Bitcoin cai 800 dólares em apenas duas horas: mercado sendo manipulado por baleias e corretoras

Alguém, em algum lugar, lucrou US $ 15 milhões, vendendo 25.160 BTC por US $ 215 milhões e comprando de volta por US $ 200 milhões.

Siga no

Nas últimas 24 horas, corretoras de criptomoedas e baleias (grandes detentores de bitcoin) estiveram ocupados manipulando o preço do Bitcoin, o que levou a moeda digital ao seu valor atual de US $ 7.979. 

O que você deve ter notado é que o preço está abaixo do nível de US $ 8.000, que foi mantido em mais de uma semana. O Bitcoin perdeu US $ 800 em valor em apenas duas horas.

Muitos concordam que o Bitcoin teve um bom retorno nos últimos meses desde abril, mas poucos estão felizes com seu desempenho recente. Nesta terça, 4 de junho de 2019, o Bitcoin caiu de cerca de US $ 8.500 para US $ 7.900. Sua capitalização de mercado de US $ 150 bilhões também caiu para US $ 141 bilhões, registrando uma perda de mais de US $ 9 bilhões em duas horas.

Embora isso pareça outro dia normal de volatilidade no mercado de criptomoedas, há algo irritante na queda de preço. A primeira causa plausível é uma enorme transferência de 25.160 BTC para a Coinbase, uma corretora norte-americana de criptomoedas. Uma baleia supostamente vendeu os ativos por cerca de US $ 215 milhões na Coinbase.

Esse não foi o fim do esquema, já que várias compras de Bitcoin foram feitas logo após a venda. O site WhaleAlert, uma plataforma que monitora o movimento de grandes quantidades de Bitcoin, também relatou que uma hora depois, 14.160 BTC (no valor de $ 112M) foram transferidos da Coinbase para outra carteira. Da mesma forma, 11.000 BTC ($ 88M) e 10.000.000 USDT ($ 10M) também foram transferidos da corretora para outras carteiras.

Baleia teve lucro US $ 15 Milhões com manipulação

O que tudo isso significa é que alguém, em algum lugar, lucrou US $ 15 milhões, vendendo 25.160 BTC por US $ 215 milhões e comprando de volta por US $ 200 milhões. Parece um bom negócio, uma vez que ele ainda possui a mesma quantidade de Bitcoin em sua conta. Mas as custas de quem?

A comunidade de criptomoedas, por outro lado, tem reações mistas sobre a queda repentina no preço, especialmente quando outra alta era esperada. Isso porque, em 30 de maio de 2019, o Bitcoin atingiu seu pico no acumulado do ano de cerca de US $ 9.000.

Comentários da comunidade sobre a manipulação das baleias

Um olhar atento aos comentários de usuários do Reddit mostra que várias pessoas não são totalmente contra a atual queda do mercado e manipulação. Alguns deles transmitiram suas opiniões de que as pessoas só ficam impressionadas quando as baleias manipulam o mercado para aumentar os preços. De acordo com eles, se ficamos empolgados quando o Bitcoin ganha US $ 1.000 em um dia, então devemos engolir o fato de que o bitcoin pode  perder US $ 600 em poucos minutos.

Outro usuário apoiando o comentário disse:

“As pessoas só reclamam quando a ‘manipulação’ está indo contra sua posição, mas é como todos os mercados funcionam: os criadores de mercado (investidores institucionais) movem o mercado em seu favor porque eles têm a capacidade de fazê-lo.”

Mais comentários nesse sentido são de usuários que acreditam que o Bitcoin não é um investimento em comparação com empresas que oferecem um produto em troca de lucro.

Por que o Bitcoin está em queda? 2 razões possíveis.

Neste momento, o Bitcoin enfrenta queda de quase 10%, abaixo duas possíveis razões:

1. Manipulação de baleias na Coinbase 

Como informado no inicio da matéria, uma baleia enviou 25.160 BTC para a Coinbase antes da queda de preços. Especula-se e é bem possível que a transação de US $ 200 milhões tenha sido de propósito, em uma tentativa de acumular mais bitcoins, que é o que aconteceu. A baleia da Coinbase teve lucro de US $ 15 milhões ao longo do processo, vendendo e comprando. O movimento está sendo considerado um dos catalisadores da queda.

2. Correção do preço

Outra razão possível para a queda do Bitcoin pode ser devido a uma correção saudável. A ideia de que o Bitcoin pode subir para sempre sem ver alguma correção é basicamente impossível. Somente em 2019, o Bitcoin registrou um aumento de 120%, e no último mês a moeda digital ganhou mais de 40%.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Carro Bitcoin

Carro Bitcoin disputa Indy 500 pela primeira vez

O primeiro carro Bitcoin a disputar uma corrida na Fórmula Indy 500 já se prepara para a largada. Patrocinado pela Carpenter, esse será o...

MicroStrategy aproveita queda e compra mais Bitcoin

Se para alguns a queda atual do Bitcoin é ruim, para outros é um momento esperado e oportuno para comprar a moeda digital. A...
Mão cheia de Bitcoin aceitando moeda digital

“Ninguém é obrigado a receber Bitcoin”, diz juiz ao julgar pagamento de dívidas

Uma disputa por uma compra de terras no estado de Rondônia, norte do Brasil, acabou na justiça após descumprimento de cláusulas contratuais. Na decisão,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias