Bitcoin concorre com Ouro, não com moedas fiduciárias, diz economista

Chefe de Economia do Banco de Cingapura fez uma análise sobre o Bitcoin em texto institucional.

Siga no
Bitcoin em cima de pilha de ouro
Bitcoin em cima de pilha de ouro

O economista chefe do Banco de Cingapura, Mansoor Mohi-uddin, afirmou que o Bitcoin concorre com o ouro, não com as moedas fiduciárias. Na sua visão, o Bitcoin é melhor como reserva de valor que como dinheiro.

Após a alta do Bitcoin em janeiro de 2021, quando a moeda saiu de US $ 29 mil para US $ 42 mil, o mundo acompanhou o movimento. Com grandes empresas comprando a moeda digital como uma reserva de valor, o Bitcoin ganhou manchetes.

Após alcançar a nova máxima histórica de preços em relação ao Dólar, o Bitcoin recuou. Nos últimos dias, o preço da moeda oscilou entre US $ 30 e US $ 35 mil, com possíveis vendas de mineradores causando a queda.

Bitcoin concorre diretamente com ouro e pode substituir parcialmente o metal nobre

Um dos que repercutiram o movimento de alta do Bitcoin foi Mansoor, que viu a moeda digital como possível substituto ao ouro. Contudo, para alcançar esse objetivo o Bitcoin precisa alcançar alguns objetivos.

Ao ver o movimento de alta da moeda digital, principalmente nos primeiros dias de 2021, o executivo do Banco de Cingapura afirma que se lembrou do ouro em 1970. Naquela época, o movimento de alta do ouro foi destaque nos mercados.

“A impressionante recuperação do Bitcoin está no mesmo nível dos grandes booms de investimento das últimas décadas, incluindo ouro na década de 1970, ações japonesas na década de 1980, ações da Internet na década de 1990, preços do petróleo na década de 2000 e empresas de tecnologia na década de 2010.”, afirmou o economista.

No uso do Bitcoin como dinheiro, no entanto, o economista ainda não acredita ser o momento do Bitcoin. Para ele, mesmo com o ativo digital mostrando crescimento, ele se assemelha ao ouro, não às moedas fiduciárias, como o Real, por exemplo.

“Mas ainda é muito improvável que as criptomoedas substituam as moedas nacionais como o principal meio de troca de qualquer economia. Em vez disso, com o tempo, o dinheiro digital pode substituir parcialmente o ouro, oferecendo uma reserva de valor eletrônica – em vez de física., afirmou Mansoor

Bitcoin precisa superar alguns desafios para se tornar reserva de valor

O potencial do Bitcoin como moeda reserva de valor é real na visão do economista. Ele ainda acredita que alguns desafios devem ser superados para o Bitcoin enfim se tornar uma reserva de valor.

Um deles é a confiança das pessoas na tecnologia, que deve melhorar para que ele seja um ativo realmente seguro. Outro ponto que deve ser melhorado é sua volatilidade.

Por fim, Mansoor Mohi-uddin defende que uma aceitação na regulação seja algo comum do setor, para ganhar o sonhado status de reserva de valor.

“…as criptomoedas ainda devem superar obstáculos importantes, incluindo confiança, volatilidade, aceitação regulatória e riscos de reputação. Mas, uma vez que essas desvantagens tenham sido tratadas, as moedas digitais podem desempenhar um papel modesto, mas ainda útil, nas carteiras de investidores como um ativo potencial porto-seguro.”, apontou o economista chefe do Banco de Cingapura

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias