“Bitcoin é um golpe”, diz Nassim Taleb

Antes gostava, agora não mais.

Nassim Taleb e Bitcoin
Nassim Taleb em entrevista para a CNBC /Reprodução

Durante conversa com Andrew Ross Sorkin do programa Squawk Box da CNBC, Nassim Taleb voltou a criticar o Bitcoin, chamando-o de golpe e afirmando que a moeda digital não é descentralizada.

Taleb é um renomado escritor de livros de investimentos e chegou a escrever um prefácio em um livro sobre o Bitcoin, defendendo os ideias da moeda e até mesmo considerando-a melhor que o ouro em termos de liberdade.

Sua mudança de pensamento ocorreu há pouco tempo quando reclamou do fato de que “uma moeda não pode ser mais volátil que o produto a ser comprado/vendido com ela”, além de acreditar que o BTC falhou como proteção após a pandemia, mesmo com a moeda crescendo cerca de 10 vezes neste período.

Proteção contra inflação?

O apresentador começou sua pergunta falando sobre as previsões de Taleb sobre inflação espiral e gastos massivos em um futuro próximo, e então questionou o motivo dele estar tão desacreditado nas criptomoedas, em especial no Bitcoin que hoje é visto como principal ativo de proteção contra a inflação.

Em sua resposta, Taleb afirmou que as criptomoedas são uma fraude e que não servem como proteção para nada, além de afirmar que o Bitcoin não é descentralizado como ele havia dito anteriormente.

“Estou no ramo de negócios de Hedge e Criptomoedas não são proteção contra nada, não são proteção contra inflação, crash no mercado de ações, nada. Para mim é como um grande golpe”.

Taleb, que já defendeu o Bitcoin, tornou-se um inimigo da maior criptomoeda há pouco tempo e desde então vem falando incessantemente que a moeda é um golpe, um esquema Ponzi e que não é proteção contra nada.

Gostava tanto

Autor de vários livros voltados a investimentos, como “Cisne Negro” e “Antifrágil”, Taleb também já chegou a escrever o prefácio do livro Padrão Bitcoin do autor Saifedean Ammous, no qual escreveu:

“É por isso que o Bitcoin é uma excelente ideia. Ele atende às necessidades do sistema complexo, não porque é uma criptomoeda, mas precisamente porque não tem dono, nenhuma autoridade que possa decidir sobre seu destino. É de propriedade da multidão, de seus usuários. E agora tem um histórico de vários anos, o suficiente para ser um animal em seu próprio direito”, Nassim Taleb em prefácio do livro Padrão Bitcoin.

A mudança de posicionamento de Taleb é bastante rara e curiosa, geralmente o que presenciamos é uma postura oposta na qual críticos do Bitcoin começam a gostar da criptomoeda após entendê-la, sendo difícil encontrar bitcoiners que tenham voltado para as moedas fiduciárias.

Embora Taleb pareça estar firme em sua atual posição, nada impede que ele mude de ideia novamente e volte a ser um defensor do Bitcoin. Afinal em um tweet do início do ano, embora tenha dito que o Bitcoin havia falhado, ele adicionou um “pelo menos por enquanto”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias