à Receita Federal do Brasil

Em conversa com Ana Paula Rabello, Mayra lembrou que a corretora Binance é uma fintech global, mas que não tem sede no Brasil. Assim, a empresa não tem a obrigatoriedade de realizar reportes de transações de usuários à Receita Federal do Brasil (RFB).

Contudo, segundo a gerente local, a Binance está em fase de estruturação no mercado brasileiro, analisando as tributações e licenças necessárias para operar no país.

Mesmo assim, ela lembrou que os investidores que realizam compra e venda pela sua corretora devem prestar esclarecimentos a autarquia brasileira, sempre que realizarem operações.

“A gente está numa fase de análise e montagem dessa estrutura para quem sabe daqui para frente a Binance tornar uma empresa brasileira ou ter um braço aqui no Brasil. Mas isso não acontece ainda, enquanto isso a Binance não reporta, não tem essa obrigatoriedade. Lembrando: é sempre obrigação da pessoa física ou jurídica fazer o seu reporte.”

A gerente da Binance Brasil ainda lembrou que um CNPJ que circula com frequência na mídia, informando que este pertence à corretora. No entanto, ele não está registrado pela empresa e não deve ser utilizado por brasileiros em suas declarações.

Por fim, Mayra explicou que a entrada de Real brasileiro na corretora se dá por meio de uma fintech parceira, uma fiat gateway de pagamentos. Assim, a própria corretora não tem conta bancária no Brasil e não manipula Real (BRL).

“Não se paga IOF para enviar Real para a Binance”

A gerente da corretora também lembrou que como o dinheiro enviado pelos clientes para a Binance não sai do Brasil, não se deve pagar IOF nas transações, que não são internacionais.

Outro ponto informado por Mayra é sobre documentos fornecidos para ações judiciais, assunto que tem levantado polêmica no Brasil. Em sua fala, a gerente explicou que praticamente toda semana a Binance recebe pedido de autoridades para que informações de usuários sejam apresentadas.

Como a corretora atua em apoio a autoridades desde seu início, a Binance fornece informações para autoridades sempre que solicitada. A gerente ainda explicou que o processo de KYC recentemente exigido pela corretora ajuda na segurança dos próprios usuários da corretora.

O debate com a Mayra pode ser acompanhado na íntegra pelo canal Declarando Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias