Bitcoin desaba com China planejando banir mineração de criptomoedas

Várias fazendas de mineração estão no país e podem ser desligadas. Não é a primeira vez que a China fala sobre proibir a atividade.

Siga no
China e Bitcoin
China e Bitcoin

A China voltou a atacar o Bitcoin, desta vez falando sobre o processo de mineração da criptomoeda, que poderá ser definitivamente banido do país. Nos últimos dias, um alerta já havia sido feito para empresas do mercado que operam na região.

Assim, o preço do Bitcoin voltou a despencar com a nova possibilidade de repressão pela China. No momento da redação desta matéria, a cotação enfrentava queda de 8% em apenas 30 minutos.

Tudo aconteceu nesta sexta-feira (21) após o Comitê de Estabilidade Financeira da China se reunir sobre o assunto. Em nota do governo chinês, algumas medidas terão que ser tomadas para manter o controle da economia local.

“[…] prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros.

Aderir ao pensamento de linha de fundo, fortalecer a varredura abrangente e alerta antecipado de riscos financeiros, promover a reforma de pequenas e médias instituições financeiras, focar na redução dos riscos de crédito, fortalecer a supervisão das atividades financeiras das empresas de plataforma, reprimir a mineração de Bitcoin e comportamento comercial, e prevenir resolutamente a transmissão dos riscos individuais para o campo social.”, teria dito o Comitê.

Mineração na China

Atualmente mais de 60% da mineração de Bitcoin é realizada na China. Em um cenário que todos os mineradores desliguem seus equipamentos, portanto, o Bitcoin perderia 60% do seu poder computacional.

Investidores novatos ou leigos não entendem que a moeda digital não depende da China e que a própria rede se ajusta para funcionar com os mineradores que continuam na rede.

Este processo de reajuste costuma demorar 14 dias.

Em outras palavras, o Bitcoin continua funcionando exatamente como deveria independente de quem decide sair da rede.

O resultado, entretanto, é o mesmo já visto em vários anos anteriores quando mineradores passaram a minerar outras criptomoedas ou simplesmente desligaram seus equipamento:u m pânico sem sentido que derruba o Bitcoin e demais criptomoedas.

Bitcoin queda china
Bitcoin queda china

Veja o comunicado chinês na integra

Traduzido do chinês com o Google tradutor:

Em 21 de maio, o Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento do Conselho de Estado (doravante denominado Comitê Financeiro) realizou sua 51ª reunião para estudar e desdobrar as principais tarefas do setor financeiro na próxima fase. A reunião foi presidida por Liu He, membro do Bureau Político do Comitê Central do PCC, Vice-Premier do Conselho de Estado e Diretor do Comitê Financeiro. Camaradas relevantes e responsáveis ​​de unidades membros do Comitê Financeiro participaram da reunião.

A reunião destacou que o sistema financeiro vai implementar resolutamente as decisões e implantações do Comitê Central do Partido e do Conselho de Estado, aumentar o apoio à economia real, a política monetária prudente é flexível e adequada, as políticas de crédito atendem com precisão às necessidades das entidades de mercado, a liquidez permanece razoável e suficiente, os serviços financeiros são melhorados e os serviços financeiros de apoio à prevenção e controle de epidemias e ao desenvolvimento econômico e social têm alcançado resultados óbvios.

A reunião exigiu que o sistema financeiro aderisse a um sentido da situação geral, aderisse a um caráter estável, implementasse o macro-controle de maneira científica e precisa, compreendesse o grau e evitasse fazer curvas fechadas.

É necessário usar de forma abrangente uma variedade de ferramentas de política monetária para manter uma liquidez razoável e suficiente, prevenir e neutralizar riscos financeiros de forma eficaz e promover um ciclo econômico e financeiro virtuoso.

Um é servir ainda mais à economia real. Uma política monetária prudente deve ser flexível, precisa, razoável e apropriada, continuar a implementar ferramentas de política que atinjam diretamente a economia real, fortalecer a vitalidade dos micro-assuntos, estabilizar empresas e garantir empregos, e apoiar vigorosamente o desenvolvimento de pequenas e micro empresas inclusivas negócios, revitalização rural, manufatura, inovação tecnológica e transformação verde.

A segunda é prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros. Aderir ao pensamento de linha de fundo, fortalecer a varredura abrangente e alerta antecipado de riscos financeiros, promover a reforma de instituições financeiras de pequeno e médio porte, focar na redução de riscos de crédito, fortalecer a supervisão das atividades financeiras das empresas de plataforma, reprimir o comportamento de mineração e comércio de Bitcoins e prevenir resolutamente a transmissão de riscos individuais para o campo social. 

É necessário manter o bom funcionamento dos mercados de ações, dívida e câmbio, reprimir severamente as atividades ilegais de títulos e punir severamente as atividades financeiras ilegais. 

É necessário proteger-se estritamente contra choques de risco externos, responder eficazmente à inflação importada, fortalecer a gestão de antecipação, fortalecer a supervisão do mercado e preparar planos de resposta e reservas de política. 

A terceira é continuar a aprofundar a reforma e a abertura. Continuar a promover a reforma orientada para o mercado das taxas de juros e taxas de câmbio, e manter a estabilidade básica da taxa de câmbio RMB em um nível razoável e de equilíbrio. Acelerar a reforma do mercado de capitais e promover o desenvolvimento de alta qualidade do mercado de títulos. Aprofundar a reforma das instituições financeiras, voltar às raízes, manter a sua posição, e realizar atividades de investimento e financiamento de acordo com o conceito verde. Continue a expandir a abertura financeira de alto nível.

Comunicado do governo chinês planejando banir mineração de Bitcoin.
Comunicado do governo chinês planejando banir mineração de Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Reguladores correm contra o tempo para regular criptomoedas

Após mais de uma década da criação do Bitcoin e do desdenho do governo, o setor de criptomoedas se tornou grande demais para ser...
Corretora de criptomoedas do BTG Pactual

BTG Pactual divulga vaga de emprego para sua corretora de criptomoedas

O BTG Pactual publicou a primeira vaga de emprego para sua corretora de criptomoedas que será lançada em breve no Brasil. Chamada Mynt, o anúncio...
Joe Biden. (Imagem: Wikimedia)

Biden planeja indicar crítica de criptomoedas para Gabinete Controlador da Moeda

Joe Biden, presidente dos EUA, planeja nomear Saule Omarova, professora de direito que publicamente se demonstrou ser contra as criptomoedas, para comandar o Escritório...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias