“Bitcoin é um golpe”, diz Nassim Taleb

Antes gostava, agora não mais.

Siga no
Nassim Taleb e Bitcoin
Nassim Taleb em entrevista para a CNBC /Reprodução

Durante conversa com Andrew Ross Sorkin do programa Squawk Box da CNBC, Nassim Taleb voltou a criticar o Bitcoin, chamando-o de golpe e afirmando que a moeda digital não é descentralizada.

Taleb é um renomado escritor de livros de investimentos e chegou a escrever um prefácio em um livro sobre o Bitcoin, defendendo os ideias da moeda e até mesmo considerando-a melhor que o ouro em termos de liberdade.

Sua mudança de pensamento ocorreu há pouco tempo quando reclamou do fato de que “uma moeda não pode ser mais volátil que o produto a ser comprado/vendido com ela”, além de acreditar que o BTC falhou como proteção após a pandemia, mesmo com a moeda crescendo cerca de 10 vezes neste período.

Proteção contra inflação?

O apresentador começou sua pergunta falando sobre as previsões de Taleb sobre inflação espiral e gastos massivos em um futuro próximo, e então questionou o motivo dele estar tão desacreditado nas criptomoedas, em especial no Bitcoin que hoje é visto como principal ativo de proteção contra a inflação.

Em sua resposta, Taleb afirmou que as criptomoedas são uma fraude e que não servem como proteção para nada, além de afirmar que o Bitcoin não é descentralizado como ele havia dito anteriormente.

“Estou no ramo de negócios de Hedge e Criptomoedas não são proteção contra nada, não são proteção contra inflação, crash no mercado de ações, nada. Para mim é como um grande golpe”.

Taleb, que já defendeu o Bitcoin, tornou-se um inimigo da maior criptomoeda há pouco tempo e desde então vem falando incessantemente que a moeda é um golpe, um esquema Ponzi e que não é proteção contra nada.

Gostava tanto

Autor de vários livros voltados a investimentos, como “Cisne Negro” e “Antifrágil”, Taleb também já chegou a escrever o prefácio do livro Padrão Bitcoin do autor Saifedean Ammous, no qual escreveu:

“É por isso que o Bitcoin é uma excelente ideia. Ele atende às necessidades do sistema complexo, não porque é uma criptomoeda, mas precisamente porque não tem dono, nenhuma autoridade que possa decidir sobre seu destino. É de propriedade da multidão, de seus usuários. E agora tem um histórico de vários anos, o suficiente para ser um animal em seu próprio direito”, Nassim Taleb em prefácio do livro Padrão Bitcoin.

A mudança de posicionamento de Taleb é bastante rara e curiosa, geralmente o que presenciamos é uma postura oposta na qual críticos do Bitcoin começam a gostar da criptomoeda após entendê-la, sendo difícil encontrar bitcoiners que tenham voltado para as moedas fiduciárias.

Embora Taleb pareça estar firme em sua atual posição, nada impede que ele mude de ideia novamente e volte a ser um defensor do Bitcoin. Afinal em um tweet do início do ano, embora tenha dito que o Bitcoin havia falhado, ele adicionou um “pelo menos por enquanto”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Homem com capacete de alumínio chamando Bitcoin de Fake News

“Bitcoin é lixo, prefiro Shiba Inu e Dogecoin”, diz ex-político holandês

Para um ex-político holandês que ficou rico com Dogecoin, as criptomoedas inspiradas em cachorro DOGE e SHIBA são melhores que o Bitcoin. o Milionário...

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias