Bitcoin desaba 12% a um dia do halving, trader previu

Halving está previsto para ocorrer na segunda feira (11), evento historicamente afeta o preço do bitcoin.

Siga no

Faltando um dia para o halving, evento que reduz a recompensa de mineração do bitcoin pela metade, a moeda digital viu uma queda de 12% na noite deste sábado (09). No inicio do dia cada bitcoin era negociado por US $ 9.900, ao longo do dia a moeda caiu lentamente até a faixa dos US $ 9.700 até que, de repente, “sem mais nem menos”, o preço desabou para US $ 8,115, mas se recuperou para US $ 8,795.

No Brasil a moeda digital voltou ao nível de R$ 50 mil, no inicio do dia ela era negociada na faixa dos R$ 55 mil. 

Nenhum motivo especifico foi apontado como catalizador da queda, nas redes sociais o debate gira em torno de uma “baleia” que provavelmente vendeu uma grande quantidade de bitcoins, ou até mesmo uma armadilha de touros.

O perfil do Twitter WhaleTrades parece ter descobrido a baleia que fez a venda:

Quando uma baleia (detentor de grandes quantidades de bitcoin) vende bitcoins, ela cumpre ordens de compra do topo da lista e continua até que tudo seja vendido.

Além disso, alguns investidores colocam um conjunto de regras automáticas para impedir perdas (stop loss), quando um valor é atingido, várias ordens de compra e de venda são executadas, criando uma reação em cadeia.

Queda do bitcoin assustou muitos. Imagem: Coindesk

Principal corretora dos EUA saiu do ar durante o crash

Para piorar ainda mais a situação, a principal corretora dos EUA, a Coinbase, saiu do ar, deixando clientes furiosos.

Muitos traders esperam quedas nos preços para poderem comprar bitcoin, ou, em outras situações, quando a moeda está caindo, correm na plataforma para venderem antes que cai mais.

Infelizmente os clientes da Coinbase tiveram que enfrentar o site fora do ar, e assistir a queda brutal do bitcoin sem poder fazer nada.

“Coinbase está me F*****”, disse um usuário no Reddit, compartilhando uma imagem da plataforma fora do ar.

Erro coinbase. Imagem: Reprodução
Erro coinbase. Imagem: Reprodução

É a segunda vez que isso acontece em 2 semanas. Vários usuários prometeram parar de usar a plataforma.

No momento da redação desta matéria a plataforma já estava acessível, mas o estrago já estava feito, com vários clientes dizendo que iriam inclusive processar a empresa.

Trader previu queda e tem visão otimista para o longo prazo

Um trader postou uma análise no Trading View um dia antes prevendo a queda, em sua análise, ele disse que “o sentimento institucional (lado da venda) está com tendência de baixa, enquanto o varejo (lado da compra) está em alta.

Partindo dessa premissa ele diz:

“Se eu tivesse que adivinhar qual lado está correto, eu diria o lado da venda. Eles estão no jogo da especulação há muitas décadas.”

Em sua análise o trader afirma que, o fato de estarem chegando vários novos investidores de varejo, significa que o preço vai cair, pois eles chegam tarde de mais.

Nesse momento, diz ele, “não é segredo que o varejo esteja comprando bitcoin por vários dias. Podemos ver corretoras pontuais, como a Coinbase, registrando um aumento significativo no volume. Enquanto isso, as tendências de pesquisa social indicaram um aumento na multidão em geral, procurando mais informações sobre o halving. Sabemos que o varejo geralmente chega tarde demais. Portanto, usamos o volume de compras no varejo como um indicador contrário.”

“Gostaria de dizer que minha visão de longo prazo é otimista. No entanto, retrocessos de curto prazo oferecem uma oportunidade para os ursos ganharem dinheiro, enquanto os touros esperam pelo preço certo.” Diz o trader.

Leia mais sobre:
Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....
Divulgação/Goldman Sachs

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...
Bitcoin em fevereiro de 2021

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...

Desenvolvedores voltam a atualizar Dogecoin

No meio da alta recorde das criptomoedas no ano passado, a Dogecoin (DOGE) se destacou como uma ovelha negra. Ela valorizou 2100% no intervalo...

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...