Bitcoin da Rainha? Inglaterra anuncia grupo para desenvolver moeda digital

Os passos do Reino Unido chegam em um momento crucial, quando vários bancos centrais em todo o mundo estão explorando o desenvolvimento de uma moeda digital.

Siga no
Bitcoin em Londres - Capital da Inglaterra e Reino Unido
Bitcoin em Londres

O departamento do Tesouro e o banco central da Inglaterra (BoE) lançaram uma força-tarefa para explorar a viabilidade de criar uma moeda digital (CBDC). A informação foi publicada pelo Banco da Inglaterra, órgão encarregado de ditar a política monetária do país.

De acordo com o comunicado, a moeda digital será uma “nova forma de dinheiro digital” emitida pelo banco central, para uso por “famílias e empresas”.

Governos em todo o mundo estão levando a sério o desenvolvimento de moedas digitais. Eles acreditam que chegou a hora de digitalizar o dinheiro. O Reino Unido, portanto, é o mais recente a entrar no ‘trem’ dos ativos digitais.

De acordo com um comunicado oficial à imprensa, o BoE ainda não decidiu se emitirá a CBDC e é por isso que a força-tarefa foi criada – para explorar seus casos de uso, riscos associados e determinar o desenvolvimento adequado.

Moeda digital não substituirá o dinheiro

Os especialistas que formam o grupo de trabalho irão monitorar o desenvolvimento de ativos digitais de outros países para garantir que o Reino Unido “permaneça na vanguarda da inovação global.”

De acordo com o comunicado, se emitida, a moeda digital não substituirá o dinheiro, mas apenas o complementará.

O ministro das finanças britânico, Rishi Sunak, falou sobre o assunto, afirmando que o Banco Central também criará um “sandbox” para soluções blockchain.

O anúncio mostra que o Reino Unido está otimista em relação a tecnologias como blockchain e inteligência artificial.

“Estamos lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro e o Banco da Inglaterra para coordenar um trabalho exploratório em uma potencial moeda digital do banco central. Paralelamente, criaremos uma nova ‘sandbox’ de infraestrutura de mercado financeiro para empresas que inovam com tecnologias de contabilidade distribuída (blockchain).”

Ele também disse que a CBDC é parte de um plano para aumentar a vantagem competitiva do país europeu.

“Nossa visão é um setor de serviços financeiros mais aberto, verde e tecnologicamente avançado. O Reino Unido já é conhecido por estar na vanguarda da inovação, mas precisamos ir mais longe […] Se conseguirmos capturar o extraordinário potencial da tecnologia, consolidaremos a posição do Reino Unido como o centro financeiro mais proeminente do mundo.”

De acordo com o ministro, o governo está considerando reformas no mercado de capitais, como diminuir as restrições à negociação de ações. No entanto, ele faria isso ao mesmo tempo em que garantiria a manutenção do mais alto padrão regulatório possível.

Neste sentido, o objetivo do grupo de trabalho é assumir uma “abordagem estratégica entre as autoridades” promovendo um espaço de estreita colaboração.

O grupo convidará técnicos e instituições financeiras, comerciantes, empresários, grupos da sociedade civil e consumidores a participarem de todo o processo.

CBDCs

A iniciativa do Reino Unido surge um ano depois que o Banco da Inglaterra emitiu um documento delineando um “modelo ilustrativo” da moeda digital do banco central.

Naquela época, a autoridade monetária indicou que o interesse em uma CBDC surgiu porque o país passava por um “período de variações significativas de dinheiro e pagamentos”.

Os passos do Reino Unido chegam em um momento crucial, quando vários bancos centrais em todo o mundo estão explorando o desenvolvimento de uma moeda digital.

Enquanto a China lidera a corrida e seus anúncios sugerem que está muito perto de lançar o yuan digital, outros países lideraram esforços semelhantes como o Brasil, Canadá, Japão e Suécia.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Token Shiba Inu prejudica Ethereum, diz especialista

O fenômeno das criptomoedas meme, como a Shiba Inu, por exemplo, atrapalha o funcionamento da rede Ethereum. A análise foi feita pelo especialista em...
Mercado Livre. Imagem: Reprodução

Alguém criou uma criptomoeda chamada “Mercado Livre”

Mercado Livre entrou para história ao se tornar a primeira empresa de capital aberto sul-americana a investir em Bitcoin como reserva de valor. Aproveitando...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias