Bitcoin é Extremistão do Extremistão, entenda

Ser conscientes que estar exposto a ativos como bitcoin, significa estar lidando com o extremistão do extremistão, nos ajudará a ter uma visão mais clara sobre como gerenciar os riscos nos investimentos.

Siga no

Este texto é inspirado no livro “A lógica do cisne negro” de Nassim Taleb e no economista Richard Rytenband.

Taleb se tornou um dos maiores críticos do bitcoin, porém, suas obras contribuem de uma forma fantástica ao mercado de criptomoedas.

Os conceitos mais populares como Antifragil, Cisne Negro, Mediocristão e Extremistão, vêm de obras de Taleb, porém muito aplicado no mercado e investimentos tradicionais. Definir o conceito de Mediocristão e Extremistão nos ajudará a ter uma visão mais clara sobre o objetivo deste texto.

Dois tipos de aleatoriedades: Mediocristão e Extremistão

No Mediocristão eventos particulares não contribuem muito individualmente, só coletivamente, e é pouco provável haver um Cisne Negro no Mediocristão. Lá temos situações geralmente baseadas em quantidades físicas, por exemplo, peso ou altura pertencem ao Mediocristão, a riqueza não pertence.

Já no Extremistão as desigualdades são tantas que uma única observação pode exercer um impacto desproporcional sobre o agregado ou sobre o total, quer dizer, uma unidade pode afetar facilmente o total de forma desproporcional, quase todas as questões sociais são do Extremistão. Aqui temos situações que correspondem a números, por exemplo, a riqueza, no Extremistão existe a vulnerabilidade ao Cisne Negro.

O que se pode saber por meio de dados no Mediocristão aumenta muito rápido com a oferta de informações. Mas no Extremistão o conhecimento cresce lenta e erraticamente com adição de dados, alguns deles extremos, possivelmente em um ritmo desconhecido.

Mas o que o bitcoin tem a ver com tudo isso?

Bom, reforcemos as características do extremistão: sofre de aleatoriedade intensa, provavelmente encontrado no ambiente moderno, é vulnerável ao cisne negro, riqueza é um tipo de aleatoriedade, é necessário muito tempo para que se saiba o que está acontecendo, difícil de se prever a partir de informações do passado e eu a história dá saltos.

Este tipo de aleatoriedade se encaixa perfeitamente a ativos como o bitcoin, mudanças históricas e implementações tecnológicas são Cisnes Negros que podem durar décadas, é comum confundir o termo Cisne Negro com tudo aquilo que é destrutivo, quando se tem dois tipos de Cisnes Negros, o positivo causando efeitos favoráveis e o negativo que acaba destruindo tudo. De modo geral, Cisnes Negros positivos levam tempo para apresentar seus efeitos, enquanto os negativos acontecem muito rapidamente.

Bitcoin é o extremistão do extremistão, algo complemente novo, seu crescimento exponencial e experimental tem demostrado seu potencial e contribuição favorável para com a sociedade por enquanto, em várias ocasiões tem se mostrado Antifrágil, mas no mundo dos investimentos não podemos diligenciar o fato de que pode existir mais de um Cisne Negro, apesar dos seus anos no mercado, se solidificando conforme os anos passam não podemos cair na fé cega de que nada ruim pode acontecer.

Desconhecemos o futuro do bitcoin, como será ele utilizado daqui a 20 anos ou mais, hoje em dia ele possui três características, para cada tipo de usuário, ele pode ser uma moeda digital, reserva de valor ou protocolo, e em alguns casos os três.

Cisne Negro

O passado é altamente insuficiente, estamos sujeitos á tirania, do não visto e do imprevisto. Um famoso exemplo que ilustra um Cisne Negro, é a Falácia do Peru.

Um peru é alimentado diariamente por mil dias, cada refeição servida reforçara a crença do pássaro de que a regra geral da vida é ser alimentado diariamente por membros amigáveis da raça humana que “zelam por seu interesse”. No dia que antecede o Dia de Ação de Graças, algo “inesperado” acontecerá com o peru, ele estará sujeito a revisão de suas crenças.

Este exemplo se baseia na adaptação de uma metáfora criada por Bertrand Russel. Por meio da metáfora podemos verificar que não tudo o que observamos é necessariamente algo definitivo ou representativo do futuro, a ausência de evidência não significa evidência de ausência.

Ser conscientes que estar exposto a ativos como bitcoin, significa estar lidando com o extremistão do extremistão, nos ajudará a ter uma visão mais clara sobre como gerenciar os riscos nos investimentos.

Os fundamentos do bitcoin nos dá uma convicção positiva para o futuro, e tudo o ecossistema que está sendo construído ao redor, mas como investidor, negligenciar os riscos pode ser extremamente prejudicial.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Lorena Almada
Estudante de Engenharia Eletromecânica. Apaixonada por Economia. Seguidora da Escola Austríaca. Entusiasta do Bitcoin, descentralização e liberdade.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias