Bitcoin é uma reserva parcial de valor, diz economista que previu crise de 2008

Apesar disso, na opinião do especialista, o Bitcoin não é moeda!

Siga no
Nouriel Roubini
Nouriel Roubini/Reprodução

O Bitcoin não é uma moeda, mas pode ser uma reserva parcial de valor na visão de um famoso economista que previu a crise de 2008. Conhecido como Dr. Doom (ou Doutor Catástrofe), Nouriel Roubini é famoso pelas críticas contra a moeda digital.

Apesar de crer em crises, quando o assunto são as moedas digitais, Nouriel é conservador. Nos últimos dias, chamou atenção para uma entrevista que ele concedeu ao Yahoo Finance. Na ocasião, o famoso economista conversou sobre as criptomoedas.

Recentemente, Nouriel Roubini atacou a tecnologia DeFi afirmando que “é um vaporware”. Chamada também de finanças descentralizadas, para Nouriel a inovação não é nada duradoura.

No entanto, em 2018 Nouriel havia dito que o “Bitcoin era a mãe de todos os golpes“. Ao que parece, o economista fez uma revisão de sua antiga posição desfavorável.

“Bitcoin não é uma moeda, mas pode ser uma reserva parcial de valor”, afirmou Nouriel

O Doutor Catástrofe voltou a atacar o Bitcoin, contudo, dessa vez pelo menos apontando uma vantagem. Em 2018, por exemplo, Nouriel chamou o Bitcoin de uma bolha. Na época o preço do Bitcoin havia saído de U$ 20 mil e chegou a ser cotado em U$ 3 mil.

Além disso, Nouriel chamou a tecnologia blockchain de hypada, de acordo com a CNBC. No entanto, agora em 2020, em meio a uma nova crise econômica, Nouriel Roubini voltou a falar sobre o Bitcoin.

Questionado por Adam Shapiro, no Yahoo Finance, Nouriel afirmou que o Bitcoin não é uma moeda. Como moeda, o Bitcoin deveria no mínimo ter uma função de unidade contábil. Ou seja, na visão do economista, faltam itens a venda cotados em Bitcoin. Neste ponto, ele acredita que “criptomoeda” é um nome impróprio ao Bitcoin.

Ao citar os pontos, Roubini afirmou que o Bitcoin assim não seria uma moeda. No entanto, o Bitcoin pode ser uma reserva parcial de valor. Isso porque, como o Bitcoin tem um limite fixo de emissão, que é inclusive diminuída com o tempo, o algoritmo da moeda garante que ela não seja tão facilmente degradada.

Já as altcoins, por outro lado, Nouriel acreditam serem todas shitcoins e não devem ser consideradas. Por fim, Roubini afirmou que as criptomoedas não são descentralizadas, nem seguras, como afirmam. Desse modo, as criptomoedas públicas não seriam o futuro do mundo, segundo o Doutor Doom.

Se as criptomoedas não são futuro, quem assume o papel?

Ao afirmar que o algoritmo do Bitcoin é melhor que o Banco Central Americano (FED), pois a emissão de moedas é controlada, Nouriel elogiou a criptomoeda. Contudo, para Nouriel as moedas digitais do futuro deverão ser aquelas emitidas por Bancos Centrais.

De acordo com ele, nos próximos três anos os principais países deverão emitir suas próprias CBDCs. O Brasil, por exemplo, emitirá o Real digital até 2022, segundo as previsões do Bacen.

Nouriel lembrou ainda que a China corre para lanças sua moeda, assim como a Europa. Desse modo, Roubini afirmou que a grande revolução será as moedas de bancos centrais.

Por fim, Nouriel defendeu no Yahoo Finance que o “FED está ficando sem balas”. Ou seja, o controle da atual crise deverá focar no lado fiscal, e não mais no monetário. Ele é famoso por prever a crise de 2008 e segue a nova escola de economia keynesiana.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Polícia descobre mina de bitcoins após busca por plantação de maconha

Vídeo: Polícia invade “mina” de bitcoin onde pensava existir plantação de maconha

Na cidade de Santipons, em Sevilha, autoridades espanholas confiscaram 21 equipamentos de minerar bitcoin (ASIC) e várias placas de vídeo para mineração de criptomoedas...

Deputado receberá salário em bitcoin

Em um movimento que vem se tornando cada vez mais comum entre alguns políticos ao redor do mundo, um deputado de Bruxelas afirmou que vai...
Linus Torvalds

Criador do Linux diz ser Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Linus Torvalds, o criador do sistema operacional Linux, parece ter modificado uma única linha no Kernel do Linux e incluiu uma afirmação de que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias