Bitcoin continua perdendo valor em meio a investigação de manipulação de preço

Siga no
Bitcoin perdendo valor
Imagem: Pixabay

O Bitcoin continua em queda somando perdas de até 20% só nos últimos 7 dias. Um dos motivos apontados são as investigações sobre uma possível manipulação no preço durante a maior alta no ano passado.

Depois de valorizar mais de 1.400% em 2017, em meio a um frenesi de criptomoedas, o bitcoin perdeu quase 70% do seu valor em relação ao recorde de US $ 19.511 em dezembro do ano passado. Hoje, a criptomoeda chegou a ser negociada por US $ 6.238 no final da tarde.

A moeda virtual tem lutado para reverter um “sell-off” que coincide com notícias negativas. A mais recente: Um estudo de possível manipulação de preços usando a moeda Tether. A Bloomberg News informou em maio que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre práticas comerciais ilegais que podem manipular o preço do bitcoin e outras criptomoedas.

Perda de valor das principais criptomoedas. Imagem: Coin360
Perda de valor das principais criptomoedas. Imagem: Coin360

De acordo com a pesquisa de um professor da Universidade do Texas, Tether, uma das moedas mais negociadas, mostrou um padrão de ser gasto em bitcoin em momentos cruciais, ajudando a impulsionar o bitcoin a um preço recorde em dezembro.

Assuntos sobre o Tether e a exchange Bitfinex têm perseguido o mundo das criptomoedas desde o ano passado quando a Bitfinex perdeu relações bancárias e continuou a operar. A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA intimou ambas as empresas em dezembro em busca de provas de que o Tether é apoiado por uma reserva de dólares norte-americanos, como afirma a Bitfinex.

Ainda em fevereiro, um grupo de investidores chamado 1000X Group encomendou um relatório para determinar a influência do Tether sobre o preço do bitcoin. O resultado encontrado determinou que o bitcoin valeria cerca de US $ 4.500 se não tivesse a manipulação do Tether.

Em outras medidas técnicas, o índice de força relativa do Bitcoin caiu abaixo de 30%, um nível frequentemente usado em ações e algumas outras classes de ativos como indicadores de sobrevenda.

Normalmente, sobe acima de 30% em questão de dias, de acordo com uma análise de cinco anos. Muitos dos pares mais próximos do Bitcoin também caíram. Ethereum, a segunda criptomoeda com maior valor de mercado e o Ripple (terceira) caíram cerca de 20% por cento nesta semana.

Para o bitcoin, US $ 5.000 parece ser um nível de suporte agora, de acordo com o The Indian Wire.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

As falácias do consumo de energia do Bitcoin

O tópico mais recente na indústria de criptomoedas é o consumo de energia de prova de trabalho (Proof-of-work ou PoW) do Bitcoin e se...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias