Bitcoin é uma forma extrema de anarquismo libertário, diz gestor de fundos

Além da preocupação com o impacto social do Bitcoin no mundo, o gestor também falou sobre o impacto ambiental causado pela mineração da criptomoeda.

Siga no

Existem diferentes opiniões sobre como o Bitcoin será capaz de mudar o futuro e a sociedade como um todo, no entanto, nem todas as opiniões são utópicas, com alguns acreditando que a moeda pode ir no caminho contrário do que muitos pensam e prejudicar a sociedade. Pelo menos esta é a opinião de Tim Bond, gestor de portfólios de uma das maiores firmas financeiras de Londres.

De acordo com informações do MarketWatch, Bond disse acreditar que a maior criptomoeda do mundo não possui nenhuma utilidade social real além de ser uma ferramenta de especulação e uma maneira de lavar dinheiro.

O parceiro e gerente de portfólio na Odey Asset Management disse em entrevista ao site que o Bitcoin também está prejudicando o planeta e que no futuro pode fazer com que a sociedade não funcione mais. Ele chegou a dizer que o Bitcoin é uma classe de ativos particularmente vil.

“Para mim o Bitcoin é um ativo particularmente vil. Se o Bitcoin começar a romper com as moedas fiduciárias, moedas liberadas pelo governo que não são lastreadas em comodities, a habilidade dos governos de coletar taxas, gastar e redistribuir vão ser prejudicadas.”

Bitcoin pode impedir o funcionamento da sociedade

Esses são atributos da moeda que os defensores do Bitcoin garantem ser pontos positivos. Segundo Bond, o Bitcoin pode acabar evitando que a sociedade funcione, tanto de maneira eficiente quanto de maneira ética, com a moeda se tornando uma ferramenta de anarquismo liberal extremo.

“Sendo assim, o Bitcoin é a ponta da lança de uma forma de anarquismo liberal extremo, talvez por isso que o Bitcoin é tão popular no Vale do Silício.”

Além da preocupação com o impacto social do Bitcoin no mundo, Bond também falou sobre o impacto ambiental causado pela mineração da criptomoeda e o quão a emissão de gases gerados pelo setor está em níveis equivalentes a de países inteiros.

“A mineração de Bitcoin está localizada principalmente em economias asiáticas (65% na China) onde o suprimento de eletricidade vem do carvão e outros combustíveis fósseis. Podemos então calcular que a mineração de Bitcoin produz cerca de 55 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano (…) É difícil pensar em outra atividade humana que é simultaneamente inútil e tão prejudicial para o planeta.”

Tim Bond é parceiro da Odey Asset Management, empresa fundada por um bilionário em 1991. É difícil levar a sua opinião como uma certeza, afinal, ele está em uma posição que não se importa ou não liga para a democratização que o Bitcoin oferece e como ele muda diferentes partes da sociedade que não eram afetadas positivamente pelo sistema tradicional.

Ainda assim, os impactos do Bitcoin, tanto sociais quanto climáticos, precisam ser analisados, mas ainda é cedo para determinar se é algo negativo ou positivo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias