Bitcoin é o campeão de valorização da última década, diz estudo

Nos últimos dez anos, o Bitcoin teve uma valorização de 7.880%; S&P 500 figura em segundo lugar com 381,5% de valorização.

A Hashdex, gestora global de criptoativos, realizou um estudo sobre as classes de ativos que mais se valorizaram na última década. O Bitcoin, maior moeda digital descentralizada, liderou a lista com um crescimento de 7.880% no período.

Esse número se destaca por ser cinco vezes maior do que a soma dos outros oito ativos que compõem a lista dos principais destaques entre 2014 e 2023.

O S&P 500, por exemplo, está na segunda colocação com uma valorização de 381,5%. O IMA-B (indicador formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA) é o terceiro com 189,3%. Entre todas as classes de ativos analisadas pela pesquisa, o Ibovespa está na última posição, com 102,8% de alta em dez anos.

Desde 2014, muita coisa mudou e bitcoin agora ocupa o topo da valorização na última década, diz estudo

O histórico de análise da Hashdex mostra uma variação curiosa. Em 2014, o Bitcoin ocupava a última colocação entre os ativos, com queda de 52%.

Depois, entre 2015 e 2017, figurou em primeiro, com crescimentos de 101,8%, 91,9% e 1,365,5% respectivamente.

Em 2018, foi para a lanterna novamente, voltando a dominar as valorizações entre 2019 e 2021.

Os dados, consolidados com a base da Hashdex e da Quantum, mostram uma variação do criptoativo, mas também como ele está consolidado e domina com folgas entre os principais investimentos do mundo.

De acordo com Samir Kerbage, CIO Global da Hashdex, o estudo comprova a tese de investimentos de longo prazo em criptomoedas.

“Esse estudo reforça positivamente nossa tese de investimento de longo prazo em criptoativos. Estamos falando de uma tecnologia com potencial transformador do cenário financeiro global. A valorização dos criptoativos, em especial o bitcoin e o ethereum, são apenas reflexos naturais dessa evolução do mercado. Estamos contentes em participar ativamente desta revolução e oferecer investimentos em criptoativos de forma simples, segura e regulada.”

Outros queridinhos dos investidores

A pesquisa da Hashdex aborda também outros tipos de investimentos conhecidos por atrair um grande número de pessoas.

A Renda Fixa Pré-Fixada em cinco anos, por exemplo, é o quarto ativo que mais se valorizou na última década, com alta de 183,1%.

O CDI, impulsionado pela trajetória de alta da Selic no período, ocupa apenas a sexta posição, com ganhos de 122,8%.

Ela é seguida pelo dólar que teve valorização de 113,5%. É bom lembrar que em 2014, ano em que se inicia o estudo da Hashdex, a moeda americana estava cotada em R$ 2,347 e hoje beira os R$ 5,00.

Por fim, vale lembrar que a valorização do bitcoin em 2023 também coloca a moeda digital em destaque no ano, mostrando que o comportamento de preços segue em alta.

Classes de ativos que mais valorizaram nos últimos dez anos, entre 2014 e 2023, segundo estudo da Hashdex
Classes de ativos que mais valorizaram nos últimos dez anos, entre 2014 e 2023, segundo estudo da Hashdex/Divulgação.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias