Bitcoin continua perdendo valor em meio a investigação de manipulação de preço

Siga no
Bitcoin perdendo valor
Imagem: Pixabay

O Bitcoin continua em queda somando perdas de até 20% só nos últimos 7 dias. Um dos motivos apontados são as investigações sobre uma possível manipulação no preço durante a maior alta no ano passado.

Depois de valorizar mais de 1.400% em 2017, em meio a um frenesi de criptomoedas, o bitcoin perdeu quase 70% do seu valor em relação ao recorde de US $ 19.511 em dezembro do ano passado. Hoje, a criptomoeda chegou a ser negociada por US $ 6.238 no final da tarde.

A moeda virtual tem lutado para reverter um “sell-off” que coincide com notícias negativas. A mais recente: Um estudo de possível manipulação de preços usando a moeda Tether. A Bloomberg News informou em maio que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre práticas comerciais ilegais que podem manipular o preço do bitcoin e outras criptomoedas.

Perda de valor das principais criptomoedas. Imagem: Coin360
Perda de valor das principais criptomoedas. Imagem: Coin360

De acordo com a pesquisa de um professor da Universidade do Texas, Tether, uma das moedas mais negociadas, mostrou um padrão de ser gasto em bitcoin em momentos cruciais, ajudando a impulsionar o bitcoin a um preço recorde em dezembro.

Assuntos sobre o Tether e a exchange Bitfinex têm perseguido o mundo das criptomoedas desde o ano passado quando a Bitfinex perdeu relações bancárias e continuou a operar. A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA intimou ambas as empresas em dezembro em busca de provas de que o Tether é apoiado por uma reserva de dólares norte-americanos, como afirma a Bitfinex.

Ainda em fevereiro, um grupo de investidores chamado 1000X Group encomendou um relatório para determinar a influência do Tether sobre o preço do bitcoin. O resultado encontrado determinou que o bitcoin valeria cerca de US $ 4.500 se não tivesse a manipulação do Tether.

Em outras medidas técnicas, o índice de força relativa do Bitcoin caiu abaixo de 30%, um nível frequentemente usado em ações e algumas outras classes de ativos como indicadores de sobrevenda.

Normalmente, sobe acima de 30% em questão de dias, de acordo com uma análise de cinco anos. Muitos dos pares mais próximos do Bitcoin também caíram. Ethereum, a segunda criptomoeda com maior valor de mercado e o Ripple (terceira) caíram cerca de 20% por cento nesta semana.

Para o bitcoin, US $ 5.000 parece ser um nível de suporte agora, de acordo com o The Indian Wire.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Queda massiva e brutal do Bitcoin

Bitcoin cai abaixo de US$ 30 mil e vira trends topics do Twitter, veja...

O preço do Bitcoin caiu nesta terça-feira (22) para níveis preocupantes no mercado, chegando até a virar destaque nos trends do Twitter Brasil. Ao...
Corinthians Token para Torcedores

Criptomoeda do Corinthians chegará em breve após parceria com Chiliz

O Corinthians, em parceria com a Chiliz e Socio.com, lançará uma criptomoeda para torcedores e cerca de 35 milhões de fãs poderão ajudar o...
Robert Kiyosaki. Imagem:Youtube

Autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’ diz que vai comprar mais Bitcoin na queda:...

O renomado educador financeiro e autor do best-seller 'Pai Rico, Pai Pobre' tem falado bastante sobre Bitcoin nos últimos dias. Na sexta-feira (18), conforme...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias